sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O blogueiro Alexandre Guerreiro irá reunir com o Secretário de Estado de Defesa o Dr. Bernado Santana juntamento com o Dep. Federal Wadson Ribeiro PCdoB para tratarem de assuntos pertinentes a categoria do SISTEMA PRISIONAL DE MINAS GERAIS


MORALIZAÇÃO JÁ, UM SISTEMA MAIS HUMANO PARA NOSSOS AGENTES DE SEGURANÇA PRISIONAIS DE MINAS GERAIS

O camarada Alexandre Guerreiro ao lado de Daniel Dias e do Deputado Federal Wadson Ribeiro abordaram que nosso sistema prisional precisa urgente de ser profissionalizado não só na região Norte de Minas, mas em todas as Minas e Gerais; - não podemos admitir amadorismo, no tocante, o Guerreiro fomenta dos problemas hídricos, elétricos, estruturais e supremacia de força para alavancarmos na custódia de presos...

PAUTA:

Transição de Subsecretária para Secretaria (SUAPI) de Administração Prisional (SAP);
Que significa - Autonomia de Gestão;

Lei Orgânica do Agente Prisional de MG (ESTATUTO PRÓPRIO & PLANO DE CARREIRA ÚNICO); - Todos os quadros de chefia sejam preenchidos por Agentes Prisionais de Carreira, Poder de Polícia no âmbito prisional - inserir os Agentes Prisionais no Sistema REDS (REGISTRO DE EVENTOS DE DEFESA SOCIAL);

Reformas dos Presídios, Penitenciárias e mais construções de unidades prisionais no interior de MG, investimentos na logísticas, como EPI(EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL), - colete de balística, algema, tonfa e pistola .40. e investimento nas reformas, manutenção e aquisição de viaturas para escoltas de presos.

Alojamento digno para os servidores do Sistema Prisional, bem como academia de musculação, lazer, auditórios, sala de reuniões e "stand de tiros" nas 18 RISP's;

Concursos públicos na área anualmente para preenchimento do quadro de servidores constituídos por lei.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Preso tem benefício da Justiça, estupra jovem e continua no semiaberto

CASO DE BETIM


Homem conseguiu ficar sete dias longe da prisão e, nesse tempo, abusou de uma adolescente de 16 anos; delegada tenta prisão preventiva do jovem

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM 29/01/15 - 12h18
Um preso de 25 anos cumpre sua pena em regime semiaberto mesmo depois de ter estuprado uma adolescente de 16 anos em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, durante um benefício da Justiça para ficar sete dias sem ir à prisão. Nesta quinta-feira (29), a delegada Ariadne Elloise do Carmo informou à imprensa que tenta conseguir a prisão preventiva do detento.

A história começou no dia 29 de dezembro de 2014, quando ele conseguiu o benefício. Ele teria dito que ficaria na casa do pai. Porém, o homem não aceitou o filho no imóvel e o jovem ficou perambulando pelas ruas.
Já no dia 31, ele abordou a menor na porta de um shopping, no momento em que ela chegava para trabalhar. Ela foi arrastada por uma matagal, onde o estupro foi consumado. No momento em que a vítima era arrastada, uma mulher viu e acionou o segurança do centro de compras.
Próximo ao local em que a menina foi vista pela última vez, o funcionário encontrou uma mochila e, dentro dela, uma carteirinha do Sistema de Informações Penitenciárias (Infopen), que consta os dados de presidiários. A menor foi encontrada, mas o suspeito conseguiu fugir. A carteirinha foi entregue à polícia.
No dia 3 de janeiro, o homem foi detido com uma porção de maconha, mas foi liberado sem que o sistema acusasse o crime que ele havia cometido. Já no dia 4, ele se apresentou normalmente no presídio de Ribeirão das Neves, na Grande BH. Nesse momento, o crime foi descoberto.
“Da primeira vez, ele foi preso por roubo e estupro. Ao receber o benefício, fez mais uma vítima. Em fevereiro, ele teria direito a ficar mais sete dias longe do presídio, mas, se isso acontecer, ele pode muito bem estuprar outras mulheres”, explicou a delegada.
O homem, por enquanto, cumpre o semiaberto no Presidio Inspetor Jose Martinho Drumond.

Crime aconteceu na noite de terça-feira após vítima reagir; grupo de militares de Belo Horizonte viajou para acompanhar enterro do amigo




O soldado Maicon Gomes da Silva Santos, de 26 anos, assassinado durante um assalto na BR-040, é velado em casa, em Barbacena, na região Central do Estado. O enterro está marcado para esta quinta-feira (29).
O velório começou no fim da tarde dessa quarta-feira (28) no imóvel localizado em Correia de Almeida, no distrito da cidade. Ainda não há informações do horário do sepultamento. O militar foi morto na noite dessa terça-feira (27) após reagir a um assalto.
Segundo informações da Polícia Militar, Santos parou sua motocicleta na rodovia, na altura de Itabirito, provavelmente para vestir a capa de chuva, quando foi abordado por dois homens de 22 e 17 anos, que estavam em outra moto.
Eles anunciaram o assalto, pegaram o veículo da vítima e, nesse momento, houve troca de tiros. O soldado foi baleado três vezes, sendo que dos tiros acertou a testa do policial. O militar ainda conseguiu atingir o bandido mais velho, que está internado sob escolta policial no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.
Além do maior, um adolescente também foi detido e confessou ter participado do crime. A arma do soldado não foi localizada.
Viagem
Policiais militares que formaram com o soldado, em 2011, saíram de Belo Horizonte nesta madrugada com destino a Barbacena.
O grupo formado por oito militares vai acompanhar o velório e sepultamento do companheiro de farda e retornam para capital ainda nessa quinta-feira.
O Tempo

Novo chefe da Policia Civil toma posse na Cidade Administrativa

REGIÃO NORTE DE BH

Novo chefe da Polícia Civil toma posse na Cidade Administrativa
Posse Civil
Posse Civil

Posse Civil

O Delegado Geral Wanderson Gomes da Silva prometeu uma corporação menos violenta e mais voltada para o trabalho de investigação e inteligência


O novo chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Delegado Geral Wanderson Gomes da Silva, tomou posse na tarde desta quarta-feira (28), na Cidade Administrativa, região Norte de Belo Horizonte. À cerimônia, realizada no auditório JK, estiveram presentes o governador Fernando Pimentel e o secretário de Defesa Social, Bernardo Santana.

VEJA TAMBÉM


Na transmissão de cargo, seu antecessor, o delegado Oliveira Santiago Maciel, destacou os feitos da Polícia Civil durante a Copa do Mundo e nas eleições 2014, quando um grande efetivo foi colocado nas ruas. "Segurança pública não se restringe apenas à Polícia Civil, é dever também do Estado e de todos. A essência da corporação vem da união dos esforços de cada um dos seus servidores".
Em seu discurso de posse, o novo chefe da Polícia Civil falou das mudanças que pretende fazer. "A Polícia Civil tem uma nova missão. Nossas ações vão buscar o fortalecimento da corporação, principalmente a valorização dos homens e mulheres, por meio de uma remuneração adequada, para corrigir distorções", disse Wanderson.
O delegado também prometeu ampliação de vagas. "Vou pedir a convocação dos excedentes do último concurso (2013) para perito criminal e médico legista ( 95 peritos e 121 legistas já foram admitidos); além da ampliação do ultimo concurso realizado para investigador (1.000 vagas foram abertas, e novo chefe da Civil quer pelo menos outras mil)".
No entanto, representantes do Sindipol, também presentes à cerimônia, lembraram que Lei Orgânica da Polícia Civil (aprovada em 2013 através da Lei Complementar 129 de 08/11/201) prevê 11.301 cargos de investigador, e que o último concurso abriu apenas 5.813 vagas.
Wanderson finalizou, ressaltando querer uma Polícia Civil menos violenta e mais voltada para o trabalho de investigação e inteligência, "porque esse trabalho, quando bem realizado, dá mais possibilidade para que o trabalho da polícia judiciária se torne mais efetivo".
Perfil
O novo Chefe da Polícia Civil, Delegado Geral Wanderson Gomes da Silva, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e ingressou na corporação em 1984, como investigador. Atuou nas cidades de Pedro Leopoldo, Rio Paranaíba e Belo Horizonte, em diversos departamentos de polícia, com destaque para o Departamento de Investigação Antidrogas (DIA), o Grupo de Combate ao Crime Organizado, em Parceria com o Ministério Público (GCOC) e a Divisão Especializada de Operações Especiais da corporação (Deoesp), que chefiava até a data de hoje.
Na carreira de Delegado de Polícia, Silva obteve todas as promoções por merecimento, com inúmeros registros de referências elogiosas em sua ficha funcional.
O Chefe Adjunto da Polícia Civil será o Delegado Geral Marcos Silva Luciano, atual chefe do 2º Departamento de Polícia Civil, com sede em Contagem, na Grande BH.
Feitos
Wanderson Gomes da Silva é conhecido na corporação pela habilidade na investigação e solução de sequestros e enfrentamento de organizações criminosas e do tráfico de drogas. Entre os casos de destaque está a solução do maior crime contra o Patrimônio em Minas Gerais, em 2010, quando foram roubados R$46 milhões da empresa de transporte de valores Embraforte.
Outros destaques são a prisão de um dos maiores traficantes de Minas, Rony Peixoto, em 2012, e a recuperação de cerca de 90% das 45 armas e mais de 1600 munições roubadas da Central de Escoltas do Sistema Prisional de Minas Gerais, no ano passado. A ação foi desenvolvida por meio de ação de investigação e repressão qualificada, sem que nenhum tiro fosse disparado. Três pessoas foram indiciadas.
FONTE:http://www.otempo.com.br/cidades/novo-chefe-da-pol%C3%ADcia-civil-toma-posse-na-cidade-administrativa-1.985012

Sindpol/MG participa da posse do novo chefe da Polícia Civil.


A diretoria do Sindpol/MG participou na tarde do dia 28 de Janeiro, na Cidade Administrativa, da solenidade de posse do novo chefe da Polícia Civil, o delegado Wanderson Gomes da Silva. Estiveram presentes o governador Fernando Pimentel, o Secretário de Defesa Social Bernardo Santana e demais representantes ilustres da área de Segurança Pública.
O novo chefe da Polícia Civil enfatizou o compromisso por melhorias na instituição e a convocação dos excedentes dos concursos de Perito e Médico Legista, e ainda a ampliação de vagas do último concurso para investigador, realizado em agosto de 2014.
Os diretores do Sindpol/MG, presentes na posse, através de seu presidente Denilson Martins, diretor executivo secretário geral, Cláudio de Souza Pereira; diretora executiva de assuntos da mulher, Margareth Dionísia; vice-presidente Antônio Marcos Pereira e o diretor executivo de mobilização e formação sindical, Wellington Kallil; desejam sucesso ao novo chefe da Polícia Civil.
Sindpol/MG participa da posse do novo chefe da Polícia Civil

O Sindicato continuará lutando em prol de melhorias para a classe policial e ampliação dos quadros da Polícia Civil.

Executiva Sindical.

FONTE:http://www.sindpolmg.org.br/pagina/4029#.VMldn-NdW0Y

Suspeito de matar Agente Prisional é preso pela PCMG em Ponte Nova.


I094876
Richardson (à esquerda) e Washington                   O Crime ocorreu em dezembro passado em Ponte Nova. O Foragido se escondia em Ipatinga
IPATINGA – Dois homens, com mandados de prisão em aberto, foram presos pela Polícia Civil. A dupla foi abordada em uma residência da rua Pedras Preciosas, no bairro Iguaçu, em Ipatinga. Um deles é suspeito de assassinar um agente penitenciário em Ponte Nova.
 
O delegado Gilmaro Alves explicou que investigadores da Polícia Civil receberam a informação de que um indivíduo, foragido de Ponte Nova, estaria escondido na cidade. Eles também estariam de posse de um veículo furtado de Ponte Nova. Uma equipe de investigadores da PC foi ao local indicado e constatou a veracidade dos fatos. A partir daí, começou a fazer o monitoramento dos dois suspeitos.
 
Os agentes abordaram Richardson Rodrigues Silva, de 25 anos, e Washington Darc Luís Gonzaga, de 24 anos na noite de terça-feira. No imóvel, também foi localizado um Chevrolet Corsa Sedan furtado.
 
O delegado Gilmaro Alves explicou que Washington possui um mandado de prisão em seu desfavor por assalto a mão armada, expedido na comarca de Ipatinga. Ele admitiu que ficou preso por agressão à uma mulher, enquadrado na Lei Maria da Penha e admitiu que deve o crime do assalto. Já, Richardson, possui um mandado expedido na comarca de Ponte Nova.
 
Richardson é suspeito de ter assassinado um agente penitenciário em dezembro de 2014. Na terça-feira, ao ser abordado, ele apresentou dados falsos a polícia. “Além de já possuírem passagens e terem mandados de prisão em seu desfavor, acreditamos que eles utilizariam o veículo para o cometimento de delitos em Ipatinga. Os dois negaram qualquer acusação, inclusive Richardson”, concluiu Gilmaro Alves.
 
Nervoso, Richardson falou brevemente à imprensa sobre a acusação e negou que tenha participado do homicídio do agente: “Tem mais de dois anos que estou fora de Ponte Nova. Sou foragido de lá, por causa de tráfico de drogas, mas não tenho desavença com ninguém. Vim a Ipatinga apenas para passar o Carnaval em Ipatinga. Já, esse carro aí, comprei por R$ 1.500″, afirmou.   
Reprodução
Anderson Fialho era agente penitenciário em Ponte Nova
 
Assassinato em Ponte Nova
I094877
Anderson Fialho era agente penitenciário em Ponte Nova
O delegado Gilmaro Alves explicou que uma equipe da delegacia de Homicídios de Ponte Nova virá a Ipatinga para interrogar Richardson. Ele é apontado como o autor do crime que resultou na morte do agente penitenciário Anderson Fialho Batista, de 39 anos.
O assassinato ocorreu na noite do dia 20 de dezembro passado, na BR-120, em Ponte Nova. Anderson foi encontrado caído, dentro de uma vala, próximo a sua motocicleta. A perícia da Polícia Civil constatou quatro perfurações em seu tórax, provenientes de disparos de arma de fogo.
Segundo testemunhas, o agente penitenciário já havia recebido ameaças de alguns detentos. Na data do crime, duas motocicletas foram vistas seguindo em direção ao local em que o agente foi encontrado caído.
Richardson não quis gravar entrevista. Ele apenas afirmou que não tem envolvimento com o homicídio e só soube das acusações contra ele nesta terça-feira.
FONTE : DIÁRIO DO AÇO 
   
  http://www.diariodoaco.com.br

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CRISE HÍDRICA: ALERTA AS PENITENCIÁRIAS E PRESÍDIOS

Sistema prisional do Sudeste está em alerta e deve adotar medidas emergenciais para garantir o abastecimento de água nas unidades prisionais.
falta de agua

Muitas unidades tem problemas na rede de distribuição hidráulica, os principais são: Vazamentos, bombas de poços queimados e entupimentos.
Aumento de Gastos
Com a falta de água estimasse que o estado terá um prejuízo milionário, nas UP o principal motivo será a contratação de  caminhões pipa para garantir a necessidade das unidades e as manutenções.
Racionamento
Várias unidades do estado já trabalham com racionamento de água. Mais o racionamento nas unidades não serão suficientes para suprir as necessidades. As unidades de grande porte poderão ter o problema agravado.
Crise / Motim
Falta de água foi fator determinante para motins em vários estados do País e não será diferente na região sudeste se os gestores não adotarem estratégias e se atentarem as medidas pontuais de cada unidade.
CRÉDITOS: JUSCELINO MAKTUB

LUTO:Morre mais um ícone da segurança pública de Minas e do Brasil.

Nota de Pesar

DR. JOSÉ REZENDE, DELEGADO DE POLÍCIA,TAMBÉM FOI DIRETOR DO PRESÍDIO ANTÔNIO DUTRA LADEIRA.

Faleceu ontem o Dr. José Rezende de Andrade, Delegado Geral de Polícia, ex- Secretário de Segurança Pública em Minas Gerais, ultimamente desempenhava a função de Presidente do Conselho da Fundação Felício Rocho. Foi Deputado Federal por mandatos pelo partido Trabalhista Brasileiro – PTB.

A direção do Sindpol/MG tem na pessoa do ilustre filiado e grande chefe Dr. José Rezende de Andrade, motivo de grande orgulho e veneração pela forma dedicada e apaixonada com que o mesmo viveu e fez segurança pública, estadista, sério, honrado, honesto e apaixonado pelo direito, segurança e justiça, sempre servindo com boa vontade. Não foram poucas as vezes que o homem público, José Rezende de Andrade, ajudou a polícia civil, a segurança pública e o Sindpol/MG. Ainda no começo de nossa gestão em 2003, o mesmo na condição de diretor da Fundação Felício Rocho, intercedeu pela quitação dos débitos de aluguel em atraso do “novo sindicato”, da corporação que ele representou por mais de 40 anos. Não foram poucas vezes, que, atendendo aos pedidos da nossa entidade sindical, que o mesmo intercedeu para que policiais e/ou familiares de policiais, fossem atendidos na rede hospitalar por sua indicação.

Dr. José Rezende deixa uma lacuna difícil de ser preenchida por outro homem público de igual envergadura, valor e dedicação. Aos familiares e amigos, fica o nosso voto de consolo e condolências. Estejam em paz, pois, nosso amigo combateu o bom combate, cumpriu sua jornada e guardou a fé.