sábado, 30 de agosto de 2014

Goleiro Bruno estaria com plano de fuga de penitenciária do Norte de Minas

30/08/2014 10:54 - Atualizado em 30/08/2014 10:54


Gabriela Sales - Hoje em Dia
Imprimir


Renata Caldeira/TJMG/Arquivo
goleiro bruno fernandes de souza
Bruno Fernandes arquitetou a morte de sua ex-amante, Eliza Samudio

O goleiro Bruno Fernandes, que cumpre pena na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas, estaria com plano de fuga da unidade. Essa informação está no documento de denúncia protocolado no Conselho Regional de Justiça (CNJ) na última terça-feira (26). O atleta cumpre 22 anos de prisão acusado de ser o mandante da morte de Eliza Samudio, em 2010. 
 
O documento é assinado pelos advogados dos escritório Carbone & Faiçal e de iniciativa do defensor Ângelo Carbone. Segundo o advogado, a investigação sobre o caso começou depois que vários detentos da Penitenciária de Nelson Hungria , em Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte, protestaram sobre a transferência do atleta. “A população carcerária está revoltada com o privilégio. Vários presos citam até o nome da pessoa que beneficiou o Bruno nesta transferência”, contou.
 
Carbone, que é defensor do detento Jaílson Alves de Oliveira, que cumpre pena de 36 anos na Nelson Hungria, disse que a transferência iria facilitar a fuga do atleta do sistema carcerário. “Esse é o relato tanto de Jailson quanto de outros detentos e até funcionários da unidade, que não entendem como o atleta conseguiu esse benefício de maneira tão rápida”,afirmou o advogado. 
 
No documento, os advogados destacam que o atleta teria concedido entrevistas de forma remunerada dentro do complexo penitenciário, o que teria facilitado para que conseguisse a transferência. Sobre a mudança para o Norte de Minas teria sido realizada através da influência um pessoa dentro do judiciário. 
 
Bruno Fernandes, foi transferido para a penitenciária de Francisco Sá, no dia 20 de junho. Entre os critérios avaliados, pela Vara de Execuções Criminais está a residencia fixa na região, segurança e vaga na unidade prisional dentre outros critérios. 
 
Para o advogado responsável pela defesa de Bruno, Francisco Simim, a denúncia é irreal. “É uma mentira. A noiva (Ingrid Calheiros) de Bruno mora em Montes Claros. Ele não teve nenhum tipo de privilégio. Somente aquilo que é de direito. Esses advogados estão fantasiando”, disse. 
 
Agora, a denúncia será avaliada e deverá seguir para Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão é responsável por investigar condutas e procedimentos jurídicos.  Segundo Carbone, não há prazo para que o processo de investigação seja instaurado. “Espero que seja o mais rápido possível, pois essa medida pode motivar um rebelião entre a população carcerária devido ao beneficio irregular de Bruno, além de sua fuga do Norte de Minas”, destacou. 
 
A defesa do goleiro informou que irá esperar ser comunicado oficialmente para tomar providências sobre o caso. 


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Motins deixam um morto e 31 feridos em unidades prisionais de Minas


Hoje em Dia
Imprimir



Dois motins foram registros em Minas Gerais na noite de segunda-feira (25). O saldo das rebeliões foi de um morto e 31 feridos. O caso mais grave ocorreu na Cadeia Pública de Campestre, no Sul de Minas. Segundo a Polícia Civil, que administra o espaço, 48 presos seriam transferidos para Alfenas e Três Corações, na manhã desta terça-feira (26), já que a cadeia foi interditada pela Justiça.
 
No entanto, insatisfeitos com a mudança, os presos colocaram fogo em uma das celas. Durante a ação, oito presos ficaram feridos e Sebastião Luiz Germano morreu no local. Os feridos foram socorridos e encaminhados para hospitais de Alfenas e Passos.
 
Os demais detentos foram transferidos para Três Corações e Alfenas. A perícia esteve no local e um inquérito foi instaurado para apurar o caso.
 
O outro motim foi registrado no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Conforme a Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds), por volta das 20 horas os detentos começaram a atear fogo em pedaços de colchões e a lançar nas galerias da unidade.
 
A rebelião foi controlada pelos agentes penitenciários, às três horas desta terça-feira (26). O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para controlar o fogo, mas não precisou intervir, assim como a Polícia Militar, que a deu apoio na área externa do Ceresp.
 
Durante a ação, 23 presos sofreram escoriações leves e foram atendidos no setor de saúde da unidade prisional. Eles foram atingidos por munições não letais ou se machucaram durante o tumulto. Todos passaram por exame de corpo de delito dentro do Centro de Remanejamento. Cinco deles foram encaminhados para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS), mas passam bem.
 
A ação dos agentes penitenciários foi acompanhada pelo juiz da Vara de Execução Criminal, Daniel Reche Motta. Nesta manhã, o Comando de Operações Especiais (COPE) acompanhou s desdobramentos do caso e dará apoio a transferências que devem ocorrer nos próximos dias.
 
A Suapi fará a transferência de 40 detentos identificados como líderes do motim para outras unidades do estado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A direção da Penitenciária instaurou um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido e avaliar os danos ao patrimônio.


Nomeação de agentes penitenciários começa nesta quarta-feira


Hoje em Dia
Imprimir



A nomeação dos primeiros agentes penitenciários aprovados no último concurso, em 2012, da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), começa nesta quarta-feira (27). Segundo a Seds, a nomeação ocorrerá durante uma solenidade em que 210 profissionais serão empossados para trabalho em unidades prisionais das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) de Belo Horizonte, Contagem e Vespasiano.
 
A Secretaria informou que o concurso foi homologado em 4 de julho deste ano e que a previsão é que os 5.782 candidatos aprovados sejam nomeados até fevereiro de 2015. 
“A nomeação será gradativa em razão da finalização dos exames médicos de parte dos aprovados, assim como por avaliações de segurança. Como em várias unidades há substituição de contratados por concursados, há necessidade de adaptação dos novos profissionais”, afirmou a Seds, em nota. 
 
Protesto
Em 29 de julho, cerca de 100 aprovados no concurso público para agentes penitenciários em todo o Estado, mas que ainda não foram foram convocados, fizeram um protesto na Praça 7, no Centro de Belo Horizonte.
 
Na ocasião, os manifestantes alegaram que prestaram o concurso em 2012 e já passaram por seis etapas. Contudo, ainda não haviam sido efetivados. 
 
A Seds informou que o concurso para agentes penitenciários começou em 2012 e contou com seis etapas, previstas em edital:  1-prova objetiva de múltipla escolha e redação; 2-prova de condicionamento físico; 3- exames psicológicos; 4- comprovação de idoneidade e conduta ilibada; 5-exames médicos; 6- curso de formação técnico-profissional.
 
Como previsto no item 1.8 do edital, o concurso tem validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração, sendo este o motivo dos profissionais ainda não terem sido efetivados.


A BANDIDAGEM NÃO TEM LIMITE: BANDIDOS ASSALTAM ÔNIBUS DA PM.


Não temem nem a PM: Ônibus da PM é assaltado em Natal.

alt
A insegurança em Natal parece que atingiu o seu ápice nesta terça-feira (26). Não satisfeitos em causar medo na população “comum”, os criminosos agora resolveram assaltar, acredite se puder, a própria Polícia Militar.
De serviço como motorista responsável por levar algumas crianças para um evento na escola Dinarte Mariz, no bairro de Mãe Luíza, o soldado José Cardoso foi surpreendido por dois assaltantes. “Eu estava do lado de fora, esperando o evento terminar para levar o pessoal de volta. Quando eu estava entrando no ônibus, os dois me abordaram. Falaram ‘perdeu, perdeu’ e pediram para que eu entregasse arma e munições” afirmou o PM em entrevista para a TV Ponta Negra. Os bandidos levaram uma pistola ponto 40 e três carregadores.
altRevoltado com a situação, o soldado reclamou que estava sozinho para fazer a cobertura do evento. “Como eu disse, eu estava voltando para o ônibus, sozinho. Me mandam para um bairro desses, que todo mundo sabe que é perigoso, para fazer a cobertura do evento. Deveria ter, pelo menos, mais uma viatura. Os bandidos viram a facilidade que iriam encontrar e agiram. Mas é assim. Felizmente eu estou vivo, pois eu pensei que eles fossem me matar”.
Depois do assalto, José Carlos afirmou que saiu correndo para dentro da escola, e pelo pouco que conseguiu observar, ele acredita que um dos criminosos era um menor. “Os dois estavam de boné, por isso eu não consegui observar bem como eles eram. Mas um era moreno alto e forte e o outro era um pouco mais baixo. O moreno ficou com a arma apontada para a minha cabeça e o outro veio pegar minha arma. Não sei se eles saíram em algum veículo ou a pé, pois eu fui correndo para o ginásio e não olhei para trás”.
Após o ocorrido, diligências foram feitas na região na busca de encontrar os suspeitos. Porém, até o fechamento desta edição, ninguém tinha sido preso.

FONTE:http://www.diariodegrossos.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6737:nao-temem-nem-a-pm-onibus-da-pm-e-assaltado-em-natal&catid=2:regional&Itemid=3
JH.

Bandidos assaltam ônibus da Polícia Militar em Mãe Luíza

Publicação: 26 de Agosto de 2014 às 12:29 | Comentários: 0
A+A-
Os bandidos de Natal deram mais uma prova de que o limite para a ousadia ainda não chegou. No fim da manhã desta terça-feira (26), criminosos assaltaram um ônibus da Polícia Militar, no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal. O policial militar que guiava o veículo foi roubado pelos criminosos.
Roberto Lucena/CelularÔnibus da PM foi levado até a 4ª DP, onde foi registrada a ocorrênciaÔnibus da PM foi levado até a 4ª DP, onde foi registrada a ocorrência

O crime ocorreu pouco antes do meio-dia, próximo à Escola Estadual Dinarte Mariz. O soldado Cardoso, que está na PM há 25 anos e atua na Diretoria de Apoio Logístico da PM (DAL), transportava aproximadamente 20 alunos das escolas Francisco Ivo e Êxito para o ginásio da escola Dinarte Mariz, a pedido da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Após desembarcar, ele acompanhou os alunos até o ginásio da escola, onde ocorria um evento, e retornou ao ônibus. Foi quando ocorreu o crime.
Roberto Lucena /CelularApós assalto, polícia fez diligências em Mãe Luiza em busca dos bandidosApós assalto, polícia fez diligências em Mãe Luiza em busca dos bandidos

O policial, que estava fardado e com a arma na cintura, foi abordado ao sair da escola, entrando no ônibus. Os marginais, que aparentavam ser adolescentes, abordaram o PM, engatilharam as armas e renderam o soldado. Eles levaram a pistola .40 e dois carregadores. Em seguida, os criminosos fugiram a pé.

De acordo com informações preliminares, um criminoso era moreno, tinha corpo atlético e estava de camisa azul, enquanto o outro era loiro e estava de camisa preta. A Polícia Militar realiza diligências no local em busca dos criminosos.

Atualizada às 13h01

FONTE:http://tribunadonorte.com.br/noticia/bandidos-assaltam-onibus-da-policia-militar-em-mae-luiza/291420

Motorista de ônibus da PM é assaltado ao deixar crianças em escola de Natal

CRIME ACONTECEU NA QUADRA DA ESCOLA ESTADUAL DINARTE MARIZ, EM MÃE LUÍZA.
SEGUNDO CORONEL, ASSALTANTES LEVARAM ARMA DO SOLDADO E FUGIRAM A PÉ.

Fernanda ZauliDo G1 RN
Vítima do assaltado é motorista de ônibus da PM  (Foto: Marksuel Figueiredo/Inter TV Cabugi)Vítima do assaltado é motorista de ônibus da PM
(Foto: Marksuel Figueiredo/Inter TV Cabugi)
Um soldado da Polícia Militar que trabalha como motorista de ônibus da corporação teve a arma roubada na manhã desta terça-feira (26) dentro da quadra de uma escola no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal. Ele havia acabado de deixar crianças na Escola Estadual Dinarte Mariz quando foi abordado por dois assaltantes. Segundo a própria PM, os criminosos levaram a pistola do policial e fugiram a pé.
Em contato com o G1, o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geal da PM no estado, os alunos fazem parte de um projeto educacional da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). Nenhuma criança sofreu qualquer violência. "O policial foi surpreendido na quadra, quando já havia deixado as crianças nas salas de aula", confirmou. 
Ainda de acordo com o comandante, guarnições partiram em diligências pela região na tentativa de enco

NOTA! ESTÃO SUSPENSA AS DEMISSÕES DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS CONTRATADOS


É MOBILIZAÇÃO GERAL, VENHAM LUTAR PELOS SEUS DIREITOS
VISTAM A CAMISA PRETA DO SISTEMA PRISIONAL
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!!

REUNIÃO AMANHÃ NA ALMG ÀS 8H30MIM, COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL O DR. Marco Antônio Rebelo Romanelli JUNTAMENTE COM O SUPERINTENDENTE DE ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL O SR. REGINALDO SANTOS SOARES.

ASSUNTO:

SUSPENSÃO DA DEMISSÃO EM MASSA DE AGENTES PENITENCIÁRIOS CONTRATADOS.

Detentos queimam colchões no Ceresp em Juiz de Fora Segundo PM, motim começou por volta das 21h. Bombeiros foram acionados; houve confronto entre PM e família de presos.



Detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) em Juiz de Fora colocaram fogo em colchões dentro das celas nesta segunda-feira (25). De acordo com a Polícia Militar (PM), a revolta dos presos começou por volta das 21h. Bombeiros foram acionados para controlar o fogo.
Segundo a PM, não há informação de feridos. No entanto, a reportagem do MGTV acompanhou a saída de dois agentes em ambulâncias do Resgate. A assessoria da Secretaria de Saúde está checando se há feridos no Hospital de Pronto Socorro (HPS).
Por telefone, o G1 conversou com a mãe de um dos detentos que aguardava notícias. "Estou muito tensa e preocupada. Me falaram que botaram fogo nos colchões e que os presos foram colocados todos pelados no pátio. Quero tirar o meu filho de lá, tenho medo que ele se machuque. Estou indo para o Ceresp pois quero acompanhar de perto. Com familiares lá, a chance deles serem machucados é menor", disse Maria Aparecida de Oliveira, mãe de um jovem preso há seis meses no local.
Houve confronto entre policiais militares e parentes de presos. A PM atirou balas de borrachas e bombas de efeito moral em direção aos familiares que aguardavam notícias na porta do Ceresp. “Foram repelidos ali para se afastarem. Entramos com uma negociação para se manterem afastados da entrada do presídio”, disse o tenente Breno Thamer, da Polícia Militar.
  •  
Rebelião Ceresp Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)Movimento foi intenso durante a madrugada (Foto: Reprodução/TV Integração)

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SP:Governador sanciona lei que acaba com revista íntima de visitantes nas Unidades Prisionais.



O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a Lei nº 15.552 que acaba com a revista íntima dos visitantes nas unidades prisionais do Estado de São Paulo.
De acordo com o Artigo 2º, para os efeitos da lei, consideram-se revista íntima todo procedimento que obrigue o visitante a se despir, fazer agachamentos ou dar saltos e se submeter a exames clínicos invasivos.
Por outro lado, o Artigo 3º aponta que os visitantes serão submetidos à revista mecânica, que deverá ser executada em local reservado, por meio de equipamentos que garantam a segurança do estabelecimento prisional, tais como, scanners corporais, detectores de metais, aparelhos de raios X ou outras tecnologias que preservem a integridade física, psicológica e moral dos visitantes revistados.
A lei aponta no Artigo 4º que, na hipótese de suspeita justificada de que o visitante esteja portando objetos ou substâncias ilícitas, durante a revista mecânica, o visitante deverá ser novamente submetido à revista mecânica utilizando equipamento diferente. Se a suspeita persistir, o visitante poderá ser impedido de entrar na unidade prisional. Se houver insistência da visita, a mesma será encaminhada para um ambulatório onde serão realizados procedimentos adequados por um médico para averiguar a suspeita. Se forem encontrados objetos ilícitos, o visitante será encaminhado à Delegacia de Polícia.

PROCESSO JUDICIAL SOBRE A CARGA HORARIA DO AGENTE PENITENCIÁRIO MG

  

     Em 16 de julho, o Sindasp – MG impetrou um Mandado de Segurança com pedido liminar, por meio de seus advogados, com o objetivo de anular ato publicizado no Memorando SUAPI 008/14, assinado pelo Subsecretário de Administração Prisional, Sr. Murilo de Andrade. Este documento alterou a carga horária e os regimes de plantão, impondo à categoria jornada superior a antes praticada.
     Na decisão do pedido liminar, a Desembargadora Vanessa Verdoli entendeu haver previsão na Lei 14.695/2003 para que se alterasse a carga horária e os regimes de plantão e indeferiu o pedido da liminar. Entendeu também que os servidores estão submetidos à conveniência da Administração Pública, que poderá adotar o melhor regime de plantão, a fim de atender ao interesse público. 


      O processo segue e agora a discussão se centrará no mérito. É abordado no processo se é adequado a carga horária ser alterada por meio de um memorando e se o Subsecretário de Administração Prisional tem competência para determinar a alteração sob o argumento de aumento da população carcerária e número insuficiente de servidores lotados nas unidades prisionais. Concluindo, se a SEDS poderia ter imposto o ônus de sua falta de planejamento aos seus servidores, aumentando a carga horária.

FONTE:  sindaspmg

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PARABÉNS AOS COLEGAS GUARDAS MUNICIPAIS!!! PLC:39/2014 É SANCIONADO!!! LEI:13.022/2014. POLÍCIA MUNICIPAL!!!!



Poder de Polícia a Guarda Municipal.


Agora é lei estatuto geral das guardas n°13.022/2014




http://guardamunicipaldegoiania.blogspot.com.br/2014/08/agora-e-lei-estatuto-geral-das-guardas.html

VEJA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO:
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=11/08/2014&jornal=1000&pagina=1&totalArquivos=4


http://www.relacoesinstitucionais.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/assuntos_parl/projetos-de-lei-em-fase-de-sancao/proposicoes-em-fase-de-sancao

sábado, 9 de agosto de 2014

Reforço na frota do Sistema Penitenciário Mineiro







O Sistema Penitenciário Mineiro terá um reforço de viaturas com a chegada das Renault Duster  na sua frota de carros-celas para melhorar o Setor de Transporte de presos.
É necessário aumentar o número de viaturas para garantir o transporte dos presos quando da realização de audiências judiciais,velórios e procedimentos médico. 
Teremos a melhoria do sistema de segurança pública com a entrega dessas novas viaturas e com o aumento do efetivo com a entrada dos candidatos aprovados no concurso de 2012.
Todos estão prontos para contribuir para a melhoria da segurança em todo o estado, garantindo à sociedade um bom atendimento, com eficácia e comprometimento.



Ceresp Contagem só abriga presos que são ex-servidores da Justiça



SISTEMA PRISIONAL


Os presos comuns foram transferidos da unidade para outros Cereps e o local foi centralizado para abrigar apenas "presos especiais" que, até então, dividiam a penitenciária de São Joaquim de Bicas com outros detentos

PUBLICADO EM 07/08/14 - 17h32
O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem, agora, abriga apenas presos que são ex-servidores da Justiça, como policiais, agentes penitenciários e socioeducativos, bombeiros e oficiais de Justiça. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Segundo o órgão, a transferência dos “presos especiais” da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, para o Ceresp Contagem, começou em junho.
A penitenciária de São Joaquim de Bicas abrigava, além dos ex-servidores, presos comuns. No Ceresp Contagem, eles passam a ser os únicos detentos e os presos comuns que ali ficavam foram transferidos para o Ceresp Gameleira e para outras unidades do sistema prisional.
A justificativa dada pelo órgão para a mudança é que a transferência é uma “questão de gestão prisional”. A capacidade do Ceresp Contagem é para 95 presos e, com a transferência, o número de detentos atualmente é de 96. Já o Ceresp Gameleira tem a capacidade para 404 presos e conta com 760 detentos atualmente. Já para os presos civis (que estão detidos porque não pagaram pensão alimentícia) a capacidade na unidade é de 77 detentos e abriga 60.
O Ceresp Betim, é a unidade de autarquia da Subsecretaria de Administração Prisional que tem ultrapassado a maior capacidade de detentos. Com capacidade para 404 presos, atualmente, a unidade abriga 1.100 detentos.
A Seds também informou que, em Minas, são 144 as unidades prisionais que ficam sob jurisdição da Suapi, e que o Ceresp é apenas "uma porta de entrada do preso no sistema prisional, que tem como característica a rotatividade de detentos". No entanto, dependendo do andamento do processo ou da demora no julgamento, os presos podem passar anos ali.