sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bruno assina contrato com Montes Claros e aguarda liberação da Justiça


Advogados irão à Penitenciária Nelson Hungria nesta sexta-feira (27) para que o ex-goleiro assine vínculo de cinco anos com o clube; ele pode jogar ainda no Módulo II do Campeonato Mineiro de 2014

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
Bruno, acusado do desaparecimento e morte da ex-namorada Eliza Samudio, já ganhou R$ 250 mil
Bruno foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo sequestro e morte de Eliza Samudio
PUBLICADO EM 27/02/14 - 21h50
Revelado pelo Atlético, capitão do Flamengo no título do Campeonato Brasileiro de 2009 e tricampeão carioca pelo time rubro-negro, o ex-goleiro Bruno Fernandes está cada vez mais perto de voltar aos gramados. Na manhã desta sexta-feira (28), advogados do ex-atleta vão à Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para que ele assine um contrato de cinco anos com o Montes Claros Futebol Clube e seja inscrito na Federação Mineira de Futebol (FMF) e na Confederação Brasil de Futebol (CBF). Ficará faltando a liberação da Justiça para que ele seja transferido para o Norte de Minas e possa trabalhar. Bruno está preso pela participação no sequestro e na morte da ex-namorada Eliza Samudio, crimes pelos quais foi condenado a 22 anos e três meses de prisão.
 
A urgência na assinatura do contrato se deve ao prazo para inscrição de atletas na CBF para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro, que termina nesta sexta-feira. A expectativa é que o nome de Bruno seja divulgado pelo Boletim Informativo Diário (BID) da confederação até o fim do dia. Assim, ele ficará aguardando a liberação da Justiça.
 
As informações foram confirmadas pelo presidente do Montes Claros, Ville Mocellin. "Queremos dar uma oportunidade para o homem Bruno", afirmou, acrescentando que a possível chegada do atleta é uma oportunidade para ambas as partes. "Para ele, é uma chance de voltar a jogar. Para o clube, é um atleta para reforçar o time e uma forma de investirmos no lado social".
 
Dentro da FMF, o departamento técnico já espera pelo contrato de Bruno e confirma que o documento deve ser entregue nesta sexta-feira.
 
A Justiça é quem determina se o ex-atleta poderá voltar a trabalhar e em que condições isso aconteceria. O juíz dirá, por exemplo, se Bruno poderá treinar em dois períodos, se poderá viajar com o clube, se terá que voltar à prisão para dormir, se vai participar das concentrações para os jogos e outras questões da rotina do clube. Se autorizada a transferência, o juiz informa a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que encontra uma vaga para o ex-goleiro no Presídio Alvorada ou no Presídio Regional de Montes Claros.
 
Os advogados do ex-goleiro foram procurados, mas não retornaram às ligações da reportagem.
 
Tentativas
A defesa de Bruno Fernandes fez, no fim de janeiro, dois pedidos de transferência ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): para Montes Claros e para Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde ficaria em uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e poderia jogar pelo Villa Nova.
 
O ex-atleta queria ir para Nova Lima com a alegação de que poderia ficar mais perto da mãe, que já é idosa e não tem condições de visitá-lo na penitenciária em Contagem, e também dos filhos. Os advogados de Bruno chegaram a alugar uma casa em Rio Acima para comprovar endereço do atleta na região. 
 
No dia 4 de fevereiro, o pedido de transferência para Nova Lima foi negado pelo juiz da Vara Criminal da Infância e Juventude do município, Juares Morais de Azevedo. Um dos motivos foi uma briga de Bruno com dois detentos, ocorrida em abril de 2013. O ex-goleiro teria ameaçado de morte dois detentos que “olharam” para sua mulher, Ingrid Calheiros, durante uma visita. Ele ficou sem o direito a banho de sol por 30 dias, foi proibido de receber visitas, sair da cela e trabalhar. Além disso, ele foi condenado na justiça a perder 59 dias de remissão da pena.

Rachel fala sobre decisão do STF que reduz pena dos mensaleiros


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

47 quilos de cocaína apreendidos e 48 prisões durante Operação Divisas Seguras

Disque Denúncia47 quilos de cocaína apreendidos e 48 prisões durante Operação Divisas SegurasPDFImprimirE-mail
Quase 47 quilos de cocaína foram apreendidos por policiais civis e militares durante a realização de mais uma operação Divisas Seguras no Estado. A ação que teve início na noite de terça-feira (25) e seguiu até a madrugada desta quarta-feira (26.02), também resultou na prisão de 48 pessoas e na apreensão de 94 veículos.
No total, 131 pontos estratégicos de rodovias estaduais e federais em 104 municípios mineiros receberam fiscalização intensa. Foram abordados 6.602 veículos e 8.839 pessoas. Diversos materiais ilícitos e irregulares foram apreendidos, como cinco armas de fogo, 21 munições, 9,6kg de crack, nove buchas e um tablete de maconha, 54 dolas de cocaína, 2,4 toneladas de pescado, dois molinetes, mil relógios de parede sem nota fiscal, três celulares e cinco pássaros da fauna silvestre. Além disso, 19 pessoas tiveram a carteira de habilitação recolhida e seis o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). No total, foram lavrados 484 Autos de Infrações de Infração de Trânsito. 
A Operação Divisas Seguras é realizada periodicamente pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) em parceria com as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Receita Estadual, a Receita Federal, o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal e os Estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso.  O objetivo é impedir a entrada de veículos roubados, explosivos, armas, drogas e outros materiais ilícitos em todas as regiões de Minas Gerais. 
Desde quando as fiscalizações começaram, em março de 2013, 100 mil pessoas e quase 70 mil veículos foram abordados. Mais de 400 prisões aconteceram. Já foram apreendidos 300 kg de explosivos, mais de uma tonelada de maconha, 469 pedras de crack, 45 armas de fogo, 5.962 munições, 1.119 pares de calçados, oito mil telhas, 860 estacas de eucalipto, uma tonelada de queijo e mais de quatro mil mídias de CD e DVD, entre outros materiais.

Diretor de presídio não considera falha de segurança a entrada de celulares nas celas

Durante vistoria foram encontradas drogas, armas caseiras e cinco aparelhos eletrônicos 
Do R7, com record Minas
Presídio teve rebeliões no final de 2013Record Minas
Durante uma vistoria feita nesta semana no presídio de Montes Claros, no norte de Minas, foram encontrados cinco celulares, chips e carregadores, além de uma bucha de maconha e armas construidas pelos detentos dentro da rede de esgoto. Um dos celulares estava "embalado" em um preservativo.  
De acordo com o diretor da cadeia, Wanderson Souza, é comum encontrar esses materiais nas celas. Ele não vê erros nas triagens e nas revistas feitas no presídio.  
— Não considero falha [de segurança], porque a quantidade de materiais apreendidos é muito pequena.
Trinta homens da Polícia Civil deram suporte à operação comandada pelos agentes do serviço penitenciário. A triagem foi realizada um dia depois de agentes penietenciários encontrarem oito buchas de maconha e três barras de sabão em uma das encomendas enviadas para um dos presidiários. O material estava em uma caixa enviada pelos Ccorreios sem identificação do remetente.
No final de 2013, uma rebelião já hava ocorrido na unidade prisional durante protesto dos detentos.
  • Espalhe por aí:
  •            
  •        

Jovem suspeito de furto é amarrado em poste em Belo Horizonte


Militares não encontraram situação denunciada por morador; suspeito não foi identificado
Do R7
Polícia orienta população a não reagir a assaltos e acionar o 190 em caso de emergênciasTwitter/ Reprodução
A imagem de um jovem amarrado em um poste no bairro Santo Antônio, região centro-sul de Belo Horizonte, circula na tarde desta quarta-feira (26) nas redes sociais. Ele é suspeito de tentar furtar carros estacionados no bairro. A foto mostra a esquina entre as ruas Marquês de Paranguá e João de Freitas, área residencial de classe média alta.
Suposto ladrão é amarrado em orelhão e agredido em BH

De acordo com a 124ª Companhia do 22º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento da área, nenhuma ocorrência foi registrada. Por volta de 13h, militares receberam a denúncia, mas nada encontraram, segundo o cabo Alves.

— Um homem avistou a viatura e disse que um rapaz foi amarrado ao poste. Nos deslocamos para lá, mas não havia mais ninguém. Nenhuma vítima ou testemunha se apresentou, portanto deixamos o local.
Nas redes sociais, moradores afirmam que o jovem foi retirado do local por um homem que apareceu de repente. Nenhum deles foi identificado.

A foto começou a ser replicada pelo Twitter. A partir da divulgação de um caso semelhante no Rio de Janeiro, apareceram pelo País diversos casos de moradores que renderam e amarraram suspeitos de cometer crimes em via pública. A orientação da Polícia Militar é acionar a emergência policial pelo número 190 e nunca reagir ou tentar dominar assaltantes.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prêmio por Produtividade será pago em duas parcelas, uma em Março e outra em Junho de 2014.



O Governo de Minas vai investir R$ 570 milhões no Prêmio por Produtividade, beneficiando aproximadamente 365 mil servidores em atividade na administração direta e indireta do Estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25/2) pela subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fernanda Neves, durante a primeira reunião do Comitê de Negociação Sindical (Cones) em 2014. O pagamento do bônus será feito em duas parcelas, nas folhas de março e junho, que são creditadas no quinto dia útil de abril e julho, respectivamente.
Os servidores receberão o Prêmio por Produtividade pelo cumprimento de metas pactuadas em 2012 pelas equipes em suas áreas de atuação - educação, saúde, desenvolvimento social, transportes, entre outras. As metas são pactuadas em duas etapas do Acordo de Resultados. Na primeira etapa, os secretários e dirigentes de órgãos pactuam as metas com o governador. Na segunda etapa, cada equipe ou unidade gerencial, como escolas e hospitais, pactua as metas com o dirigente da secretaria ou órgão. Naquele ano foram cerca de 1.200 metas específicas, entre indicadores e produtos.
Os servidores alcançam diferentes índices de participação, de acordo com a quantidade e com o percentual de resultados alcançados. O desempenho médio entre todos os órgãos avaliados foi 88%. O valor final do bônus considera a nota obtida e os dias efetivamente trabalhados. “Cada servidor pode receber como bonificação até o valor correspondente a um salário”, afirma Fernanda Neves.
Resultados positivos em 2012
Como resultados das metas acordadas e cumpridas na área da Educação, merecem destaque os 305.105 mil novos alunos atendidos pelo Projeto de Educação Profissional (PEP) e os 70.381 alunos atendidos em turmas de aprofundamento de estudos no Ensino Médio. Os indicadores relativos ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também foram 100% cumpridos.
Na área da Saúde, o cumprimento das metas resultaram na implantação de 100 unidades do Farmácia de Minas, sete Casas de Apoio a Gestante e Puérpera e quatro Centros Hiperdia Minas em Pirapora, Patos de Minas, Diamantina e Teófilo Otoni. A meta dos indicadores também foi alcançada pelo sistema de saúde, a exemplo do aumento da cobertura populacional do Programa Saúde da Família que atingiu naquele ano 76,9% das famílias. A proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal atingiu 72% em 2012.
No sistema operacional de Defesa Social, as metas resultaram na criação de 270 vagas para cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto nos municípios de Oliveira, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Viçosa e Pompéu. Outra meta cumprida foi a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em 480 municípios mineiros.
O atendimento de 72.107 alunos por meio do Poupança Jovem foi um dos resultados positivos na área de desenvolvimento social. Na área da agricultura, merecem destaque a certificação internacional de 1.644 propriedades produtoras de café e o volume de fiscalizações do uso de agrotóxicos em propriedades rurais, que somou cerca de 5.500 em 2012. No setor de transportes e obras públicas, o percentual de municípios com acesso pavimentado chegou a 98% e foram recuperados 934,6 quilômetros de rodovias.
Comitê de Negociação Sindical
Realizada na Cidade Administrativa, a primeira reunião do Cones foi conduzida pela subsecretária Fernanda Neves, com a participação da diretora da Assessoria de Relações Sindicais da Seplag, Helga Beatriz Almeida, e de 10 entidades que representam os servidores do Executivo.
No encontro, ficou definido o cronograma de reuniões mensais, para discutir temas como assédio moral, saúde ocupacional, liberação de servidor para exercício de mandato eletivo sindical e a política remuneratória. Esse último tema é discutido de acordo com a Lei de Política Remuneratória (Lei nº 19.973/2010).
“A definição das pautas é fruto das reivindicações formuladas pelas entidades e enviadas para a Seplag. No Cones, discutimos os assuntos gerais relativos ao conjunto de servidores. No caso de questões específicas, estamos à disposição para marcar reuniões com os representantes por categoria”, destaca Fernanda Neves.

Agência Minas

Vespasiano ganha Central de Alternativas Penais


PDFImprimirE-mail
central_vespasiano.jpgO Munícipio de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou nesta  segunda-feira (24.02), um incremento no acompanhamento e na fiscalização de penas e de medidas alternativas. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (CPEC), inaugurou na cidade uma Central de Alternativas Penais. A Central abrigará o Programa Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (CEAPA) que integra os programas estratégicos da política de prevenção social à criminalidade desenvolvida pelo Governo de Minas. 
Com a inauguração em Vespasiano, chegam a 12 o número de municípios que desenvolvem o programa CEAPA. 
A Central de Alternativas Penais de Vespasiano funciona em um imóvel cedido pelo município, localizado no bairro Jardim Itaú (Rua Modestina Fonseca Cota, 17). O horário de atendimento será das 10h45 às 18h. A iniciativa é fruto da parceria da Seds com o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e a Prefeitura. Além do investimento do município, com o aluguel do imóvel, o investimento para compra de equipamentos, contratação e capacitação da equipe e custeio do centro durante um ano será de cerca de R$ 460 mil, recurso compartilhado entre os governos Estadual e Federal.
“No enfrentamento da questão da criminalidade, temos que trabalhar opções em relação à execução penal, à prisão do indivíduo e a possibilidade de recuperá-lo. Sendo assim, a Central de Alternativas Penais é um dos caminhos”, disse o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz. 
O diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Augusto Eduardo de Souza Rossini, destacou que as alternativas penais representam uma evolução à medida que representam um degrau punitivo diferenciado da prisão, aplicável aos indivíduos que cometeram delitos com reduzido potencial ofensivo para a sociedade. “Nos últimos sete anos houve um incremento de 250 mil pessoas no sistema prisional. Hoje convivemos, no Brasil, com 570 mil pessoas presas e temos algo em torno de 320 mil vagas. A missão da alternativa penal é dar conta dessa demanda também”, afirmou.
Atendimento
central_de_alternativas_penais_de_vespasiano.jpgNo local, pessoas que receberam penas e medidas alternativas por terem sido autuadas ou condenadas, principalmente, por crimes relacionados à lei de drogas, à lei de trânsito e à violência interpessoal, serão acompanhadas por uma equipe técnica formada por profissionais das áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social.
O atendimento poderá ser realizado individualmente ou em grupos. Serão desenvolvidas, por parte da equipe, ações que estimulem a responsabilização, educação e reflexão do público atendido.  A previsão é que cerca de 50 casos sejam recebidos por mês na Central de Vespasiano.  “A inauguração dessa Central materializa o fortalecimento de uma política de alternativas penais. Praticamente 80% das pessoas que são acompanhadas pelo programa cumprem integralmente as penais e medidas alternativas aplicadas”, destacou o coordenador especial de prevenção à criminalidade, Talles Andrade de Souza.  
Importante destacar que nas próximas semanas será inaugurada Central de Alternativas Penas no Município de Araguari, também fruto do convênio com o Governo Federal.
Penas e Medidas Alternativas
O início da atuação no Programa CEAPA em Minas se deu em setembro de 2002, inicialmente, nos municípios de Contagem, Ribeirão das Neves e Juiz de Fora. Em 2005, o programa chegou a Uberlândia e Montes Claros, atingindo, nos anos seguintes, Belo Horizonte, Santa Luzia, Betim, Ipatinga, Governador Valadares e Uberaba.  Em todo o Estado de Minas Gerais, somente em 2013, foram acompanhadas 9.949 pessoas em cumprimento de penas e medidas alternativas aplicadas pelo Poder Judiciário. 
Nas Centrais de Alternativas Penais as principais modalidades de penas alternativas acompanhados são Prestação de Serviços à Comunidade, Penas Pecuniárias e Projetos de Execução Penal.
Prevenção
A Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade coordena atualmente 43 Centros de Prevenção à Criminalidade. Destes 12 são Centrais de Alternativas Penais e Inclusão Social de Egressos; 30 possuem os programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos e um é onde funciona o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Crédito foto: Renato Cobucci / Imprensa MG

Entrega de 407 novas viaturas integra ações do Estado para reforçar segurança pública em Minas


PDFImprimirE-mail
viaturas_policia_militar.jpgA fim de reforçar as ações de Defesa Social em todo o Estado e ampliar a sensação de segurança dos mineiros e daqueles que visitam Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia entregou, nesta terça-feira (25), na Cidade Administrativa, 407 novas viaturas para a Polícia Militar, um investimento de R$ 16,9 milhões e que irá beneficiar 254 municípios de todo o Estado.
Durante a entrega das viaturas, Anastasia reafirmou a necessidade de investir, cada vez mais, em segurança pública. “Se há quase 60 anos, Juscelino Kubitscheck lançou o seu famoso binômio para o Brasil, “Energia e Transporte”, nós sabemos que, hoje, poderíamos dizer que os temas fundamentais são Segurança e Saúde. Ainda não resolvemos energia e não resolvemos transporte, e temos, agora, mais essas demandas de um país em desenvolvimento. Minas é o Estado que mais investe em segurança pública em relação ao seu orçamento, pelos indicadores do Ministério da Justiça. E a prova aqui está. São milhares de viaturas da Polícia Militar, Civil, do Sistema Penitenciário e do Sistema Socioeducativo entregues nos últimos dois anos”, afirmou.
Anastasia explicou os critérios para distribuição dos veículos entregues nesta terça-feira. “Essas viaturas são destinadas especialmente para as menores cidades de nosso Estado. A Polícia Militar está presente em todos os rincões de Minas Gerais, levando a prevenção e a sensação subjetiva de segurança ao cidadão mineiro”.
Mais segurança
Foram distribuídas 179 viaturas modelos SW Palio Weekend para unidades operacionais, 178 Fiat Uno Way, por meio do projeto para renovação da frota dos municípios menores e 50 veículos SW Palio Weekend pelo projeto para renovação das viaturas do Grupo Especializado em Policiamento de Áreas de Risco (Gepar).
O comandante da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana, destacou a importância da chegada das novas viaturas aos 254 municípios beneficiados. “É uma entrega importante e significativa. É impactante pelo número de viaturas a serem entregues, mas afirmo que, mesmo com esse número expressivo, nós não conseguimos dimensionar o que essas viaturas produzirão entrando em operação com os policiais militares. O bem material é perceptível, é tangível, mas a sensação de segurança que nós tanto perseguimos, essa é intangível e imensurável. A nossa pretensão é que geremos segurança pública em todo o Estado”, ponderou.
Em dezembro do ano passado, em Belo Horizonte, foram entregues outros 559 veículos para a Polícia Militar de todo o Estado, um investimento de R$ 30 milhões. Somente em 2013, o Governo de Minas entregou 1.207 viaturas e 387 motos para a corporação.
Revisão da legislação penal
Ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, Anastasia ressaltou a necessidade de revisão da legislação penal para que a autoridade seja devolvida à ação policial. “Há necessidade de apresentarmos sugestões ao Congresso para tornar a legislação mais apropriada ao momento atual. Quantos prefeitos e prefeitas que estão aqui não conhecem em suas cidades, independentemente de seu tamanho, casos de pessoas que são presas uma, duas, três, quatro, dez, quarenta vezes, mas são libertados pela benevolência da legislação penal. Há necessidade de nós fazermos a modificação desse quadro para se devolver a autoridade à ação policial”, defendeu.
Reforço das ações de segurança
viaturas_pm.jpgA entrega dessas viaturas faz parte das medidas anunciadas por Anastasia, no dia 17 de fevereiro, no âmbito da segurança pública no Estado. Além do reforço da frota de veículos, haverá aumento do número de policiais militares e civis para ampliar a prevenção, repressão e elucidação de crimes; utilização de recursos tecnológicos e estruturação de funções, permitindo mais rapidez e eficiência no atendimento de ocorrências e facilitando o registro de crimes; e novas unidades do Programa Fica Vivo! em Belo Horizonte, Governador Valadares, Uberlândia e Betim.
Dentre as ações anunciadas estão a convocação de 1.300 servidores civis aprovados em concursos da Polícia Militar, a fim de liberar um número equivalente de policiais para o policiamento ostensivo das ruas. Também foram anunciados que outros 800 militares e 163 cadetes do curso de formação de oficiais vão compor três novos batalhões da Polícia Militar na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente, 2.100 novos soldados estão em formação na Academia de Polícia e vão para as ruas nos próximos meses.
Também foi autorizada a abertura de concurso público com 1.000 vagas para o cargo de investigador de Polícia Civil. A partir de abril deste ano, 121 médicos legistas e 95 peritos criminais tomarão posse na instituição, que já admitiu, também, 1.281 servidores administrativos para reforçar o trabalho nos órgãos e demais unidades policiais, com benefício direto ao processo de investigação de Polícia Judiciária.
Ao todo, entre maio de 2013 e o final de 2014, o efetivo das forças de segurança do Estado será aumentado em mais 7.500 novos homens, incluindo policiais militares e civis e servidores administrativos, possibilitando a liberação de profissionais para atuar nas ruas. Cerca de 1.800 desses profissionais já foram incorporados aos quadros das polícias e outros 5.700 serão incorporados até o final do ano.
Também foi anunciado o início do processo de implementação da Delegacia Virtual da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, com investimentos de R$ 2 milhões. Por meio desta iniciativa, 27,8% dos atendimentos realizados, atualmente, pela Polícia Civil poderão ser feitos pela internet, o que representará vários ganhos para a população, como agilidade e eficiência. A Delegacia Virtual entrará em operação, efetivamente, a partir do próximo mês de abril.
Também participaram da solenidade de entrega das viaturas os secretários de Estado Rômulo Ferraz (Defesa Social), Danilo de Castro (Governo), Bilac Pinto (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), o chefe da Polícia Civil, delegado Cylton Brandão da Mata, parlamentares e prefeitos de municípios beneficiados com novas viaturas.
Crédito foto: Omar Freire / Imprensa MG

Guarda municipal usa taser para se defender e leva três tiros em posto de saúde


Três homens invadiram a Unidade de Pronto Atendimento no Bairro Primeiro de Maio e atiraram em um guarda e uma funcionária

Publicação: 24/02/2014 07:10 Atualização: 24/02/2014 08:01

Um guarda municipal e uma técnica de laboratório foram baleados dentro de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Primeiro de Maio, Região Norte de Belo Horizonte. Três homens invadiram a unidade quando foram impedidos pelo guarda e pelo porteiro de visitar um paciente. Os tiros, disparados por um deles, espalharam pânico entre pacientes e profissionais da saúde. 

De acordo com a Polícia Militar (PM), por volta de 1h30, um homem foi até a porta da UPA, na Rua Oscar Lodo Pereira, pedindo para visitar um paciente internado. Ele estava acompanhando de dois colegas, mas foi autorizada a entrada de apenas um deles, o que gerou confusão. Conforme a PM, os três foram insistentes, mesmo com a orientação do guarda e do porteiro para aguardarem do lado de fora. 

Durante o tumulto, o guarda colocou a mão na cintura, sacou a arma taser e disparou. Em resposta, um dos homens atirou contra o funcionário da segurança e ainda atingiu a técnica que estava na portaria da UPA. O guarda Leanderson Leonardo de Souza, 32 anos, foi atingido por três tiros no braço, peito e costas. A outra vítima, Carmem Maria Rangel Santos, 53 anos, foi baleada nas nádegas. Os dois feridos foram socorridos na própria unidade de saúde e depois encaminhados para o Hospital João XXIII, onde ainda estão internados. 

A polícia já identificou o suspeito de atirar no guarda, reconhecido por meio de fotos e relatos de testemunhas. Rafael Maciel Correa, conhecido como “Sinistro”, é procurado por policiais na região. A PM informou que ele atua no bairro Primeiro de Maio. 

Insatisfação
Médicos relataram para os policiais militares que o clima ficou tenso durante todo o domingo na UPA. No período da tarde, acompanhantes de um paciente de cadeira de rodas ficaram revoltados com a ausência de ortopedista no turno. Eles ameaçaram os profissionais da saúde dizendo que marcariam o rosto de médicos e voltariam para se vingar.