terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Líder do governo na Câmara de BH retira plano de carreira da Guarda Municipal de tramitação


De acordo com o Tarcísio Caixeta (PT), a ação foi um pedido do pefeito, após o Executivo ter recebido um abaixo-assinado dos Guardas Municipais pedindo que o projeto foi melhor discutido
Marcelo Ernesto - O líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte(CMBH), vereador Tarcísio Caixeta (PT), protocolou na tarde desta segunda-feira, requerimento para a retirada do Projeto de Lei que trata do plano de carreira da Guarda Municipal da capital de tramitação. Segundo Caixeta, a ação foi um pedido do prefeito Márcio Lacerda (PSB), após o recebimento de um abaixo-assinado de 500 guardas municipais sugerindo medidas para o aperfeiçoamento do projeto. O projeto estava previsto para ser novamente discutido no retorno às votações na Câmara, nesta quarta-feira.LEIA NO ESTADO DE MINAS>>>>>

Presos podem ser liberados: presídio superlotado


Um pedido de habeas corpus para libertar todos os detentos do Presídio deLavras, no Sul de Minas, foi solicitado na Justiça por um advogado da cidade. Conforme solicitação, o pedido é baseado no princípio da dignidade da pessoa humana e também da Lei de Execuções Penais.

O advogado propõe que os presos aguardem o julgamento em liberdade ou cumpram pena em prisão domiciliar, pois o presídio, que tem capacidade para apenas 51 presos, está superlotado.

Interdição
Devido a superlotação e irregularidades como falta de camas, o Ministério Público pediu a interdição do presídio. (MX)

Bope terá nova farda camuflada para dificultar identificação de policiais


UNIFORME PRETO TRADICIONAL CONTINUARÁ SENDO USADO POR POLICIAIS. 
TECIDO NOVO FACILITA RESPIRAÇÃO É INSPIRADO EM FARDA DE GUERRA NO AFEGANISTÃO.

Thamine LetaDo G1 RJ
Nova farda camuflada deve chegar ao batalhão em julho (Foto: André Durão/G1)Nova farda camuflada deve chegar ao batalhão em julho (Foto: André Durão/G1)

A Tropa de Elite daPolícia Militar do Rio vai ganhar um novo uniforme ainda em 2012. Além das tradicionais fardas pretas, que acompanham os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) há cerca de 20 anos, os combatentes vão poder usar também uma farda camuflada que dificulta a identificação dos policiais durante operações na mata e em comunidades cariocas.LEIA NO G1 RIO>>>>>>

Agente penitenciário é ferido com tiros ao chegar em casa na cidade de Uberaba




Agente penitenciário foi surpreendido a tiros na manhã desta segunda-feira, dia 30, no bairro Tutunas, quando chegava em casa. O suspeito o esperava dentro do imóvel e o atingiu com dois tiros e em seguida fugiu. A polícia apurou que o autor dos disparos conhece a vítima desde a infância e não aceitava o fato de ter se tornado um agente.
Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 6h30, na avenida Tutunas, quando o agente penitenciário Flauber Bruno Ferreira, 27 anos, chegava do trabalho e, ao abrir o portão de entrada de sua residência, foi alvejado com três disparos de arma de fogo, que teriam sido efetuados por um indivíduo conhecido por Cacildo. Um dos tiros o atingiu no tórax e outro na mão. Em seguida o autor fugiu, tomando rumo ignorado. Ele pode ter entrado no local pelo muro dos fundos, já que por este lado o terreno da vítima faz divisa com a propriedade da Fazu.
Foi apurado pelo Jornal da Manhã que o autor Cacildo conhece Flauber desde a infância e não se conforma com o fato de ele ter se tornado um agente penitenciário. De acordo com as informações da polícia, Cacildo já tem várias passagens por diversos crimes em várias cidades e, inclusive, já cumpriu pena na cidade de Barretos.
Flauber foi socorrido pela própria viatura policial e conduzido ao Hospital de Clínicas da UFTM, onde foi medicado. Segundo a assessoria de imprensa da unidade hospitalar, a vítima continua se recuperando e seu estado de saúde é estável. Até o fechamento desta edição o autor não havia sido preso. (AC)

Família no tráfico de droga:
Pai estava preso em Minas Gerais e filho em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Mãe e namorada do jovem ajudavam no tráfico de drogas.
Do G1 PR,
A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão de presidiários na última semana. A Operação Empório, deflagrada na quinta-feira (25), acabou com a atuação de uma família na tráfico de drogas. Mesmo com o pai preso em uma penitenciária de Minas Gerais e o filho na cadeia pública de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, os dois davam ordens à parentes que colaboravam no esquema.
Gravações cedidas pelas polícia comprovam que os presos se comunicavam com os familiares e recebiam informações do que acontecia na rede de negócio criminoso. “Ah, pai, vou falar pro senhor: eu fiquei bem desanimado. Eu peguei um juiz muito ruim, um promotor muito ruim. Os caras já falaram aqui, que eu vou sentar lá e ele vai pedir 35 anos pra mim”, disse o filho por telefone.
Com pai e filho presos, a esposa e mãe dos criminosos passou a contribuir. Em uma das gravações, ela avisa ao marido, com uma mensagem cifrada, que um caminhão carregado de maconha foi apreendido. “É, morreu, mesmo. Morreu o parente lá”, diz a mulher. Ela se refere a um caminhão-tanque apreendido em Curitiba que transportava duas toneladas de maconha.

Em uma conversa, mãe e filho chegam a comentar sobre um plano de resgate do jovem preso. Ele chama os policiais de “bezerros”.

Filho: Avisa os caras que, quando eles ‘pegar’ os bezerros lá, quando for sair, pra deixar os bezerros amarrados, entendeu?
Mãe: Entendi.
Filho: Deixar amarrado. Você entendeu?
Mãe: Entendi.
Filho: Não é pra carnear nenhum dos bezerros, só se precisar.

“Carnear os bezerros” seria matar os policiais.

Segundo o delegado da Polícia Federal no Paraná, Wagner Mesquita, através do monitoramento das ligações, a polícia apreendeu o fuzil comprado para ser usado para a ação. “Sabendo que tinha um plano de arrebatamento de preso e de resgate de preso, tivemos de impedir esse plano e solicitar à Justiça que fizesse a realocação desse preso”.

Agora, com a quadrilha desmantelada, a mãe e a namorada do jovem foram presas suspeitas de passar informações e recados durante as visitas.

“É praticamente impossível que uma pessoa presa consiga manter sua atividade criminosa sem o auxílio de uma pessoa que esteja solta, normalmente os familiares”, declarou o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Jose Alberto Iegas.

Pai e filho podem ter um acréscimo na pena de trinta e um anos de prisão.

Polícia Civil de Minas deve ir a Mato Grosso do Sul para ouvir Nem


Taficante teria participação em ameaça a envolvidos no caso Eliza Samudio.

DEPOIMENTO DEVE ACONTECER ATÉ A PRÓXIMA SEMANA. 

DO G1

A Polícia Civil de Minas Gerais deve ouvir, nos próximos dias, Antônio Bonfim Lopes, o Nem, sobre a denúncia de participação em um plano para matar pessoas envolvidas no caso Eliza Samudio. Primeiramente, o detento seria ouvido por carta precatória, mas a previsão é que o delegado Islande Batista, que apura o caso, vá até o Mato Grosso do Sul.

O local onde será realizado o depoimento ainda não foi definido. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, o mais provável é que a oitiva ocorra no Presídio Federal de Campo Grande, onde Nem está preso.

Denúncia
De acordo com a denúncia de um presidiário, o ex-goleiro Bruno Fernandes e Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, contariam com a ajuda do traficante da Rocinha para executar a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, que preside o processo; o delegado Edson Moreira, chefe do inquérito; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Durval Ângelo; o ex-advogado do Bruno, Ércio Quaresma; e o advogado José Arteiro, que defende a família de Eliza Samudio.

O autor da denúncia está detido na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele teria ouvido uma conversa entre Bruno e Bola - atualmente preso no complexo de São Joaquim de Bicas, na Grande BH -, em que os dois arquitetariam o plano e citariam o nome de Nem como articulador das mortes.

O caso está sendo investigado desde dezembro do ano passado. Nesta segunda-feira (30), uma das supostas vítimas, o deputado Durval Ângelo, foi ouvido pela polícia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Além do parlamentar, Bruno, Bola, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, Ingrid de Oliveira, noiva do ex-goleiro, e o advogado Ércio Quaresma prestaram depoimento sobre o caso.

MP cobra do Estado melhorias no presídio de Araguari, MG


SECRETARIA INFORMOU QUE ENTREGARÁ PRIMEIRA FASE DOS PROJETOS AMANHÃ. 

DO G1

Presídio está super lotado e precisa de reformas (Foto: Reprodução/Tv Integração)Presídio está super lotado e precisa de reformas
(Foto: Reprodução/Tv Integração)
O Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública na Justiça, no último dia 18, em que cobra do Governo do Estado melhorias no Presídio de Araguari, no Triângulo Mineiro. O local tem atualmente 195 presos, sendo que a capacidade é para 101 homens. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, determinou a apresentação de propostas para o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional. O prazo para o envio de propostas da reforma para Brasília termina nesta terça-feira (31).
De acordo com o promotor André Luís Alves de Melo, o presídio do município está superlotado, provocando insegurança na comunidade local e condições desumanas aos presos. A ação foi para tentar obrigar o Governo do Estado a enviar o projeto para o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional.
A cidade sofre ainda com a falta de um local para o cumprimento de regime semiaberto. "Não temos um albergue. Temos 90 condenados que estão cumprindo pena em casa, o que gera insegurança à população. Além disso, não temos como fiscalizar essas pessoas", disse o promotor.
O presídio masculino de Araguari foi inaugurado em 2004 com capacidade para 101 presos. Em abril de 2011 foi pedida a interdição parcial do presídio quando a população carcerária atingiu 150% da lotação. Segundo o MP, além da reforma, na unidade prisional não há ala, bloco ou cela exclusiva para as detentas.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDES) informou que entregará até amanhã a primeira fase dos projetos de expansão do sistema prisional, subsidiados pelo Plano Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, lançado pelo Ministério da Justiça. Sobre a reivindicação do Ministério Público de Araguari, a secretaria disse que conforme resolução 09/2011, do Conselho Nacional de Política Criminal, a verba do Plano Nacional não pode ser usada para reforma como foi pedido e a ala feminina está sendo construída pelos próprios detentos.
Entretanto, o promotor contestou sobre a destinação da verba do programa e sobre a construção da ala feminina. "A portaria 522 do Ministério da Justiça é clara e permite sim as reformas e ampliações. Sobre a obra da ala feminina tem algumas pilastras que estão há anos no local e tijolos sem cimento por cima", disse.
A assessoria informou que a obra de construção da ala feminina do Presídio de Araguari não está paralisada. Já foram feitas a fundação, a parte de alvenaria, colocados blocos de cimento e, agora, a obra está na fase de ajustes técnicos para compra de mais materiais.
Em relação à falta de um local para o cumprimento de regime semiaberto, a SEDS disse que os presos condenados em regime fechado e semiaberto são encaminhados para unidades prisionais da região desde que as vagas sejam solicitadas à Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) pelo Juízo de Execução.

Agentes encontram cocaína e maconha no presídio Jacy de Assis




Treze detentos do presídio Professor Jacy de Assis, no bairro São Francisco, zona leste de Uberlândia, foram conduzidos na noite deste domingo (29) à delegacia depois que agentes penitenciários, em revista, acharam 700 gramas de maconha e cinco papelotes de cocaína escondidos na cela em que dividiam.
A droga estava armazenada em um buraco feito na pia da cela 5, no bloco 1 da unidade prisional. Nesse esconderijo, também estavam cerca de seis celulares e chips. Como ninguém assumiu a propriedade dos materiais ilícitos, todos foram levados à presença do delegado para serem autuados por tráfico de drogas.
Já na delegacia, um deles, um homem de 29 anos que cumpre pena por roubo, resolveu assumir ser o dono de tudo e acabou sendo o único autuado. Porém, ele não quis revelar como os entorpecentes entraram no local.
Segundo o diretor do presídio, coronel Adanil Firmino, nenhuma hipótese é descartada, inclusive a de falha humana e a de pessoas arremessando pequenas quantidades por cima dos muros, principalmente os que ficam paralelos ao bairro.
No ano passado, estava previsto que telas fossem colocadas por cima de todos os blocos. Porém, segundo o coronel, a engenharia detectou que a estrutura do complexo poderia ser comprometida caso fosse implantando o tipo de material previsto inicialmente. “Resolvemos mudar para telas mais adequadas e finas”, disse.
Não há data prevista para a chegada do aparelho body scan ao presídio Professor Jacy de Assis, segundo informou o diretor da unidade, coronela Adanil Firmino. No entanto, segundo ele, o presídio está entre os primeiros da fila de espera existente em Minas Gerais.
O aparelho, que ajudará a diminuir a entrada de drogas e celulares, é uma espécie de cabine, a qual permite enxergar dentro do corpo dos funcionários e visitantes. Em uma sala anexa, o operador da máquina visualiza a imagem gerada pelo equipamento como uma radiografia.
 correiodeuberlandia

Advogado pede liberdade de todos os 248 detentos do presídio de Lavras


Poços Após motim, presídio passa por obras emergenciais



Agente penitenciário é preso suspeito de vender celular na Nelson Hungria



Vídeo mostra como será o presídio da PPP em MG



Vigilante foi surpreendido com equipamentos de uso exclusivo de policiais

    fonte:Jornal Coletivo

Dois documentos de identificação apreendidos com Willams Araújo de Santana também não tiveram autenticidade comprovada 
 titular da Delegacia de Defraudações (DEF) apresentou, na manhã de hoje, um homem de 38 anos que se passava por agente penitenciário do estado de Goiás. Com ele foi encontrado um colete balístico, cinto operacional, dois sprays de pimenta, distintivo, boné de policial, um revólver calibre 38 e dois documentos falsificados, sendo um da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, que o inscreve como agente de segurança prisional, e outro da Polícia Federal que o autorizava ter porte de arma. Os dois órgãos foram procurados pela PC-DF e negaram a emissão dos documentos para o acusado.

O delegado-chefe da DEF, José Roberto Soares, disse que a polícia chegou ao rapaz depois de receber uma denúncia anônima informando que o vigilante Williams Araújo de Santana estaria se passando por policial civil do estado de Goiás. Os investigadores foram até Planaltina, onde o acusado mora, e encontraram Williams com a documentação falsa e com os equipamentos especiais. Mesmo depois de surpreendido pelos policiais, o rapaz se diz inocente e que a autorização do porte de arma e a carteira de agente de segurança prisional são verdadeiras. “Nós investigamos todas as informações passadas por ele e descobrirmos que realmente se trata de uma farsa”, comenta o delegado.


Reclusão pode chegar a 10 anos 

O suspeito contou que é agente prisional desde 2008 e teria comprado a arma para se defender de bandidos que o ameaçam de morte. Segundo Williams, o revólver e a documentação do porte de arma foram comprados de um despachante da PF. O acusado foi indiciado por posse de arma e uso de documento falso. Se condenado, ele pode pegar de quatro a 10 anos de reclusão.

Presos podem ser liberados: presídio superlotado


Um pedido de habeas corpus para libertar todos os detentos do Presídio deLavras, no Sul de Minas, foi solicitado na Justiça por um advogado da cidade. Conforme solicitação, o pedido é baseado no princípio da dignidade da pessoa humana e também da Lei de Execuções Penais.

O advogado propõe que os presos aguardem o julgamento em liberdade ou cumpram pena em prisão domiciliar, pois o presídio, que tem capacidade para apenas 51 presos, está superlotado.

Interdição
Devido a superlotação e irregularidades como falta de camas, o Ministério Público pediu a interdição do presídio. (MX)

TAXA DE SEGURANÇA: Isentos de pagamento


NATHALIA OLIVEIRA - A taxa de segurança pública cobrada de organizadores de eventos esportivos especializados foi abolida pelo governo do Estado. A medida, que beneficiava apenas os times de futebol, foi comemorada por clubes que investem em esportes como vôlei, basquete, futsal e boxe.


Para o gerente esportivo do Minas Tênis Clube, Luiz Eymard, as taxas prejudicavam o orçamento do clube. Entidades representativas também se dizem satisfeitas com a decisão. "Essa economia vai melhorar muito o esporte em Minas", disse o vice-presidente da Federação Mineira de Boxe, Luiz Delmindo.SUPER NOTICIAS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


" A tropa de elite do Sistema Prisional." 25 agentes penitenciários dos estados de Minas Gerais e Paraná, e também da Marinha



Suspeito de homicídio contra agente penitenciário é preso na divisa do estado





Homem é preso após se passar por agente penitenciário



Não foi encontrada nenhuma ligação do rapaz com serviço de segurança pública (Braitner Moreira/Esp. CB/D.A Press ) 
Não foi encontrada nenhuma ligação do rapaz com serviço de segurança pública

Um homem foi preso na noite de quarta-feira (25/1) após se passar por um agente penitenciário. No momento em que Willian Araújo de Santana, 39 anos, foi pego, a polícia encontrou com ele duas latas de spray de pimenta, um revólver cromado calibre .38, colete a prova de balas do grupo tático, uma autorização de porte de arma adulterada e munição.

O rapaz foi localizado em Planaltina-DF, onde mora, a cerca de 56 quilômetros do Plano Piloto. Ele disse aos policiais que trabalhava como agente penitenciário em Formosa (GO). A Delegacia de Falsificação e Defraudação (DEF), responsável pela prisão de Willian, entrou em contato com a polícia de Goiás e não foi encontrada nenhuma ligação do rapaz com algum serviço de segurança pública.

"Comprei tudo para minha proteção, eu já tinha recebido ameaça de morte", afirma Willian. O delegado adjunto da DEF, José Roberto Batista, já não acredita na versão do rapaz. "Apesar de todas as evidências colhidas, ele insiste na versão, mas não resta dúvida. Ainda preso, ele se passa por agente penitenciário".

Willian irá agora responder por porte ilegal de arma e uso de documento falso. Se condenado, pode pegar de quatro a dez anos de prisão. De acordo com o delegado, ele pagou R$ 1,2 mil na arma e R$ 600 pelo documento.