terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dois jovens são presos depois de ameaçar vítima com revólver


25/02/2013 18h31
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
ALINE DINIZ
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
Dois jovens, de 20 e 22 anos, foram presos, na tarde desta segunda-feira (25) suspeitos de ameaçar uma vítima com uma arma de fogo.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que recebeu uma denúncia anônima de que uma dupla teria ameaçado um motorista com uma arma de fogo. O denunciante afirmou que a dupla estava em uma moto que passava pelo KM 455, da BR-040. 
 
Segundo a PRF, foi montada uma operação policial, no posto da corporação em Sete Lagoas, no KM 470. Quando os policiais avistaram a motocicleta Yamaha/YBR 125, com dois indivíduos com as características apontadas pela suposta vítima, eles foram abordados.
 
Durante buscas pessoais, nada foi encontrado. Entretanto, quando uma das partes que protegem a motocicleta foi retirada, a PRF achou um revólver calibre 32, sem registro. Na arma, existiam seis munições e uma delas já estava deflagrada.
 
S.H.P.C, S.R.L e o veículo foram levados para a delegacia de polícia.  

Manifesto Cid. Administrativa SINDPOLMG


Agente é preso suspeito de repassar drogas e celulares a presos


Rosildo Mendes - Hoje em Dia



O agente penitenciário Jonatha Nepomuceno Almeida, de 27 anos, foi preso em flagrante suspeito de levar drogas e celulares para os detentos do Presídio Regional de Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds-MG), o agente era monitorado pela direção da unidade prisional. Ele terá seu contrato de trabalho rescindido. Ainda segundo a Seds, Jonatha foi detido quando chegava no presídio para trabalhar, nesse domingo (24).
Com ele, foram apreendidos uma pequena quantidade de maconha, cocaína, três aparelhos celulares e seis chips, além de uma embalagem de cola Durepox. A droga estava escondida no colete balístico dele, segundo consta no Boletim de Ocorrência da Polícia Militar. Jonatha foi encaminhado à delegacia de Montes Claros.


Detento é encontrado morto dentro de cela com 47 perfurações, em Ribeirão das Neves


Pedro Rotterdan - Hoje em Dia



Uma briga dentro de uma cela do Presídio Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acabou com um detento morto. A discussão ocorreu no fim da noite de segunda-feira (25). Jorge Davidson Teixeira Reis, de 23 anos, teve 47 perfurações no corpo provocados por golpes de “chuço”, uma espécie de barra de ferro com ponta cortante.

Nenhum dos 17 detentos que estava dentro da cela falou para a Polícia Militar qual seria o motivo da briga e nenhum deles assumiu o assassinato. Mas alguns tinham marcas de cortes e mordidas e manchas de sangue pelo corpo.

A Polícia Civil vai ouvir todos os presidiários para investigar as causas do homicídio. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que ainda não se posicionou sobre o assunto.


Justiça marca para maio julgamento de motorista e caseiro do goleiro Bruno Fernandes


Hoje em Dia


Eugênio Moraes/Hoje em Dia/Arquivo
Justiça marca para maio julgamento de motorista e caseiro do goleiro Bruno Fernandes Eugênio Morais
Wemerson Marques de Souza, "Coxinha" é apontado como o motorista que levou Bruninho do sítio

A Justiça Mineira marcou o julgamento de mais dois réus acusados de envolvimento na morte e no desaparecimento de Eliza Samudio, ocorrido em 2010. No dia 15 de maio serão julgados Elenilson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza, o “Coxinha”,  conforme divulgado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nessa sexta-feira (22).

O júri está marcado para as 9 horas no Fórum de Contagem. A juíza responsável pela Vara do Tribunal do Júri na cidade, Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, deve julgar os réus, assim como fez com Luiz Henrique Romão, o “Macarrão” e Fernanda Gomes Castro, em novembro de 2012.

Elenílson era caseiro do sítio de Bruno e primo de criação de “Macarrão”, ele foi indiciado por sequestro e cárcere privado. Já “Coxinha” é apontado como o motorista que levou o filho do goleiro Bruno Fernandes para fora do sítio. Ele responde pelos mesmos crimes que Elenílson.
Entenda o caso
Eliza Samudio está desaparecida desde o dia 4 de junho de 2010, quando fez um último contato telefônico com uma amiga. Segundo a polícia, ela foi morta e teve seu corpo esquartejado. No entanto, os restos mortais da ex-modelo não foram localizados até hoje.
O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é acusado de matar a ex-amante do goleiro Bruno a pedido do atleta. Ele e o jogador respondem pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver. O julgamento dos dois e da ex-mulher de Bruno, Dayanne Rodrigues, está marcado para o dia 4 de março de 2013.
Eles tiveram o processo desmembrado durante o júri popular que ocorreu de 19 a 23 de novembro, no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem. Na ocasião, apenas Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes Castro, ex-namorada de Bruno, foram julgados. Macarrão foi sentenciado em 15 anos de prisão e Fernanda em cinco no regime aberto. 

Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, na época mulher do atleta; Wemerson Marques de Souza, o "Coxinha"; Elenílson Vítor da Silva, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do jogador, respondem pelos crimes de sequestro e cárcere privado.

Mulher assume chefia do policiamento de BH


Carlos Calaes - Do Hoje em Dia


Carlos Roberto
Mulher assume chefia do policiamento de BH
Cláudia Araújo Romualdo substitui o coronel Rogério Luiz de Andrade, que foi para a reserva

Pistola .40 no coldre, batom e maquiagem discretos, aliados a uma boa estratégia e à tomada de decisão rápida e precisa no combate ao crime. É essa a aposta inédita da Polícia Militar de Minas Gerais para o policiamento da capital.

Na última segunda-feira (25), pela primeira vez na história, a chefia do Comando do Policiamento da Capital (CPC) foi assumido por uma mulher, a coronel Cláudia Araújo Romualdo, que completa 45 anos na quinta-feira.

A oficial, até então comandante da 3ª Região de Polícia Militar de Vespasiano, na Grande BH, assume o cargo no lugar do coronel Rogério Luiz de Andrade, que foi para a reserva da corporação.

A coronel assume o cargo na tentativa de reduzir os níveis de violência da capital mineira. Segundo dados da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), em janeiro deste ano foram registrados 47 homicídios, 2.308 crimes violentos e 2.164 contra o patrimônio.

Durante a primeira entrevista no cargo, a oficial disse que é natural que, por ser mulher, exista uma curiosidade inicial sobre como irá comandar o CPC. “Fora o batom e a maquiagem, sou uma policial com o mesmo treinamento”, resumiu.

Ela anunciou que a primeira tarefa será reunir-se com comandantes de todos os batalhões sob sua responsabilidade para uma avaliação preliminar. Também prometeu dar atenção especial aos casos de adolescentes infratores, abusos de flanelinhas, além dos constantes ataques a caixas eletrônicos com explosivos e “saidinhas de banco”.

O comandante-geral da PM, coronel Márcio Martins Sant’Ana, afirmou que “aposta todas as fichas na coronel Cláudia”. Martins informou que a decisão de Andrade de se transferir para a reserva “foi pessoal, para ficar com a família e sem maiores explicações”.

O coronel Andrade não compareceu à solenidade da posse.




RECADOS DA POLÍCIA CIVIL - MUITO IMPORTANTE !!!(NOVIDADES DOS BANDIDOS QUE ASSALTAM CARROS).



RECADOS DA POLÍCIA CIVIL - MUITO IMPORTANTE !!!(NOVIDADES DOS BANDIDOS QUE ASSALTAM CARROS)

1º AVISO DA POLÍCIA CIVIL
MUITO IMPORTANTE!
À noite, se atirarem um ovo no pára-brisas de seu carro (reconhecível
pelo amarelo da gema)
* Mantenha a calma e a VELOCIDADE
* Não use o limpador de pára-brisas!
* NUNCA coloque água no pára-brisas!
* Aumente a velocidade porque os LADRÕES estão por perto.
Explicação: O ovo e a água ao se unirem, formam uma substância
viscosa, tal como o leite, e você vai precisar parar, pois bloqueará a
sua visão em cerca de 90%. Fuja dali o mais depressa possível! Este é
o ultimo método que eles inventaram.


2º AVISO DA POLÍCIA CIVIL
NOVA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS
Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado
bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em
segurança e liga o motor.
Você não faz sempre assim?
Entretanto, olhando pelo espelho interno, você vê uma folha de papel
no vidro traseiro, que te bloqueia a visão.
Então, naturalmente, xingando quem colocou um maldito anúncio no seu
vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão,
abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja
que esteja bloqueando a sua visão.
Quando chega na parte de trás, aparece o ladrão, vindo do nada, te
rende, entra e leva o seu automóvel c/ a chave na ignição, o motor que
estava ligado (se tiver bloqueador já vai estar liberado), c/ a sua
carteira, documentos e o que mais houver lá.
Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro.
Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos,
espere e desça em outro local, mais à frente, c/ total segurança.
REPASSE!!! Esta é quente! Muito cuidado e atenção !!!
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende.
Boa sorte, boa prevenção, e fiquem atentos.


3º AVISO DA POLÍCIA CIVIL
CUIDADO em BARES, RESTAURANTES, IGREJA e outros locais de encontros coletivos.
Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade em nós e na Polícia,
portanto, vamos acabar com isso...Vejam: Você e seus amigos ou
familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo.
De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com
placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê
um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a
saída de outro carro.
Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o
assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não
levar um tiro...
Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas
baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.
Repasse esta notícia para alertar seus amigos... O jeito, em caso
semelhante ir acompanhado!Chame alguns amigos para ir junto, e de
longe verifique se é verdade.
Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado...
ou em outros locais de encontros coletivos.
'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190 '

REPASSEM!!!














1º AVISO DA POLÍCIA CIVIL
MUITO IMPORTANTE!
À noite, se atirarem um ovo no pára-brisas de seu carro (reconhecível
pelo amarelo da gema)
* Mantenha a calma e a VELOCIDADE
* Não use o limpador de pára-brisas!
* NUNCA coloque água no pára-brisas!
* Aumente a velocidade porque os LADRÕES estão por perto.
Explicação: O ovo e a água ao se unirem, formam uma substância
viscosa, tal como o leite, e você vai precisar parar, pois bloqueará a
sua visão em cerca de 90%. Fuja dali o mais depressa possível! Este é
o ultimo método que eles inventaram.


2º AVISO DA POLÍCIA CIVIL
NOVA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS
Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado
bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em
segurança e liga o motor.
Você não faz sempre assim?
Entretanto, olhando pelo espelho interno, você vê uma folha de papel
no vidro traseiro, que te bloqueia a visão.
Então, naturalmente, xingando quem colocou um maldito anúncio no seu
vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão,
abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja
que esteja bloqueando a sua visão.
Quando chega na parte de trás, aparece o ladrão, vindo do nada, te
rende, entra e leva o seu automóvel c/ a chave na ignição, o motor que
estava ligado (se tiver bloqueador já vai estar liberado), c/ a sua
carteira, documentos e o que mais houver lá.
Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro.
Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos,
espere e desça em outro local, mais à frente, c/ total segurança.
REPASSE!!! Esta é quente! Muito cuidado e atenção !!!
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende.
Boa sorte, boa prevenção, e fiquem atentos.


3º AVISO DA POLÍCIA CIVIL
CUIDADO em BARES, RESTAURANTES, IGREJA e outros locais de encontros coletivos.
Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade em nós e na Polícia,
portanto, vamos acabar com isso...Vejam: Você e seus amigos ou
familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo.
De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com
placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê
um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a
saída de outro carro.
Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o
assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não
levar um tiro...
Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas
baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.
Repasse esta notícia para alertar seus amigos... O jeito, em caso
semelhante ir acompanhado!Chame alguns amigos para ir junto, e de
longe verifique se é verdade.
Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado...
ou em outros locais de encontros coletivos.
'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190 '

REPASSEM!!

Agente é preso tentando abastecer presos com drogas


Um agente penitenciário foi preso na noite desse domingo (24) em Montes (MG), quando tentava entrar no presídio regional da cidade com celulares, carregadores telefônicos, chips, drogas e cola adesiva.
A prisão ocorreu no momento da troca de turnos, por volta das 19:30h. Segundo José Pedro de Oliveira, diretor da unidade, o agente trabalhava no local desde 26 de junho de 2012 e já estava sendo investigado sob suspeita de fornecer materiais e objetos para os detentos. Jonata Almeida foi encaminhado para o presídio.
O agente penitenciário foi autuado pelos crimes de corrupção passiva, tráfico de drogas e por facilitar entrada de aparelho telefônico na prisão.
Agentes repudiam atitude de colega
“Queremos parabenizar os bravos Agentes Penitenciários do PRMOC-MG que lutam e dedicam a todo momento para combater o crime organizado dentro do estabelecimento prisional. Desde já, começamos a fazer justiça, varrendo a corrupção!!! Em breve outros bandidos travestidos de Agentes Penitenciários estarão atrás das grades, temos que repudiar o desvio de conduta dentro da nossa gloriosa SUAPI”. Declarou Alexandre Guerreiro em seu Blog
fonte: http://emcimadanoticia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=798:aaviaozinho-do-trafico&catid=9:noticias-locais&Itemid=465

Segurança em alerta: SINDPOL/MG declara estado de alerta e indicativo de greve 2013.




 
Segurança em alerta: A trégua à morosidade do governo acaba e SINDPOL/MG declara estado de alerta e indicativo de greve 2013, caso o governo não cumpra a palavra de aprovar a Lei Orgânica

Na manhã desta segunda-feira (25), policiais civis e dirigentes sindicais da Polícia Civil interditaram temporariamente a Linha Verde em frente à Cidade Administrativa e Palácio do governo reivindicando a aprovação do projeto de Lei Orgânica da PCMG em cumprimento a acordo de greve 2011, quando a categoria atendeu ao apelo do governo pela suspensão da greve sob a compensação de atendimento as reivindicações da classe, em um projeto de lei orgânica elaborado com a participação das entidades de classe. O projeto foi elaborado, mas o governo se esquiva de aprova-lo, descumprindo o acordo. A situação se agrava, ao passo que é nítido e sensível o estado de sucateamento e escassez da instituição Polícia Civil. Enquanto concursos e investimentos são aprovados e autorizados para outras instituições como, por exemplo, Ministério Público, Polícia Militar e Suap, dentre outros.

A direção do SINDPOL/MG informa que os policiais estão indignados com a demora e “enrolação” referente ao projeto, motivo pelo qual não pode esperar mais; não haverá mais trégua ou tolerância e as mobilizações por uma greve geral e movimentos estratégico de rua vão se espalhar por todo o estado.

Governador recebe Polizia Penitenziaria e Sindasp em audiência.





Na última quinta-feira (21) o governador Geraldo Alckmin (PSDB), recebeu a comitiva do Sindasp-SP e dos policiais italianos em audiência no Palácio dos Bandeirantes às 17h.

A audiência com Alckmin fez parte da programação do “II Encontro Bilateral de Agentes de Segurança Penitenciária do Estado São Paulo e Polizia Penitenziaria Italiana”, que ocorreu de 16 a 24 de fevereiro.

Foto: Marina/Sindcop
Segretario Generale del do Sappe, Donato Capece, falando ao governador sobre a importância de se criar a Polícia Penal

Diversas autoridades marcaram presença na audiência, entre os quais, o deputado federal Paulo Pereira (Paulinho da Força) e o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. Também participaram diretores do Sindasp-SP e Sindcop.

Após a recepção do governador aos policiais italianos, o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, falou sobre a motivação do encontro, a visita dos diretores do Sindasp-SP à Itália, a estrutura e organização da Polizia Penitenziaria italiana, bem como da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal federal e estaduais.

Foto: Marina/Sindcop

Na sequência, Segretario Generale del do Sappe (Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria), Dott. Donato Capece, argumentou ao governador sobre a importância de se criar a Polícia Penal no Brasil, ou, especificamente, no Estado de São Paulo.

O governador também ouviu o apoio do coronel da reserva da PMMG, Amauri Meireles, que falou de sua experiência no envolvimento com o sistema penitenciário quando era comandante da Região Metropolitana de BH e da importância que tem para o Estado de São o apoio para a aprovação da PEC 308/04.

Foto: Marina/Sindcop

Visita ao Brasil: o objetivo da visita da Polizia Penitenziaria foi conhecer o sistema penitenciário do Estado de São Paulo e apoiar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal. A Emenda reconhece constitucionalmente a categoria, concedendo a ela poder de polícia, tal qual ocorre na Itália. A Polizia Penitenziaria Italiana é o melhor exemplo de organização pelo qual o Brasil deve se espelhar para aprovar o projeto.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Doze pessoas ficam feridas em rebelião na Fundação Casa e 18 são feitas reféns

    

 

      
Doze pessoas ficaram feridas na rebelião ocorrida nesta quinta-feira (21) na unidade da Fundação Casa da Vila Conceição, na zona leste da capital paulista.

"Menores não nos mataram porque não quiseram", afirma professora

    Thiago Varella/UOL
  •   "Eles não mataram todo mundo porque não quiseram. A unidade ficou totalmente incendiada", disse a professora Patricia Andrade, feita refém ao lado de outras 17pessoas, incluindo o diretor da unidade.
    Sete funcionários e cinco jovens foram levados para hospitais da região e passam bem, de acordo com informações da assessoria de imprensa do órgão.
    Durante o motim, que começou às 9h30, 18 funcionários foram feitos reféns. Três deles foram liberados antes do fim da rebelião, entre eles o diretor da unidade.
    O conflito terminou por volta de 13h20 após negociação com a Superintendência de Segurança do órgão. Os adolescentes pusseram fogo em colchões e quebraram móveis da parte interna do centro para cumprimento de medida socioeducativa.
     
    Agora, os jovens passarão por revista e pela Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) da fundação. A assessoria informou que o Ministério Público e o Poder Judiciário serão informados sobre a ocorrência.
     
    Os motivos da rebelião ainda serão apurados pela Corregedoria-Geral da fundação. A unidade da Vila Conceição tem capacidade para 60 adolescentes e está totalmente ocupada.

    postado por Luciano Cunha

    Detentos de Minas vão regularizar documentos a partir de segunda-feira


    Hoje em Dia


    Ana Clara Otoni/Hoje em Dia
    Detentos de Minas vão regularizar documentos a partir de segunda-feira Ana Clara Otoni Hoje em Dia
    Carteira de identidade,CPF e certidões de nascimento,casamento e divórcio serão feitos para detentos

    A partir da próxima segunda-feira (25) todos os detentos dos presídios e penitenciária sob custódia da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) em Minas Gerais vão regularizar a documentação de registro civil. A ação da Secretaria de Defesa Social (Seds) ocorre por meio de um convênio com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil /MG). Até fevereiro de 2015, todos os detentos das 130 unidades prisionais de Minas Gerais já terão recebido seus documentos, como certidões de nascimento e casamento, registro tardio, divórcio e reconhecimento de paternidade.

    A intenção é promover a ressocialização dos detentos e Minas Gerais será o primeiro Estado do país a realizar a ação. “Com o recebimento da documentação de registro civil, o detento também pode solicitar a carteira de identidade e o CPF, passando a ter acesso a diversos benefícios e oportunidades, como a educação e o trabalho”, explica o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli.

    Os mutirões

    Oficiais de registro civil vinculados à Recivil/MG farão 249 mutirões de visitação a todas as unidades prisionais do estado. O atendimento será oferecido aos detentos que não possuem a documentação, previamente indicados pelo sistema de dados da Secretaria de Estado de Defesa Social. De acordo com o cronograma definido pela Recivil/MG e pela Sape, a ação será realizada em 47 etapas. A primeira delas funcionará como um plano piloto e vai acontecer entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte. Já no próximo mês, a operação segue para outras cidades mineiras, como São João del Rey, Barbacena e Conselheiro Lafaiete.




    Palestra capacita funcionários do Sistema Prisional


    PDFImprimirE-mail
    21.02.2013 seds e oab promovem palestra 006 mini.jpg
    Indulto e monitoramento eletrônico foram os temas discutidos nesta quinta-feira (21.02) em uma palestra de capacitação de diretores e analistas técnicos jurídicos das unidades prisionais mineiras. O evento, realizado em Belo Horizonte, foi o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Defesa Social (Seds) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG). 
    Estiveram presentes na mesa de abertura o diretor de Segurança Externa da Superintendência de Atendimento ao Preso (Sape), Luís Fernando de Souza, e o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli. Para o superintendente, a ação busca aprimorar e qualificar os profissionais do sistema prisional. “Essa é uma oportunidade de fortalecimento dos laços entre a Seds e a OAB,” disse.
    A palestra foi ministrada pelo advogado criminal e presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB, Adilson Rocha. Na ocasião, ele explicou as determinações do Decreto Nº 7873 (26/12/12), que concede indulto e comutação de pena aos presos em todo o país. O especialista ainda apresentou um estudo sobre o documento com o objetivo de garantir a sua eficácia no sistema prisional mineiro. “A ideia é maximizar as ações do Estado para que todos os detentos que têm direito ao perdão da pena efetivamente recebam esse benefício”, ressalta.
    21.02.2013 seds e oab promovem palestra 034 mini.jpgAs condições para a monitoração eletrônica e as vantagens da utilização das tornozeleiras também foram assuntos abordados na exposição. Para Adilson, o equipamento beneficia tanto o sistema prisional, que pode fiscalizar o indivíduo que conseguiu a progressão da pena, quanto os detentos, que são reinseridos na sociedade. “Um dos focos da palestra é a maximização da eficácia desse sistema de monitoramento”, conta o advogado.
    Como funciona a tornozeleira
    O equipamento instalado no preso pesa cerca de 150 gramas e sua bateria dura cerca dois dias. O carregamento acontece em menos de uma hora. O aparelho funciona por GPS, sendo que o fornecedor é obrigado a oferecer, no mesmo equipamento, um segundo modo de localização alternativo, com identificação por rádio frequência.  

    Parceria inédita com Sindicato dos Oficiais de Registro Civil beneficia detentos


    PDFImprimirE-mail
    casamentoentredetentos.jpgUma iniciativa pioneira da Secretaria de Defesa Social (Seds) promete regularizar a documentação de registro civil de todos os detentos sob a custódia da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). A ação integra o programa Trabalhando a Cidadania, da Superintendência de Atendimento ao Preso (Sape), e já começa na próxima segunda-feira (25.02) por meio de um convênio com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil /MG).  Até fevereiro de 2015, todos os detentos das 130 unidades prisionais de Minas Gerais já terão recebido seus documentos, como certidões de nascimento e casamento, registro tardio, divórcio e reconhecimento de paternidade.
    O superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli, afirma que Minas é o primeiro estado do país a colocar em prática uma ação de regularização de documentos tão abrangente como essa.  Segundo ele, a ressocialização é o foco da iniciativa. “Com o recebimento da documentação de registro civil, o detento também pode solicitar a carteira de identidade e o CPF, passando a ter acesso a diversos benefícios e oportunidades, como a educação e o trabalho”, explica.  A assistente social da Sape, Lourdes Rosa Pio, ainda completa: “A partir do momento que o preso é reconhecido como cidadão, a autoestima cresce, o que contribui para sua reinserção social”.

    Como funcionará o projeto

    Oficiais de registro civil vinculados à Recivil/MG farão duzentos e quarenta e nove mutirões de visitação a todas as unidades prisionais do estado.  O atendimento será oferecido aos detentos que não possuem a documentação, previamente indicados pelo sistema de dados da Secretaria de Estado de Defesa Social. O presidente do sindicato, Paulo Risso, explica que a coordenação do projeto terá contato direto com os cartórios das localidades visitadas, dando suporte a esses estabelecimentos. “Esse elo é muito importante para a realização dos trabalhos, pois facilita a vida do preso e agiliza todo o processo de entrega dos documentos”, explica. 
     
    De acordo com o cronograma definido pela Recivil/MG e pela Sape, a ação será realizada em 47 etapas. A primeira delas funcionará como um plano piloto e vai acontecer entre os dias 25 de fevereiro e 01º de março no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte.  Já no próximo mês, a operação segue para outras cidades mineiras, como São João del Rey, Barbacena e Conselheiro Lafaiete.  

    Estratégia

    Durante todo o período de realização do projeto, uma semana de cada mês será reservada para mutirões no Ceresp Gameleira. “Já que local é a porta de entrada para o Sistema Prisional, poderemos atingir um maior número de detentos e impedir que eles sejam transferidos para outras unidades sem que estejam com a documentação de registro civil devidamente regularizada”, ressalta o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli.

    Negociações param na Nelson Hungria e ônibus é queimado no Anel



    Ana Clara Otoni, Pedro Rotterdan.Thaís Mota e Maristela Bretas*

    Luiz Cláudio Salustiano - colaborador
    Ônibus queimado no Anel por ordem dos presos
    Ônibus queimado no Anel Rodoviário por ordem de detentos da Penitenciária Nelson Hungria

    "Opressão do sistema". Estas eram as palavras escritas no bilhete encontrado ao lado do ônibus da linha 4501 (Califórnia II/São Paulo) incendiado no início da madrugada desta sexta-feira (22) no Anel Rodoviário, altura do bairro Califórnia, região Noreste da Capital. Três homens ainda não identificados teriam entrado no coletivo onde estavam o motorista, o trocador e uma passageira e ordenado que eles saíssem, Em seguida, jogaram gasolina e atearam fogo. O óleo que vazou do tanque do ônibus atingiu um Palio prata e parte da rede elétrica próxima, que também ficaram danificados. Viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam no combate as chamas, mas o coletivo ficou totalmente destruído.
     
    A ação ocorreu pouco depois que as negociações entre presos e agentes do Grupo de Ações Táticas (Gate) teriam sido encerradas, no final da noite de quinta-feira na penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, na região Metropolitana de BH, onde desde as 9 horas aproximadamente cem presos se rebelaram, mantendo um agente penitenciário e uma professora como reféns. De acordo com parentes de detentos que aguardam do lado de fora da penitenciária, a ordem de incendiar o coletivo teria partido dos rebelados do pavilhão I.
     
    Também à noite foi formado um gabinete da crise com representantes da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), polícias Civil e Militar., Ministério Público e Tribunal de Justiça, para coordenar as ações e colocar um  fim à rebelião, o que poderá acontecer na manhã desta sexta-feira;
     
    Mais cedo, as negociações com os presos chegaram a avançar, com a possibilidade da rebelião ser encerrada ainda na quinta-feira. Representantes dos presos passaram a tarde e noite conversando com Agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) por rádio e pessoalmente. Na noite de quinta-feira foi cortado o abastecimento de água e energia elétrica, nos pavilhões onde os presos se rebelaram. Desde cedo, a comida já havia sido cortada.
     
    No início da madrugada, mais de 250 homens da PM reforçavam a segurança no local, utilizando um gerador de energia e alguns refletores, além de uma ambulância do Corpo de Bombeiros.
     
    Parentes dos detentos que aguardam um desfecho da rebelião do lado de fora da penitenciária informaram à reportagem do Hoje em Dia que presos de outros pavilhões teriam iniciado uma greve de fome, informação não confirmada pela Seds.

    Aproximadamente, cem detentos mantêm um agente penitenciário e uma professora como reféns dentro da unidade prisional, desde o início da revolta.Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Renato André de Paula e Eliana da Silva estavam na sala de aula da escola regular que funciona dentro da unidade quando foram rendidos. À noite, a professora chegou a passar com problemas de pressão, foi medicada e já se recuperou, mas permanece em poder dos detentos.
     
     
    Presos fazem rebelião na Nelson Hungria - Carlos Rhienck/Hoje em Dia
                                                                               Presos fazem rebelião na penitenciária Nelson Hungria (Foto Carlos Rhienck/Hoje em Dia)
     
     
     A Seds informou também que, apesar da revolta dos presos, o projeto de instalação de bloqueadores de sinal de celular no presídio não será alterado. O sistema deverá entrar em funcionamento ainda neste semestre.
     
    No início da noite, os presos ameaçaram soltar os reféns, mas mudaram de ideia após não verem atendida a exigência de troca do diretor do presídio.Além desta, segundo a Secretaria, os detentos estariam reclamando de superlotação e da mudança na rotina para entrada de grávidas que tentam visitá-los. À tarde, os rebelados exigiram a saída dos helicópteros que sobrevoavam a penitenciária e pediram mais bateria para o rádio de um agente penitenciário que está sendo utilizado pelos presos para a negociação. .
     
    O motim acontece apenas no Pavilhão I da penitenciária, onde vários presos passaram o dia no telhado e de vez em quando gritavam que a situação no presídio estava muito ruim. Agentes do Comando de Operações Especiais da Suapi (COPE) isolaram a área e os demais pavilhões, evitando que a rebelião se espalhe. Por volta de 12h30, o Gate chegou ao local, para dar apoio na negociação de soltura dos reféns.
     
    Pela manhã, os presos colocaram fogo em alguns colchões, mas as chamas foram controladas por militares do Corpo de Bombeiros. Além disso, alguns disparos foram ouvidos, mas não houve a confirmação de que o estrondo veio de disparos de armas de fogo. Usando lençóis, os rebelados formaram a palavra "opressão" no centro do pátio do Pavilhão I, mesma palavra usada no bilhete encontrado ao lado do ônibus incendiado.
     
    A polícia suspeita ainda que alguns detentos estejam armados. A Penitenciária de Segurança Máxima de Contagem tem capacidade para 1.664 e hoje abriga 1.970 detentos.
     
    Alguns familiares estariam fazendo contato com os presos por meio de celulares. Também a filha da professora Eliana, que não quis informar seu nome, não teve autorização para entrar no presídio e ajudar nas negociações, mas informou que a mãe está bem.
     
    Depoimento de detento
     
    Um dos detentos ligou para a rádio Itatiaia e se identificou como "Daniel Cipriano". Segundo ele, o motivo do motim seriam as alterações dos horários de visitação e a proibição de gestantes como visitantes. Ainda de acordo com o homem, eles exigiram a presença da imprensa e do deputado Durval Ângelo (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de um juiz da Vara de Execuções Penais e de um procurador de Justiça para fazer as negociações.
     
    "Cipriano" denunciou ainda agressões sofridas na unidade, onde ele está preso há dez anos. Segundo o detento, a liberação dos reféns só seria realizada após o cumprimento de todas as exigências feitas. Durante a entrevista à rádio, o detento permitiu que a professora Eliana da Silva falasse ao vivo. A mulher disse que estava bem e que não tinha ferimentos.
     
    A Seds não confirmou que os detentos exigiram a presença do deputado Durval Ângelo no local. 
     
    Veja as fotos da rebelião
     
     
     
     
    * Com informações de Alessandra Mendes e Celso Martins (Atualizada às 01;10)