quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SEPLAG RESPONDE SOBRE PAGAMENTO DO PRÊMIO PRODUTIVIDADE


O protocolo 53883 encaminhado por meio do Portal Mg.gov.br foi respondido por Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão:



Resposta:
Senhora Renata,
Encaminho essa correspondência em resposta à sua consulta de protocolo 53883, enviada no dia 30 de agosto, refernte ao pagamento do Prêmio de Produtividade.
O Governador ainda não anunciou a data exata do pagamento, mas a previsão é que esse bônus seja pago em data semelhante aos pagamentos ocorridos nos dois últimos anos. Os ajustamentos funcionais devem ser analisados caso a caso. Se o servidor esteve em efetivo exercício em órgão/entidade signatário de Acordo de Resultados durante o período de referência por, no mínimo, 90 dias, ele faz jus ao Prêmio.
A senhora poderá ter mais informações sobre o Prêmio por produtividade no site do GERAES: http://www.geraes.mg.gov.br/acordo-de-resultados/premiopprodutividade.
Atenciosamente,
Equipe do Portal Minas On Line
Núcleo Central de Gestão de Projetos e do Desempenho Institucional
Secretaria de Estado de Planejamento e Gstão (SEPLAG)


Mensagem Encaminhada: bom dia, gostaria de saber se ha previsão para pagamento do Prêmio Produtividade para esse ano, relativo ao ano de 2010, e qual é o índice que a SEDS vai receber. 
abraço e obrigada Renata Pimenta

APRESENTADOR CARLOS VIANA DO MG RECORD FAZ REPORTAGEM SOBRE AS MORTES DE AGENTES EM MINAS GERAIS


      A Rede Record Minas esta de parabéns em veicular essa reportagem, o reporter Carlos Viana apresenta as principais notícias do dia no MG Record. Um telejornal que se destaca pela seriedade em tratar assuntos polêmicos e fatos que afetam o dia-a-dia dos mineiros. Cobertura ágil e dinâmica, 

Veja abaixo o vídeo da reportagem: 

Comissão dá parecer a projeto sobre acesso a carceragens



O Projeto de Lei (PL) 1.347/11, que dá nova redação e acrescenta dispositivos à Lei 13.955, de 2001, sobre o livre acesso de autoridades aos estabelecimentos carcerários, teve parecer de 1º turno pela juridicidade, emitido pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (30/8/11). A proposição, de autoria do deputado Durval Ângelo (PT), foi relatada pelo deputado Cássio Soares (PRTB), que apresentou as emendas nºs 1 e 2.
O projeto original define como estabelecimentos policiais e carcerários as repartições que pertencem à estrutura da Secretaria de Estado de Defesa Social e da Polícia Militar. Também acrescenta as seguintes categorias no acesso livre aos estabelecimentos carcerários e policiais: o membro do Conselho da Comunidade da Comarca; a comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; e a Comissão de Direitos Humanos das Câmaras Municipais onde estiver localizado o estabelecimento prisional. Além disso, o acesso mediante prévia e expressa comunicação à autoridade responsável pelo estabelecimento, até 72 antes da visita, é estendido para pastorais e capelanias religiosas.
O projeto também assegura às entidades o direito ao registro fotográfico, em áudio e em vídeo das visitas aos presos, para elaboração de seus relatórios e providências diante das autoridades públicas. Entretanto, por medida de segurança, é vedada a divulgação de imagens de plano completo do estabelecimento prisional e de imagens que possam ferir a integridade de imagem garantida na Lei de Execuções Penais, sendo de responsabilidade da entidade eventual registro indevido.
O que dizem as emendas - A emenda nº 1 menciona apenas o membro do Conselho da Comunidade nas inclusões para acesso livre às unidades carcerárias e policiais. A emenda nº 2 suprime o parágrafo 4º do PL 1.347/11, que dispõe sobre o registro de áudio e imagem.
Projeto sobre relatórios de impacto de segurança também foi analisado
O PL 211/11, do deputado Elismar Prado (PT), que dispõe sobre a criação do Relatório de Impacto de Segurança Pública (Rise), também recebeu parecer de 1º turno pela juridicidade. O relator, deputado Sebastião Costa (PPS), opinou pela legalidade, na forma do substitutivo nº 1. O objetivo é garantir a segurança das comunidades onde se pretenda instalar unidades prisionais e policiais e centros de reabilitação de menores infratores.
Pela proposta original, o relatório deve conter a descrição detalhada do projeto, o diagnóstico social de sua área de influência e a descrição dos prováveis impactos de segurança pública causados por sua implantação. O Rise também deve conter a caracterização da qualidade de vida social e de segurança da comunidade local na futura área de influência, comparando as diferentes situações resultantes da adoção do projeto e suas alternativas. O PL também prevê que esse relatório deverá ser avaliado pelo Conselho Estadual de Criminologia e Política Criminal, que decidirá pela implantação ou não da unidade projetada.
O que diz substitutivo - O substitutivo nº 1 dispõe que a norma vai alterar a Lei 7.772, de 1980, sobre a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente. A justificativa do relator é que o assunto do PL 211/11 já está regulamentado por lei, uma vez que as unidades prisionais podem ser consideradas geradoras de impacto ambiental passível de ser detectado pelos Relatórios de Impacto Ambiental (Rimas) previstos na Lei 7.772.
Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Agente penitenciário é baleado em tentativa de assalto no Rio, diz PM.



Segundo a polícia, ele teria sido baleado após reagir à ação de criminosos.
Agente foi atendido num hospital da região e liberado, informou a secretaria.
Um agente penitenciário foi baleado na perna, nesta segunda-feira (29), durante uma tentativa de assalto, em Honório Gurgel, no subúrbio do Rio. Segundo informações do 9º BPM (Rocha Miranda), a vítima passava próximo à Favela do Mundial, quando foi abordada por dois homens armados numa moto.
De acordo com a polícia, o agente teria sido baleado após reagir à ação dos criminosos, que fugiram. A vítima foi levada para o Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, também no subúrbio.
Segundo a Secretaria estadual de Saúde, ele foi atingido de raspão na perna direita, atendido na unidade e, em seguida liberado.

FONTE: G1-RJ.

Dois mortos por dia de janeiro a julho em BH.


Capital teve 463 assassinatos de janeiro a julho deste ano. O número é 14,6% maior que o registrado no mesmo período de 2010.


Violência assusta também no interior, onde três irmãs foram mortas: marido de uma delas é suspeito.


Belo Horizonte teve 463 assassinatos de janeiro a julho deste ano. O número é 14,6% maior que o registrado no mesmo período de 2010, quando 404 pessoas perderam a vida. Na média, é como se a polícia tivesse notificado, em 2011, pelo menos duas mortes por dia. Somente no fim de semana, houve 14 homicídios na cidade - seis a mais que o "normal".

Fontes da Polícia Civil informaram ao Hoje em Dia que apenas em julho houve 70 assassinatos em BH - quase o dobro dos 36 registrados no mesmo mês, em 2010. Em junho foram 71, contra 36 em igual período do ano anterior.

Para a polícia, o envolvimento com drogas, principalmente o crack, está por trás da maioria dos crimes. Os homicídios seriam motivados por disputas por áreas de tráfico e pelo "acerto" de dívidas de usuários.

A Polícia Militar acompanha a evolução das estatísticas de homicídios e está fazendo estudos sobre as áreas de maior incidência dos crimes, diz o tenente-coronel Alberto Luiz Alves, da assessoria de imprensa da corporação. "A situação está sendo discutida entre os oficiais e a PM não vai demorar a dar uma resposta para os criminosos", assegura.

Segundo ele, haverá uma "nova fase de intensificação das operações em diversas regiões do município e da Região Metropolitana, incrementando as buscas a criminosos e armas".

Áreas mais críticas vão merecer atenção especial. Uma delas pode ser o Alto Vera Cruz, na Região Leste. Foi onde, na madrugada de sábado (27), um jovem de 19 anos foi executado com mais de dez tiros, ao sair de um baile funk.

Mas a violência não está restrita apenas a BH. O suspeito de matar a golpes de podão (facão especial para corte de cana) três irmãs em Uberaba estava sendo procurado, nessa segunda-feira (29), em todo o Triângulo Mineiro.

Édson Fernandes de Ávila, de 52 anos, foi visto saindo do local do triplo homicídio, no Bairro Boa Vista. Segundo testemunhas, ele fugiu em um automóvel, em alta velocidade. O carro foi localizado em uma estrada nas proximidades da Penitenciária Aluízio Inácio.

As irmãs Jane Lúcia Paiva de Ávila, de 50 anos, Luzia Maria de Paiva, de 59, e Dilza Maria de Paiva, de 65, foram sepultadas na mesma noite.

O suspeito era casado com uma das vítimas, Jane. Na semana passada, o casal teria discutido várias vezes. O clima hostil foi confirmado por parentes das irmãs.

Os corpos foram descobertos na casa onde também morava a mãe das vítimas. M. A. P., de 92 anos, estava trancada em um dos quartos enquanto as filhas eram mortas na varanda do imóvel. A idosa, que não sofreu ferimentos, está muito doente e, segundo a polícia, não tem condições de prestar depoimentos, por enquanto.

Em Paraopeba, na Região Central, a Polícia Civil abriu inquérito ontem para investigar a morte de Maria Irene Silva, de 56 anos, e do neto dela, Lucas, de 15. Os dois foram mortos a facadas, no sábado, em casa.

FONTE: HOJE EM DIA. 

Máfia japonesa, Yakuza se alia a PCC em São Paulo.



Justiça já condenou 15 descendentes de orientais por participação no grupo cuja marca são as tatuagens nos corpos de seus integrantes; eles praticam extorsões e agem com extrema violência; interior de SP virou palco de atuação
29 de Agosto de 2011 às 19:22 BRASIL 247.


Fernando Porfírio_247 - A temida máfia japonesa Yakuza está em plena atuação no interior de São Paulo. A Justiça condenou pelos menos 15 pessoas, acusadas do crime de formação de quadrilha ou bando armado. Um desembargador paulista que cuidou dos recursos do grupo para conseguir a liberdade de seus integrantes afirmou que o bando pratica delitos como roubos a mão armada e extorsão e que firmou aliança com o PCC. Pelo menos quatro recursos de integrantes da organização foram apreciados e negados pelo Tribunal paulista.


“Há indícios de que o paciente [acusado] integra verdadeira organização criminosa, regularmente estabelecida para a prática de diversos crimes como roubos a mão armada e extorsões as mais diversas. Tal organização teria, ademais, ligações com o PCC e até mesmo com uma das mais importantes famílias que compõem a Yakuza, a máfia japonesa”, destacou o desembargador.


No ultimo dia 2, o caso de uma pessoa acusada de integrar a Yakusa foi apreciado pelo STJ. O Tribunal abrandou a pena aplicada a um veterinário condenado por integrar uma organização criminosa que, segundo o ministro Gilson Dipp, mantém laços com a máfia japonesa Yakuza e passou a agir em conluio com o PCC no interior de São Paulo.


O veterinário Rogério Massaharo Kabeya ganhou do STJ o direito de cumprir a pena de dois anos e oito meses de reclusão a que foi condenado em regime semiaberto. O juiz de primeiro grau determinou que a pena deveria ser cumprida em regime inicial fechado. A defesa recorreu e o STJ decidiu pelo regime intermediário com o argumento que este seria o mais adequado.


Kabeya e pelo menos mais 14 pessoas são acusados e foram condenados por integrar uma organização criminosa que agia no interior do Estado de São Paulo com ligações com a máfia japonesa Yakuza e o PCC. O bando foi condenado pela Justiça de Birigui.


Em pedido de habeas corpus apresentado ao STJ, a defesa sustentou que o veterinário deveria cumprir a pena em regime aberto por ser primário, ter bons antecedentes, residência fixa e profissão definida, além de ser proprietário de comércio na sua área de formação.


Segundo o ministro Gilson Dipp, a sentença afirmou que os condenados pertenciam à organização criminosa Yakuza, com elevado número de integrantes e extensa área de atuação. Essa circunstância causou o aumento da pena além do mínimo. Como a quadrilha era armada, a pena inicial foi dobrada, fixada em dois anos e oito meses.


Conforme o relator, não há ilegalidade na utilização das mesmas circunstâncias judiciais para a fixação da pena e de seu regime de cumprimento. Ele explicou que, apesar de a pena concreta de dois anos e oito meses pressupor a fixação do regime aberto, o fato de a pena ter sido aplicada acima do mínimo legal, em razão das circunstâncias judiciais desfavoráveis, afasta essa possibilidade.


Mas o ministro também entendeu como exagerada a conclusão da sentença: “Por outro lado, entendo como justa a aplicação do regime intermediário para o desconto de pena imputada ao réu, por considerar o regime fechado desproporcional, tanto em face do pequeno aumento operado na pena-base (de apenas quatro meses), quanto em face da pena final cominada (dois anos e oito meses).” 

Estado pode disponibilizar fardas especiais para mulheres


A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta terça-feira (30/8/2011), em primeiro turno, parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 327/11 que dispõe sobre a confecção de vestuário diferenciado para as mulheres que trabalham nas Polícias Militar e Civil, no Corpo de Bombeiros e em outros órgãos de segurança pública do Estado. De autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT), a matéria foi aprovada na forma do substitutivo nº 1 e pela rejeição da emenda nº 1 da Comissão de Constituição e Justiça.
O PL busca acrescentar novo artigo à Lei n° 16.299, de 2006, que estabelece normas para a comercialização de vestuário próprio dos trabalhadores que atuam nas instituições de segurança pública estaduais. Prevê, entre outras questões, que as pessoas físicas ou jurídicas que comercializam os produtos de que trata a lei deverão adaptar para mulheres a confecção do vestuário próprio daquelas corporações, sob pena de serem impedidas de contratar ou firmar convênios com o Estado. A medida valeria para a confecção de uniforme, farda, distintivo, insígnia, emblema, quepe, gorro e braçal.
O relator do projeto, deputado Cássio Soares (PRTB), concluiu pela sua aprovação na forma do substitutivo nº 1, determinando que o impedimento da contratação de convênios com o Estado seja estendido também a quem descumprir qualquer disposição prevista na Lei nº 16.299. Na forma original do projeto, a penalidade recairia apenas sobre os fornecedores que não atendessem à determinação da confecção de vestuário para mulheres. O texto contém, ainda, alterações que buscam garantir que o vestuário próprio dos órgãos de segurança pública não sejam reutilizados ou doados. A determinação é para que esse material seja entregue pelo servidor ou militar ao órgão ou à corporação a que pertença.
Em sua justificativa, Cássio Soares destacou a importância de assegurar a homens e mulheres o mesmo tratamento, sem contudo desrespeitar suas diferenças e peculiaridades. Para ele, a adaptação do vestuário às necessidades femininas vai conferir mais conforto e bem-estar na realização do trabalho. Ao defender o projeto, o deputado Sargento Rodrigues citou o exemplo das policiais militares, que passaram a ser aceitas na corporação há 30 anos, mas ainda não dispõem de uniformes que atendam à sua anatomia. "A cultura instalada nessas corporações e retransmitida ao longo dos anos é, sem dúvida, a masculina", pontuou.
Presenças - Deputados João Leite (PSDB), presidente; Cássio Soares (PRTB); Sargento Rodrigues (PDT); e deputada Maria Tereza Lara (PT).
 
Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Morte de Quén Quén foi alarme falso



Em breve, o INAP estará presente no complexo a ser implementado no município de Ribeirão das Neves-MG


O Instituto Nacional de Administração Prisional (INAP) é uma instituição do consórcio vencedor da PPP, no estado de Minas Gerais.
INTERRESSADOS EM MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES COMO MONITORES  NO LINK ABAIXO:
http://www.inapbrasil.com.br/index

ALMG - ACONTECE HOJE - normas para a comercialização de vestuário próprio dos órgãos de segurança pública do Estado



Comissão de Segurança Pública (Plenarinho III) - discutir e votar pareceres sobre duas proposições sujeitas ao Plenário: o PL 327/11 (1º turno), do deputado Sargento Rodrigues, que acrescenta artigo à Lei 16.299, de 2006, que estabelece normas para a comercialização de vestuário próprio dos órgãos de segurança pública do Estado, AS 14:30.


Fonte: ALMG 

ISONOMIA SALARIAL!!!!! EQUIPARAÇÃO SALARIAL!!!



Abra o arquivo em anexo e veja que o projeto do governador Anastaisa da isonomia salarial chega ainda no mes de setembro na
assembleia mineira.
Diario oficial de sabado dia 13/08/2011. O edital do concursos em breve as promoções previsto ainda para o mes de agosto.

O GOvERNADOR DO ESTADO DE mINAS GERAIS , no uso de atribuição que lhe confere

“ANEXo
(aa que se efere o art . º do decreto º 44 . 212, e 25 e janeiro de 006)
I . 1 - ecretaria de stado de defesa Social
Carreira Quantitativo Código a
Carreira
Sigla ou rgão
da unidade Identificação do Cargo
Agente e Segurança
Penitenciário 13 . 365 ASP01 Jd ASP01 Jd 1 a
Jd 3 . 365”
Anastasia disse que, com relação à Isonomia Salarial, já havia estudos que indicam o gasto de 65 milhões de reais. O Governador deixou claro que, se não houver outra crise econômica, e segundo ele tudo indica que não haverá, acredita ser justo e correto equiparar as carreiras. Anastasia assumiu esse compromisso na reunião e enfatizou ainda que não mandaria um Projeto de Lei ainda esse ano, pois a Lei Eleitoral não permite. Mas disse que o compromisso pro próximo mandato existe, e que esses servidores acompanharão também os demais reajustes que terão os servidores públicos.

IOF. 

“Plano de rebelião só pode ser coisa dos presos trazidos de outras penitenciárias” .





IPABA - Os integrantes do serviço de inteligência da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, descobriram um documento com informações de presos convocando os quatro pavilhões da penitenciária para se movimentar em represália às ações de segurança. Além de envolver estes pavilhões, eles pegariam as famílias de diretores do presídio e dos agentes como reféns. O motim seria no fim de semana que passou ou, no mais tardar, ao longo desta semana.
De acordo com o diretor geral da penitenciária, Adão dos Anjos, um dos motivos foi a chegada, recentemente, de alguns presos de outras unidades, acostumados a fazer motins. “Quando chegam esses novatos eles esbarram na nossa segurança, que é muito atenta e impõe a supremacia de força, mas que é sem tortura e sem espancamento. Eles então decidem aprontar. São presos que vieram de Ponte Nova, Açucena e Muriaé”, explicou.
Adão relatou que consta do documento a convocação de quatro pavilhões para pegar os agentes como reféns. “O documento fala até em movimento de funcionários que levariam armas lá para dentro. Cita o termo: ‘O verme de farda vai trazer a ferramenta com munição’, e isso nos preocupou bastante. Falaram também que, se conseguissem tomar a cadeia, pegariam como reféns a mulher de nosso supervisor de segurança, a mulher do supervisor do serviço de inteligência e o diretor geral como moeda de troca”, contou.
Segundo Adão dos Anjos, o documento foi encaminhado para Belo Horizonte e de imediato, por meio da Subsecretaria de Administração Penitenciária (Suapi), solicitaram o apoio do diretor geral da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Luiz Carlos Danúzio. “Tínhamos pedido a transferência de 30 presos e a Superintendência de Articulação achou por bem não atender de imediato, determinando que a equipe fizesse o levantamento para saber qual a liderança precisaria ser transferida de Ipaba.
Chegamos a 12 presos e, na sexta-feira (19), por volta das 19h, fizemos o comboio com uma viatura de Timóteo e outra de Coronel Fabriciano, duas viaturas da penitenciária e duas da Nelson Hungria, e transferimos 12 lideranças negativas. Isso desarticulou um provável retrocesso do que já houve aqui no passado”, desabafou Adão.
O diretor enfatizou que a administração dos presos em Ipaba é tranquila há alguns anos. “Eles trabalham e estudam e se beneficiam do que a lei permite. Estamos com quase 500 presos, e uma média de 90% deles estão do lado da legalidade. Cumprem as normas e não embarcam nas ideias dos outros 10% de presos que querem bagunçar o bom andamento da unidade”, disse.

Observação
Conforme o diretor da PDMC, Adão dos Anjos, a expressão “verme de farda vai trazer a ferramenta com munição” não quer dizer que seja funcionário da segurança do próprio presídio que esteja envolvido com o desvio de conduta para levar arma aos presos. “É justamente o que ocorreu em 2001. A cadeia só foi tomada depois que um agente naquela época passou um revólver lá pra dentro com munição por R$ 50. Não podemos subestimar. Por isso, temos que ficar atentos e recorrer às forças de segurança e à Suapi, que nos deu apoio com a transferência destes 12 presos que vieram de outras unidades”, conclui.

Wellington Fred-Repórter.

Adão dos Anjos.

domingo, 28 de agosto de 2011

AGENTE PENITENCIÁRIO DE POLÍCIAL CIVIL DO ESTADO DE RORAIMA.


AGENTE PENITENCIÁRIO DE POLÍCIAL CIVIL DO ESTADO DE RORAIMA LEI COMPLEMENTAR Nº 166 DE 16 DE JULHO DE 2010. “Institui a Carreira e o Cargo de Agente Penitenciário do Estado de Roraima e dá outras providências.” O GOVERNADOR DO ESTADO DE RORAIMA Faço saber que Assembléia Legislativa do Estado de Roraima aprovou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: Art. 1º Fica instituída a Carreira de Agente Penitenciário, estruturada em série de classes e níveis no âmbito do Poder Executivo do Estado de Roraima, junto Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – SEJUC. FONTE: SEJUC.

URSO URSO ;ATENÇÃO DIVULGUE. OU MUDAMOS AGORA,OU ENTÃO SOFREREMOS MAIS QUATRO ANOS

   

CONVITE GERAL PARA CONGRESSO SINDICAL A SER REALIZADO NOS DIAS 17 E 18 de Setembro de 2011.



          Atenção, Srs. Agentes, Técnicos e Administrativos do Sistema Prisional de Minas Gerais, nos dias 17 e 18 de Setembro de 2011 será realizado o Congresso Sindical que terá por objetivo traçar parâmetros de atuação do SINDASP-MG no quadriênio 2012/2016. Vale ressaltar que este congresso é de fundamental importância na condução dos trabalhos que irão definir dentre outras coisas, reformas no Estatuto, organização das próximas eleições a serem realizadas em Novembro próximo e deliberações a serem levantadas por aqueles que estiverem presentes. Portanto, faz-se necessário a presença maciça de servidores do Sistema Prisional comprometidos com o futuro da nossa Entidade de Classe e com um Sistema Prisional onde os Servidores sejam valorizados.
Nós da CHAPA RENOVAÇÃO protestamos com veemência a tentativa da atual Diretoria Executiva do SINDASP-MG em não divulgar o Congresso Sindical, manobra que tem por objetivo a perpetuação no comando da Nossa entidade de Classe, e reiteramos que a transparência é de fundamental importância na luta Sindical.
Convidamos todos os servidores a participarem deste importante Congresso Sindical a ser realizado nos dias 17/09/2011 e 18/09/2011. Horário e local do evento serão divulgados tão logo a atual Diretoria do SINDASP-MG defina e divulgue em algum meio, tarefa esta que deveria ter sido realizada há muito tempo, dada a proximidade do evento.
Contem conosco para suas demandas,  Força e Fé nas suas ações!

Em enterro de agente, policiais dizem que prisão de suspeito é "questão de honra"



Apontado com autor do crime, traficante "Quen-Quen" está foragido da Penitenciária de Teófilo Otoni

Familiares e amigos se despediram do agente penitenciário Ronaldo Miranda de Paula, assassinado nessa sexta-feira na Avenida Waldomiro Lobo (Cristina Horta/EM/D.A Press)
Familiares e amigos se despediram do agente penitenciário Ronaldo Miranda de Paula, assassinado nessa sexta-feira na Avenida Waldomiro Lobo


Dezenas de agentes penitenciários e policiais civis acompanham, na manhã deste sábado, o velório do agente Ronaldo Miranda de Paula, de 33 anos, morto na sexta-feira durante um tiroteio na Avenida Waldomiro Lobo, esquina com Cristiano Machado, Região Oeste da capital. O corpo foi sepultado no início da tarde, no Cemitério Bosque da Esperança. Indignados, policiais e colegas da vítima dizem que a prisão do criminoso agora é “questão de honra”. 

Segundo a polícia, o autor dos tiros é Bruno Rodrigues de Souza, o Quén-quen, foragido da Penitenciária de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri. No último dia 11 de agosto, ele baleou dois policiais da Divisão de Crimes Contra Vida que faziam uma operação no Bairro Califórnia, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Segundo a polícia, Quén-quen, que é homicida, assaltante e traficante, é suspeito de ser um integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Minas.

A troca de tiros envolveu três foragidos da Justiça que estavam em um Fiesta e foram identificados por policiais civis em uma viatura. O carro dos fugitivos bateu em quatro veículos, entre os quais um caminhão. Houve troca de tiros. Um policial e um bandido ficaram feridos. Os outros dois cercaram o agente penitenciário Ronaldo Miranda de Paula, de 33 anos, que nada tinha a ver com a perseguição e o mataram, sem qualquer chance de reagir. Roubaram sua moto, uma Phazer vermelha, e fugiram.

O que aconteceu

1 ) Por volta das 11h30, um casal de policiais civis numa viatura identifica os ocupantes de um Fiesta que seguia também pela Avenida Cristiano Machado, sentido MG-10, como criminosos procurados pela polícia. Os agentes emparelham com o carro em que estão os suspeitos e ordenam que parem o veículo.
2) O motorista do Fiesta dá ré para tentar fugir e bate em um Honda Civic. Em outra manobra, se choca com um Astra e um caminhão.
3) A troca de tiros começa quando os três homens deixam o Fiesta. No tiroteio, um dos fugitivos é baleado no abdome e na coxa. Um policial é baleado no ombro.
4) Os dois em fuga correm para a esquina das avenida Cristiano Machado com Waldomiro Lobo e param a moto do agente penitenciário Ronaldo Miranda. Os criminosos se identificam como policiais e exigem a moto. Ronaldo diz que é agente penitenciário e é executado. Os bandidos fogem na motocicleta.

Perfil do acusado

Frio e altamente perigoso. Para se deslocar de um lugar para outro, além de documentos falsos, usa sempre roupas sociais. A camisa de mangas compridas serve para esconder as tatuagens e não levantar suspeitas. Esse é o perfil de Bruno Rodrigues de Souza, de 22 anos, o Quén-quen. Ele nasceu em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, onde tem longa ficha criminal. Começou no crime aos 15 anos. De acordo com a Polícia Civil de Teófilo Otoni, tem ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo. Veio para BH no fim de 2009, quando fugiu de operação policial em Teófilo Otoni contra tráfico de drogas. É autor de vários homicídios no município do Vale do Mucuri, onde tem mandado de prisão.

Entre outros crimes, é acusado pelo assassinato de um homem conhecido como Elionei, em 2009. O crime foi motivado por tráfico de drogas. Em BH, já era investigado por tentar matar os agentes Paulo César de Oliveira Mendes e Francisco Rodrigo Carlos de Souza, da Delegacia de Homicídios. Eles foram baleados no dia 11, durante investigação de assassinato no aglomerado Sovaco da Cobra, no Bairro Califórnia, Noroeste de BH. Segundo a polícia, quando os investigadores passaram por Quén-quen, ele atirou várias vezes na viatura, baleando os dois. Segundo o delegado Edson Moreira, é investigado também por tentar matar uma juíza em Teófilo Otoni. No Fiesta usado por Quén-quen ontem foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele (foto), mas com o nome Flávio Alves Gusmão. (Luiz Ribeiro)
fonte: EM.com

Informações sobre o velório e o enterro.




Informo a todos que o enterro do companheiro RONALDO MIRANDA DE PAULA, assassinado brutalmente ontem, será as 13:00Hs no Bosque da Esperança,situado:Rua Aldemiro Fernandes Tôrres, 1.500, Bairro Jaqueline – Belo Horizonte – MG. Aguarmos o comparecimento de todos lá que puderem ir.