sexta-feira, 31 de maio de 2013

Primeira reunião AAGP-SE/MG - Associação dos Agentes Penitenciários e Socioeducativos dos Três Vales MG

Primeira reunião AAGP-SE/MG - Associação dos Agentes Penitenciários e Socioeducativos dos Três Vales MG.

Associação dos Agentes Penitenciários e Socioeducativos dos Três Vales MG
Endereço: Av. Floriano Peixoto, 577, 
Bairro: Manoel Pimenta, Teófilo Otoni MG
CEP: 39802-050 - Telefone: (33) 3536-1331
E-mail: agp.tresvales@gmail.com
CNPJ: 16.982.958/0001-65


AAGP-SE/MG, ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS E SOCIOEDUCATIVOS DOS TRÊS VALES, através de seus Diretores Executivos Antônio Carlos de Souza Oliveira, Fabio Junior Mendes, Diretor Financeiro Marlei da Silva Aguiar, Diretora Social Nédia Costa Baldow,Diretor Presidente do Conselho Deliberativo Gilberto Alves Tameirão e Diretor de Marketing Wander Onofre dos Santos, reuniram-se no dia 30 de Maio (quinta- feira) às 14:00 horas no Clube Sete de Setembro Caninha Verde ao lado da Praça Germânica, com os Agentes Penitenciários de Teófilo Otoni, MG.

Da esquerda para a direita,
Fabio Junior Mendes
Antônio Carlos de Souza Oliveira
Gilberto Alves Tameirão
Nédia Costa Baldow e
Marlei da Silva Aguiar


Momento sublime, a Diretoria da AAGP-SE/MG, juntamente com seus colaboradores, é recepcionada pelo Sr. Hernani Chalub de Aguiar, Diretor Administrativo do Clube Sete de Setembro, que presta um relevante trabalho Social e Recreativo à população de T. Otoni, MG.

Da esquerda para a direita,
ASP Edmilson
ASP Nédia Costa Baldow
ASP Fabio Junior Mendes
ASP Antônio Carlos de Souza Oliveira
Sr. Hernani Chalub de Aguiar
ASP Gilberto Alves Tameirão
ASP Juarez Tameirão e
ASP Marlei da Silva Aguiar

De forma transparente e objetiva, a Diretoria da AAGP-SE/MG fez a devida prestação de contas e apresentou os Convênios que foram feitos e já estão à disposição dos associados.

Da esquerda para a direita,
ASP Wander Onofre dos Santos
ASP Antônio Carlos de Souza Oliveira
ASP Gilberto Alves Tameirão e
ASP Marlei da Silva Aguiar

Mais uma vez, os Agentes Penitenciários de Teófilo OtoniMG, compareceram na reunião, e contribuirão decisivamente para o fortalecimento da Classe. Nesta reunião afiliou-se o agente, Juarez Tameirão dos Santos, que a partir de agora, faz parte da família AAGP-SE/MG.

Fonte: AAGP-SE/MG

terça-feira, 28 de maio de 2013

Comissão de Direitos Humanos visita presídio em Fabriciano - Vereadores elogiaram a estrutura do sistema penitenciário, inaugurado há cinco anos

Comissão de Direitos Humanos visita presídio em Fabriciano - Vereadores elogiaram a estrutura do sistema penitenciário, inaugurado há cinco anos

http://www.diariopopularmg.com.br

CORONEL FABRICIANO – Os parlamentares Professor Edem (PT), Andréia Botelho (PSL) e Enéias Reis (PTdoB), que compõem a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF), acompanhados do Ouvidor do Legislativo, Francisco Pereira Lemos, visitaram o presídio localizado no município nessa sexta-feira (24), onde foram recebidos pelo diretor da unidade, Edmar Soares. Após verificarem as instalações do local, os vereadores elogiaram a estrutura do sistema penitenciário, inaugurado há cinco anos, e apontaram melhorias. “Identificamos a falta de uma assessoria jurídica para vários detentos. Se tivéssemos advogados para visitá-los quinzenalmente, vários problemas burocráticos seriam resolvidos. Nossa visita ao presídio é no intuito de somar, analisar eventuais problemas e buscar soluções. Vamos criar uma agenda para voltarmos pelo menos uma vez por mês a essa unidade”, frisou Professor Edem, presidente da Comissão.

Doença desfalca efetivo da Polícia Civil em Minas Gerais


[image: Doença desfalca efetivo da Polícia Civil em Minas Gerais]*"Não acreditavam que eu estava doente", diz o escrivão que pediu para não ter o nome revelado* *Do hoje em dia* Prevenir e investigar crimes, principalmente os violentos, são tarefas que se tornam cada mais vez difíceis, para não dizer inviáveis, em Minas Gerais. Não bastasse a falta de infraestrutura das corporações – evidenciada pela escassez de equipamentos e de efetivo –, problemas de saúde, em especial doenças psiquiátricas, provocam o afastamento de policiais civis e militares das atividades. A principal recla... mais »

Minas Gerais e Justiça Federal firmam parceria para utilização do alvará eletrônico no Estado

Minas Gerais e Justiça Federal firmam parceria para utilização do alvará eletrônico no EstadoPDFImprimirE-mail
img_3306.mini.jpgA Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a Polícia Civil de Minas Gerais e a Justiça Federal assinaram, na tarde desta quinta-feira (23.05), o termo de cooperação técnica para emissão de alvarás de soltura eletrônicos pelas varas criminais da Seção Judiciária de Minas. Em função da nova parceria, os presos federais que cumprem pena nas unidades prisionais mineiras terão mais agilidade em seu processo de soltura. 
 
Para o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, a formalização do termo de cooperação é um passo importante para Minas Gerais. “Para a Secretaria é uma satisfação muito grande a assinatura desse termo. Os alvarás eletrônicos significam um avanço que traz mais agilidade ao nosso sistema prisional”, destacou.

img_3291.mini.jpgA consulta e a formalização dos alvarás de soltura eletrônicos de forma integrada em Minas Gerais tem a finalidade de otimizar os procedimentos de soltura dos custodiados da Justiça Federal no Estado. Por meio das varas criminais da Seção Judiciária de Minas Gerais, a Justiça Federal de Primeiro Grau ficará responsável pela emissão e disponibilização dos alvarás eletrônicos de soltura, que serão consultados pela Polícia Civil, por meio do Setor de Arquivos e Informações Criminais (Setarin) do Instituto de Identificação. À Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Seds caberá o cumprimento dos alvarás nas unidades prisionais que possuem presos federais.

Agilidade e segurança


Durante a solenidade, o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz Guilherme Mendonça Doehler, registrou, em nome da Justiça Federal, um agradecimento ao Governo de Minas pelo empenho na parceria e destacou seus benefícios. “Com este convênio asseguramos, por um lado, que a impunidade decorrente de falhas operacionais ocorra, com uma soltura indevida, e, por outro lado, temos um mecanismo de controle que nos permite colocar em liberdade rápida aqueles que têm direito a ela”.

O juiz explicou que será possível fazer, com segurança e de forma célere, a verificação se o beneficiário da ordem de soltura atende de fato aos requisitos para receber a liberdade. O chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Matta, também ressaltou a possibilidade de os alvarás eletrônicos repararem eventuais falhas operacionais: “Antes as consultas eram todas manuais e já tivemos casos de inquéritos instaurados em função de falhas. Mas o avanço da tecnologia nos permite hoje minimizar essa questão”.

img_3297.mini.jpgPresente na solenidade de assinatura, o juiz federal em auxílio à Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Jorge Gustavo Serra de Macêdo Costa, ressaltou o pioneirismo da iniciativa em Minas Gerais. “Este é um projeto piloto que está sendo desenvolvido em Minas Gerais, e a intenção da Corregedoria-Geral é que ele seja expandido no âmbito da Justiça Federal para os 27 Estados da Federação. Acredito que este convênio tem um objetivo muito nobre, pois além de fortalecer os aspectos de segurança, no que diz respeito ao trânsito de informações, materializa aquilo que para mim é uma das decisões mais nobres do juiz: restabelecer a liberdade de alguém”.
 
Crédito fotos: Luiza Muzzi / Ascom Seds 

Presa quadrilha que promovia festas para vender drogas a universitários em Florestal


Ao todo, seis pessoas foram presas, entre elas dois universitários responsáveis por vender as drogas para alunos da Universidade Federal de Viçosa



Com o grupo foi encontrado maconha, crack e cocaína (Thiago Lemos/EM/D.A.Press)
Com o grupo foi encontrado maconha, crack e cocaína


Uma quadrilha especializada no tráfico de drogas foi desmantelada pela Polícia Civil em Florestal, na Região Central de Minas Gerais, e apresentada na tarde desta segunda-feira. Entre as pessoas detidas estão dois estudantes da Universidade Federal de Viçosa, que tem unidade no município. Os alunos chegavam a fazer festas em sítios para distribuir os entorpecentes para outros estudantes. Outros quatro integrantes do grupo foram presos com maconha, crack e cocaína. 

Esses são os Agentes Penitenciários de MONTES CLAROS afastados por 90 dias da sua UNIDADE DE TRABALHO, transferidos injustamente...

Esses são os Agentes Penitenciários de MONTES CLAROS afastados por 90 dias da sua UNIDADE DE TRABALHO, transferidos injustamente...


 "Culpados, dissimulam, procuram culpados". (Elanklever)


Alexandre Guerreiro MocUarlei Soares SantosAlan Charles Marques Soares
Nós fomos injustiçados com o afastado arbitrário da nossa unidade prisional de origem o PRMOC/MG por 90 dias, sem justificativa, sem ampla defesa e sem contraditório mediante ato do subsecretário – SUAPI. Eu, Alexandre Guerreiro lotado no Presídio Regional de Montes desde agosto de 2009, fui transferido provisoriamente para a Penitenciária de Francisco Sá localizada à 60km de Montes Claros. O  afastamento dos servidores Alexandre Figueiredo Cavalcante (Alexandre Guerreiro) e seus colegas de profissão o Agente Uarlei Santos e o Agente Alan Marques aconteceu de maneira ridícula, ou seja,  expostos a um tribunal de exceção mediante diretoria do PRMOC/MG e colegas de serviços, isto é, fomos tratados de maneira arrogante pela corregedoria do SISTEMA PRISIONAL, o corregedor pegou o celular do bolso e começou a filmar o ato, e nos tratou como  "bandidos" dizendo que estávamos afastado do PRMOC;  e que se não apresentassemos na Penitenciária de Francisco Sá de imediato, já era para cortar o ponto. De fato recusamos assinar o papel que estava na mão do corregedor, uma vez que, solicitamos a presença do nosso advogado e ele disse que não teríamos direito; e se  quisersemos teríamos que procurar a justiça pois ele estava a mando do secretário. O que restou foi registrar um B.O reds nº 2013-008906527-001 para futuras providências. Contudo, e respeitando o ato do secretário comparecemos na Unidade Penitenciária de Francisco Sá dia 30/04/2013, e apresentamos para o trabalho, pegamos o recibo de comparecimento do Diretor Geral Pedro Maia, que disse que tal situação era de interesse do estado, e que o MP havia pedido o afastamento dos Agentes da 11ª RISP, e depois saberíamos o que ocasionou o afastamento de noventa dias dos três Agentes. Não recebemos  ajuda de custo, nosso período de trânsito não foram respeitados e a remoção no IOF-MG é em caráter definitivo).
Eu, Alexandre Guerreiro sou presidente da ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES PRISIONAIS E SOCIOEDUCATIVO DO NORTE DE MINAS, uma entidade que representa mais de 500 associados na Região Norte do Estado, sou GESTOR do Blog do Alexandre Guerreiro - MOC, que discute e leva as informações do sistema prisional de MG e do Brasil. ou seja, é muito acessado diariamente por  diversos profissionais da segurança pública.
Portanto, creio que estou sofrendo retaliações, porque efetuei denuncias junto ao MP de irregularidades do PRMOC-MG, e fiz denúncias na OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS nº 57599 e nº 56098, isto é, RELATEI  falhas da segurança do presídio, falta d'água na unidade prisional, superlotação e outros esquemas administrativos ilícitos. Depois que encaminhei as denúncias aos órgãos fiscalizadores, começamos a sofrer assédio moral e perseguição por parte da diretoria. Assim,  entendemos que de fato ganhamos  um CASTIGO do sistema prisional, conforme é comentado por colegas, o que é pegar à  estrada para a Penitenciária de Francisco Sá para saborear o sofrimento e a insegurança, ou seja, correr o risco da viagem e comer poeira da estrada de Cana Brava...Lamentável!
Atenciosamente,

Alexandre Figueiredo Cavalcante
Presidente da AASPESEN-MG
Agente Penitenciário – MG 

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira". (Che Guevara)

PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA O VETO DA PRESIDENTE DILMA A RESPEITO DO PORTE DE ARMAS

PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA O VETO DA PRESIDENTE DILMA A RESPEITO DO PORTE DE ARMAS

 CLIQUE AQUI

Para:Presidente da República Federativa do Brasil

A Excelêntíssima Presidente da República Federativa do Brasil Sra Dilma Rousseff.


Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados no país, solicitam de Vossa Excelência reveja o veto ao projeto PL 5982/09, a fim de proteger a vida dos valorosos servidores, fazer valer a constituição, e o próprio estatuto do desarmamento, que prevê a liberação do porte de armas para profissionais que corram risco eminente de vida.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento para ser protocolado em seu gabinete.

Os signatários

sábado, 25 de maio de 2013

CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO-MG EDITAL PREVISTO PARA JULHO DE 2013

CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO-MG
EDITAL PREVISTO PARA JULHO DE 2013


 
Em reunião realizada no dia 23/04/2013, com o Secretário de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, o SINDASP – MG comprou o retorno da pauta de revindicações que foram
 apresentadas ao Secretario em 21/01/2013: Regulamentação doPorte de Arma através de uma Lei Estadual Especifica; Conclusão da Lei Orgânica do Sistema Prisional e Data da Publicação do Edital de Concurso para o Cargo de Agente de Segurança Penitenciário no ano de 2013.
O SINDASP – MG expôs que o momento é delicado e faz se necessário atentar para a urgência de planejar e organizar o sistema prisional para os próximos anos, fortalecendo as carreiras que fazem parte do sistema prisional, principalmente a Carreira do Agente de Segurança Penitenciário resguardando suas particularidades, como Carreira Típica de Estado e de Dedicação Exclusiva. Sendo Carreira essencial ao Cumprimento e Execução da Pena, e Estratégica para o Sistema de Defesa Social do Estado.
Quanto à pauta o Secretário fez questão de responder aos itens hora apresentados em janeiro, um a um. Informou que o Projeto de Regulação do Porte de Arma para os agentes de segurança penitenciários foi enviado para a Secretaria da Casa Civil, a pedido do Governador Anastásia, no dia 19/04/2013, sexta feira passada.
 A Lei Orgânica do Sistema Prisional é necessária e urgente, o secretario compreendeu a necessidade de a norma tratar do sistema prisional, pelas suas especificidades, pela urgência de preparar a carreira dos agentes penitenciários para receber os novos agentes penitenciários que tomarão posse a partir de dezembro de 2013. O Concurso Público para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário será publicado no mês de julho, (o edital foi assinado por mim antes da reunião e encaminhado para a Seplag, fala do Secretário) com o quantitativo de 3500 vagas para o cargo de agente penitenciário.    Fonte SINDASP

Goleiro Bruno aposta em vassouras como fonte de renda

Goleiro Bruno aposta em vassouras como fonte de renda


http://www.em.com.brAtleta quer usar seu nome como marca do utensílio que aprendeu a fazer com garrafas plásticas no presídio e vender produção. Ele passou mal depois de ingerir remédios


 (Janey Costa)
O ex-goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza, de 28 anos, vai trabalhar das 8h30 às 15h30 numa fábrica de vassouras ecológicas da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ele cumpre pena de 22 anos e três meses pela morte de sua ex-amante Eliza Samudio e sequestro do filho deles. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), ele passou por treinamento e aprendeu a fazer vassouras usando garrafas plásticas que serão usadas na limpeza da própria unidade.

A partir de hoje, Bruno frequentará a sala de aula da penitenciária para concluir o segundo grau. “O sonho dele é fazer uma faculdade, mas não disse qual curso”, informou o advogado dele, Francisco Simin.

O desejo do atleta é emprestar o seu nome à marca das vassouras e vender a produção para fora da penitenciária, segundo o advogado. “Vou doar os cabos das vassouras para ele começar o negócio”, disse Simin. No Flamengo, Bruno recebia R$ 250 mil de salário e quase o mesmo valor de patrocinadores de marcas e pelo direito de imagem.

“Meu cliente está animado e pretende trabalhar muito para conseguir a progressão do regime. A nossa estimativa é de que em um ano e meio ele saia da cadeia para fazer o que mais gosta: jogar futebol”, disse o defensor. 

Medicamentos

Na noite de domingo, Bruno desmaiou na cela e bateu a cabeça na parede, segundo a Seds. Ele foi socorrido por agentes penitenciários e levado à enfermaria do presídio, atendido e liberado. Bruno havia tomado dois comprimidos de clonazepam e diazepam, usados como tranquilizantes e antidepressivos. “Ele sofreu apenas um arranhão na cabeça e nem precisou levar pontos”, informou o advogado.

A Seds informou que a medicação não foi receitada e que Bruno tomou por conta própria. A unidade abriu um procedimento interno para apurar as circunstâncias em que os medicamentos chegaram ao detento. “Bruno passa bem e vale ressaltar que hoje (ontem) já volta a ter banho de sol e no próximo fim de semana poderá receber visitas”, informou a Seds, por meio de nota. 

Bruno ficou quase um mês proibido de tomar banho de sol e de receber visitas, depois de se desentender com outros detentos e com um agente penitenciário na lavanderia do presídio. Ele também estava proibido de trabalhar. 

O goleiro recebe visitas da mulher, a dentista Ingrid Calheiros Oliveira, da avó Estela Trigueira de Souza e, eventualmente, das duas filhas com Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, absolvida no mesmo processo.

Livro

Outro advogado do goleiro, Lúcio Adolfo da Silva promete novidades com o livro que está escrevendo: Caso Bruno. O processo. “Não vou trabalhar a responsabilidade do crime. Pretendo mostrar para o Brasil a verdadeira história do processo, que é pior do que o crime”, disse o defensor.


QUEM É QUEM

ENVOLVIDOS NA MORTE DE ELIZA SAMUDIO


BRUNO FERNANDES DE SOUZA
Condenado a 22 anos e três meses de prisão em regime fechado, sendo 17 anos e seis meses por homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio  e três anos e três meses por sequestro e cárcere privado do filho dele e da ex-amante.

LUIZ HENRIQUE ROMÃO (MACARRÃO)
Condenado a 15 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado de Eliza. 

MARCOS APARECIDO DOS SANTOS (BOLA)
Condenado a 22 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver de Eliza.

DAYANNE RODRIGUES DO CARMO SOARES
Absolvida do crime de sequestro e cárcere privado do filho de Bruno e Eliza.

FERNANDA GOMES DE CASTRO
Condenada a cinco anos de prisão por sequestro e cárcere privado do menino, mas aguarda recurso em liberdade.

WEMERSON MARQUES DE SOUZA (COXINHA)
Acusado de sequestro e cárcere privado do menino Bruno. Será julgado em 28 de agosto.

ELENÍLSON VÍTOR DA SILVA
Acusado de sequestro e cárcere privado do menino Bruno. Será julgado em 28 de agosto.

SÉRGIO ROSA SALES
Acusado de homicídio qualificado e ocultação de cadáver de Eliza e de sequestro e cárcere privado do menino Bruno, foi assassinado em agosto de 2012
 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Agente penitenciário com sinais de embriaguez bate carro e tem CNH apreendida em BH

Agente penitenciário com sinais de embriaguez bate carro e tem CNH apreendida em BH

Um agente penitenciário de Sabará com sinais de embriaguez se envolveu em um acidente no Anel Rodoviário, na manhã deste sábado, e teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o acidente aconteceu no Km 15 e envolveu o Palio, conduzido pelo agente, e um caminhão. Ainda segundo os militares, Giovani Roberto Miranda, de 36 anos, teria recusado realizar o teste do bafômetro à principio, mas mudou de ideia. O teste confirmou a presença de 0.82 mg/lp de álcool no sangue do motorista, um índice quase três vezes superior ao que con... mais »

VÍDEO REVELA COMO OCORREU REBELIÃO

VÍDEO REVELA COMO OCORREU REBELIÃO

 

Primeira prisão de parceria público-privada foi adotada em Minas e proíbe superlotação

Primeira prisão de parceria público-privada foi adotada em Minas e proíbe superlotação


Celas
Celas especiais têm limite de presos para evitar a superlotação
PUBLICADO EM 19/05/13 - 4h30
Inaugurado há pouco mais de três meses em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, o primeiro e único complexo presidiário fruto de uma Parceria Público-Privada(PPP) no país atrai a atenção de autoridades de outros Estados como alternativa para a crise no sistema carcerário brasileiro.
Hoje, o Brasil possui um déficit de cerca de 170 mil vagas e condições degradantes nos presídios. Representantes de Goiás, São Paulo, Alagoas, Rondônia e Mato Grosso do Sul estiveram na penitenciária para conhecer a estrutura – que abrigará 3.040 presos – e o contrato da parceria com interesse de desenvolver projetos similares, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds-MG).
O complexo,que terá um investimento total de R$ 289 milhões, traz novidades em relação ao modelo tradicionalmente adotado no país. O consórcio Gestores Prisionais Associados (GPA), que venceu a licitação e que terá a concessão por 27 anos, será obrigado a cumprir 380 indicadores de desempenho definidos pelo Estado, como qualidade de alimentos e roupas, atendimento médico e horas gastas com educação.
Entre os indicadores, há ainda metas para impedir fugas e motins. Caso aconteça uma dessas ocorrências, o Estado descontará um valor nos repasses feitos ao parceiro privado. A unidade também precisa garantir 0% de ociosidade entre presos aptos para trabalho, estudo, esporte e treinamento profissional e que queiram participar dessas atividades. Os serviços de execução penal–como monitoramento, sanções disciplinares, escoltas e vigilância – serão desempenhados por funcionários do governo.
VAGAS. Segundo o especialista em segurança pública e presidente da ONG Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa,o setor privado tem muito mais possibilidade de oferecer as vagas necessárias e uma melhor qualidade de vida.“ Em todos os casos no mundo onde há privatização no sistema penitenciário, os presos ganham em qualidade de vida e respeito aos direitos fundamentais”.


Pelo contrato, o complexo de Ribeirão das Neves não pode abrigar mais do que as vagas disponíveis, evitando a superlotação. Em Minas, há 44 mil presos para 27 mil vagas – média de 1,6 preso por vaga.

“Os Estados não têm como proibir a entrada de presos por causa de vagas, mas, mediante um contrato, é diferente – e isso será benéfico. Essa é uma alternativa importante também para os governos que estão com dificuldade de construir, com recurso próprio,novas penitenciárias. Para se ter uma ideia, o investimento de uma nova unidade, com 300 vagas, é de R$ 12 milhões. É uma maneira de desburocratizar o sistema”, explica o secretário de Defesa Social de Minas
Gerais, Rômulo Ferraz.

VALOR. Cada preso vai custar ao governo mineiro cerca de R$2.700 por mês.Esse valor é o teto, uma vez que parte da remuneração dependerá do cumprimento por parte da GPA das metas exigidas pelo Estado.No montante, estão incluídas a manutenção da unidade e dos presos e mais a construção do presídio, já que o governo não desembolsou nenhum recurso para o investimento. Em Minas, a média do valor de um preso em penitenciárias públicas, caso também seja levada em conta a construção do local, é de R$ 100 a mais – R$ 2.800.
Minientrevista


Quais podem ser os problemas da criação de PPPs nos presídios?

Uma desvantagem seria a chance de a administração se corromper e não prestar o serviço que se dispôs a fazer. Porém, isso já ocorre em grande escala no modelo atual. Sendo assim, não vejo nenhuma desvantagem que já não exista.
Qual é, hoje, o maior desafio das penitenciárias?
Há dois graves problemas nas penitenciárias. O primeiro é a falta de separação dos presos por grau de periculosidade. Alguém preso por um crime
passional e que não tenha já envolvimento com o mundo do crime, possivelmente, nunca mais cometerá outro crime. Sendo assim, mantê-lo junto com criminosos contumazes é um enorme erro. Outro ponto é a ociosidade. O preso não trabalha e,quando isso ocorre, é apenas para sair mais rápido da prisão. Isso deve mudar.

As Associações de Agentes Penitenciários crescem por todo país, agora é a hora da Bahia ser inserida nesse contexto, força guerreiros do SISTEMA PRISIONAL BAIANO... Criação da Associação dos Agentes penintenciários do sistema prisional da Bahia

As Associações de Agentes Penitenciários crescem por todo país, agora é a hora da Bahia ser inserida nesse contexto, força guerreiros do SISTEMA PRISIONAL BAIANO...

Criação da Associação dos Agentes penintenciários do sistema prisional da Bahia


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKs7MctTUx4DwjWAflJt02tioeFJ4KtMXY0fcZyHa6rnR_EiTvU0HQ3yj8Cj9RjKpY4xwXxpR_mxlNR2cDYDVtLb4biFkvxuyVJ4WB5UbkIV_lEQJKuQufzdnPnAOAqDoZqfSpMI6xw-w/s1600/agente+penitenci%25C3%25A1rio+em+debate.jpg

Grupo de Agentes penitenciários inicia criação da associação dos Servidores do sistema prisional da Bahia


É de conhecimento geral  que a profissão de Agente penitenciário é considerada uma das mais estressantes do mundo. Oportuno incluir, também, os demais servidores que laboram no ambiente prisional, visto que também se expõem às nocividades e periculosidades do meio.
Sabe-se que Os servidores penitenciários são totalmente desprovidos de qualquer tipo de assitencialismo oriundo da iniciativa pública ou privada. Ficando a critério de cada indivíduo cuidar da sua saúde e/ou pagar por momentos de lazer e entretenimento.
Procurando meios alternativos para promover melhorias para o trabalhador do sistema penitenciário baiano, e não satisfeitos com o atual momento de abandono refletido por ineficiência da nossa entidade sindical e por falta de política governamental favorável, que um grupo de Agentes penitenciários, resolveram iniciar uma discussão em torno da criação de uma entidade em que seus membros, livres de partidarismo e, comprometidos com as pretensões e anseios da categoria, pudessem amenizar ou até erradicar a atual situação de maltratos e falta de reconhecimento que atravessa os laboriosos do sistema penitenciário da Bahia.
Apesar de encontrarem-se iniciados os trabalhos de construção da associação de servidores penitenciários, contamos com a adesão dos colegas que verdadeiramente estejam imbuidos da vontade de reverter esta situação caótica vivenciada pelos trabalhadores penitenciários e fazer parte da edificação de uma nova história.
O prósito do grupo fundador é ter em todas as unidades ao menos um reprensentante da nova associação, e que o preposto faça um trabalho de divulgação e adesão do número maior de servidores interessados. Portanto, guerreiros companheiros, contamos com vocês, com as suas ideias, para juntos edificarmos mais uma conquista com reflexo no bem estar do servidor prisional.

sábado, 18 de maio de 2013

Agente penitenciário é preso em operação na Cadeia de Machado, MG Ele seria suspeito de facilitar entrada de drogas e celulares no local.

Agente penitenciário é preso em operação na Cadeia de Machado, MG Ele seria suspeito de facilitar entrada de drogas e celulares no local.


Ele seria suspeito de facilitar entrada de drogas e celulares no local.

Polícia e Suapi apreenderam maconha, celulares e carregadores.

Do G1 Sul de Minas
1 comentário
Um agente penitenciário foi preso na manhã desta sexta-feira (17) durante uma operação das polícias Civil, Militar e do grupo de intervenção tática da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) na Cadeia de Machado (MG). De acordo com a Polícia Civil, o agente é investigado por facilitar a entrada de drogas e celulares no local.
Ainda de acordo com a polícia, o agente trabalhava na Penitenciária de Três Corações (MG) há três meses e desde então era investigado por facilitar a entrada de drogas e celulares para os presos. Transferido para a Cadeia de Machado, as investigações continuaram. O mandado de prisão temporária foi cumprido nesta sexta-feira e o agente deve permanecer preso por pelo menos 30 dias em São Joaquim de Bicas (MG).
As buscas na cadeia começaram por volta de 8h. Foram apreendidos celulares, carregadores e 160 gramas de maconha. A Cadeia de Machado tem cinco celas em funcionamento que abrigam 47 presos, mas a capacidade é de 26 detentos.
Janeiro
Dois agentes penitenciários que trabalhavam na Cadeia de Machado foram afastados das funções no dia 25 de janeiro deste ano. A investigação das polícias civil e militar indica que os suspeitos facilitavam a entrada de materiais na unidade. De acordo com a polícia, foram encontrados telefones celulares, drogas e até uma churrasqueira elétrica nas celas, além de dinheiro. Os agentes já estavam sendo investigados há pelo menos três meses.
Agente é preso suspeito de facilitar entrada de celulares e drogas em cadeia de Machado (Foto: Reprodução EPTV)Agente é preso suspeito de facilitar entrada de celulares e drogas em cadeia de Machado (Foto: Reprodução EPTV)
Segundo o delegado responsável pelo caso, Cleovaldo Pereira, a possibilidade dos materiais serem trazidos por visitantes foi descartada. Conforme a polícia, os acusados negaram o envolvimento no crime e o caso foi encaminhado para a Secretaria de Estado de Defesa Social.
Os dois agentes tiveram os contratos cancelados e respondem processo em liberdade.http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/05/agente-penitenciario-e-preso-em-operacao-na-cadeia-de-machado-mg.html