terça-feira, 31 de maio de 2011

Minas Gerais sedia encontro de secretários de Justiça e Administração Penitenciária


 



A situação dos presos recolhidos em Delegacias de Polícia e a necessidade de construção de novos presídios com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) estão entre os assuntos que foram discutidos na 42ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). O encontro aconteceu nesta sexta-feira (6), em Belo Horizonte, e reuniu representantes de 17 estados, além do chefe de Gabinete do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Luiz Fabrício Vieira Neto, e do assessor federativo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Wellington Pantaleão.
A Parceira Público-Privada (PPP) para construção de uma unidade prisional na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), iniciativa pioneira de Minas Gerais, foi apresentada na reunião, que teve ainda como destaque os fatores que fizeram do Estado uma referência nacional. São eles o aumento de mais de 20 mil vagas no sistema prisional mineiro desde o ano de 2003, o sistema socioeducativo e o Acordo de Resultados, um instrumento de pactuação dos resultados esperados para cada área de atuação do governo. “Têm-se a falsa impressão de que Minas Gerais é um Estado rico, mas apesar de termos o segundo maior orçamento do país, quando se fala em orçamento per capita há muitos outros na nossa frente. O salto de qualidade que houve no sistema de Defesa Social foi, indiscutivelmente, na área de gestão”, enfatizou o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada.
Direitos Humanos
Durante o encontro houve aprovação da proposta feita em Brasília (DF), pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da criação de um órgão formado por secretários e autoridades em Diretos Humanos para formar uma rede federativa de discussão do tema. “A proposta não é retirar do Consej a área de Direitos Humanos, mas criar um fórum com natureza mais política, ligado à Secretaria de Direitos Humanos, que envolverá não só secretários estaduais, mas também secretários municipais de capitais”, disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas e presidente do Consej, Carlos Lélio Lauria. Houve, ainda, a proposição de um encontro específico para discussão de edificações prisionais, sob viés dos Direitos Humanos e redução do déficit de vagas.
Fonte: Agência Minas

Presidiário consegue fugir durante transferência de delegacia para Ceresp, em Contagem





 


MATEUS RABELO
www.twitter.com/Otempoonline

Um presidiário fugiu na noite desta segunda-feira, enquanto era transportado de uma delegacia em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para o Ceresp da cidade.

Segundo o 18º Batalhão de Polícia Militar, não há muitos detalhes da ocorrência, mas um chamado informou que o preso estava indo em uma viatura do 1º Distrito Policial de Contagem para o Ceresp. Na altura do bairro Morada Nova, enquanto o veículo estava parado, ainda não se sabe como, o preso conseguiu sair da viatura e fugir.

Programa Revista Geral:tema a reunião dos representantes de classe com o governo no último dia 25 e as estratégias para que PM e BM consigam o piso de 4 mil reais





 

89º Programa Revista Geral – 28 de Maio de 2011







Informação aos Agentes da ação da ASPMINAS


terça-feira, 31 de maio de 2011

 

Caríssimos amigos que impetraram a Ação proposta pelo Sindpen-mg (antiga ASPMINAS), informo a vocês que tenho recebido ligações de diversos agentes no Estado perguntando sobre o número do Processo referente à demanda que vocês com mais de cinco anos solicitaram, porém após contato com os diretores desta nobre entidade, não consegui ainda o número, portanto disponibilizo a vocês todos os contatos da entidade para que vocês possam solicitar informações referentes à esta demanda.
Desde já renovo meus manifestos de estima e consideração.


Corleone


# Nome Posição Fone Celular Fax
1 SINDPEN/MG Sede Governador Valadares SINDPEN/MG (33)3276-0220 (33)8809-2925 / (31) 85051765 (33)3276-0220
2 SINDPEN/MG - Filial de Belo Horizonte SINDPEN/MG (031)3295-2330
3 SINDPEN/MG - Filial de Divinópolis --- --- ---
4 SINDPEN/MG - Filial de Coronel Fabriciano (31)8858-5365 (31)9194-0135

EMAIL DO PRESIDENTE DA ENTIDADE: hodineygv@hotmail.com

A CHAPA QUE IRÁ RENOVAR COM HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA


1º Encontro da CHAPA RENOVAÇÃO.

Ocorreu neste domingo, 29 de maio, o primeiro encontro da CHAPA que irá moralizar o sindicato e lutar verdadeiramente pelo interesse da classe, buscando alternativas para melhorar o ambiente de trabalho dos agentes e amparar os servidores prisionais, pois atualmente os agentes reclamam que foram abandonados diretoria do Sinndasp, além do modelo ultrapassado e não transparente desta gestão.









Estiveram presentes na Sede do Sindpol, os seguintes Agentes Penitenciários:

LUIZ VIEIRA - COPE
DANIEL BOI - ALBERGUE
RONDINELLI - PJAMA
CLAUDIO COSTA - PNH
STEFANIA - BICAS II
JEAN CARLO - CERESP BETIM
GILVAN - CERESP BETIM
LUIS ALMEIDA - COPE

ANDRÉ DIAS - DUTRA LADEIRA
EDSON (DIMDIM) - CERESP BETIM
TONINHO CASCALHO - CERESP BETIM
COSTINHA - DRUMOND
HENRIQUE CORLEONE - DRUMOND
XAS1000 - COPE


Os agentes presentes expressaram a indignação quanto à inércia do sindicato e decidiram formar esta chapa para recuperar o prestígio desta entidade de classe, filiar os servidores e representar todos os interesses, lutar por melhorias e acompanhar importantes projetos de lei que foram abandonados pela gestão atual, além disto se comprometeram a agir com transparência e ética, fazendo balancete mensal sobre os gastos provenientes da manutenção da Sede e financiamento das Lutas.



Após tomarem um café fornecido pelos nossos parceiros do Sindpol, a Diretoria se reuniu e discutiu as próximas atividades e alguns projetos importantes. Os agentes foram unânimes em afirmar que deve haver uma reforma geral e uma mudança de postura, sendo assim, os servidores de todas as unidades devem ser ouvidos através de métodos que facilitem a interlocução com a Diretoria.

A formação da Chapa levou em conta que as Unidades Prisionais de grande porte devem ser representadas por pessoas que têm apoio unânime entre os Agentes Penitenciários, de forma que o grupo seja heterogêneo e espalhado por várias unidades, facilitando assim a comunicação entre a Diretoria Executiva e os Agentes Penitenciários. Denilson Martins, Presidente da Polícia Civil disse que uma entidade só é forte e reconhecida quando tem um sindicato respeitado, portanto se falha a representatividade, os trabalhadores ficam desamparados. Já o Presidente do Sindicato, Daniel Boi alertou que a atual diretoria tem muitas falhas que prejudicam a busca por benefícios e que os Diretores atualmente não se comunicam entre sí, de tal forma que acaba dificultado a execução dos trabalhos sindicais. O Agente Romus de Bicas II disse que está disposto a mobilizar todos os Agentes para que esta eleição seja decidida rapidamente.


Rondinelli orientou que existem diversas demandas como, aposentadoria especial, auxilio periculosidade e outros benefícios na ALMG que o Sindicato a muito tempo sequer consulta e que a nova chapa deve dar atenção para estas questões. Já o Agente Cláudio orientou que o estatuto deve ser reformado e a atual estrutura é antiga e não representa os anseios da categoria. Jean Carlo afirmou que o site não tem informações claras e precisas, e, portanto deve haver uma série de modificações para atender a demanda de busca por informação por parte dos Agentes.


XAS1000 disse que tinha diversos projetos importantes para a categoria, como por exemplo a cartilha, mas que não foram colocados em prática pela atual gestão, mas que deseja apresentar para a nova chapa, além do jornal informativo semestral. O Agente do COPE, Luizinho afirmou que o sindicato deve ser renovado, muitas coisas mudadas e a luta em busca de melhorias deve ser retomada, luta esta que já parou faz bastante tempo.


Após a confraternização, a nova Chapa decidiu rever todos os aspectos do Estatuto para que possam promover uma reforma geral e também se comprometeram em difundir as informações para que todos os servidores tenham ciência do nascimento desta Importante Chapa de OPOSIÇÃO.
















segunda-feira, 30 de maio de 2011

PEC 308/04 TEM AUDIÊNCIA CONFIRMADA


PECs que tratam de melhorias para as carreiras policiais serão discutidas na Comissão de Segurança

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou o Requerimento n.º 26/11, de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) e dos deputados Delegado Protógenes (PCdoB/SP) e Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).
O objetivo é realizar uma Audiência Pública sobre a atualidade da Proposta de Emenda à Constituição PEC n.º 300/08 e a sua importância para o fortalecimento da segurança pública em todo país. Durante a reunião, foram incluídas no debate as PECs 534/02, 308/04 e 549/06.
Também apoiaram o requerimento, os deputados Otoniel Lima (PRB/SP), José Augusto Maia (PTB/PE), Delegado Waldir (PSDB/GO) e Fernando Francischini (PSDB/PR).

A Audiência Pública está confirmada para 31 de maio, às 13h, no mesmo dia em que será lançada a Frente Parlamentar em Defesa das PECs 308 e 300. Por essa razão, os parlamentares da Comissão sugeriram homenagear esta data como o “Dia da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública”.

A PEC 308/04 cria as polícias penitenciárias federal e estaduais. A PEC 300/2008, trata do piso nacional para policiais e bombeiros militares e inativos. A remuneração dessas categorias nos Estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal. De acordo com o texto da proposta, uma lei federal irá definir o valor do piso salarial, em forma de subsídio, disciplinando também um fundo contábil constituído para esse fim.
A PEC 534/2002 dispõe sobre as competências da guarda municipal e criação da guarda nacional. Já a PEC 549/06 determina que o salário inicial de delegado de polícia não seja inferior ao limite fixado para o integrante do Ministério Público com atribuição de participar das diligências na fase de investigação criminal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CSPCCO
MINAS GERAIS ESTARÁ PRESENTE, JUNTAMENTE COM OS LÍDERES DE OUTROS ESTADOS!

ESTAMOS JUNTOS!

Segundo informação do deputado Arnaldo Faria de Sá, o presidente da
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, João Paulo Cunha
PT/SP, convencido pelas lideranças nacionais e pelos deputados, Arnaldo
Faria de Sá, Jair Bolsonaro, Miro Teixeira e João Campos, pautou o
Projeto de Lei 5982/09, para o dia 31 de maio, terça-feira.

Agora é hora de lutar, hora das lideranças que se julgam comprometidas com a categoria, comparecerem em Brasília para lutarmos pela votação de nosso PL.

OS Diretores do SINDASP-MG: Adeilton de Souza e Carlos Alberto estarão em Brasília, representando o Sistema Prisional Mineiro nos dias 31/05 e 01/06/2011.
 

PL 5982/09 ENTRARÁ EM PAUTA NA CCJC NA PRÓXIMA SEMANA


Dep. Arnaldo Faria de Sá
Segundo informação do deputado Arnaldo Faria de Sá, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, João Paulo Cunha PT/SP, convencido pelas lideranças nacionais e pelos deputados, Arnaldo Faria de Sá, Jair Bolsonaro, Miro Teixeira e João Campos, pautou o Projeto de Lei 5982/09, para o dia 31 de maio, terça-feira. Agora é hora de lutar, hora das lideranças que se julgam comprometidas com a categoria, comparecerem em Brasília para lutarmos pela votação de nosso PL. Oportunamente, estaremos lobbyando no Congresso com a nossa revista de mobilização de nossas causas Nacionais, que está saindo quentinha da gráfica. Confira abaixo a revista a ser distribuída.

PECs que tratam de melhorias para as carreiras policiais serão discutidas na Comissão de Segurança

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou o Requerimento n.º 26/11, de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) e dos deputados Delegado Protógenes (PCdoB/SP) e Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).
O objetivo é realizar uma Audiência Pública sobre a atualidade da Proposta de Emenda à Constituição PEC n.º 300/08 e a sua importância para o fortalecimento da segurança pública em todo país. Durante a reunião, foram incluídas no debate as PECs 534/02, 308/04 e 549/06.
Também apoiaram o requerimento, os deputados Otoniel Lima (PRB/SP), José Augusto Maia (PTB/PE), Delegado Waldir (PSDB/GO) e Fernando Francischini (PSDB/PR).

A Audiência Pública está confirmada para 31 de maio, às 13h, no mesmo dia em que será lançada a Frente Parlamentar em Defesa das PECs 308 e 300. Por essa razão, os parlamentares da Comissão sugeriram homenagear esta data como o “Dia da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública”.

A PEC 308/04 cria as polícias penitenciárias federal e estaduais. A PEC 300/2008, trata do piso nacional para policiais e bombeiros militares e inativos. A remuneração dessas categorias nos Estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal. De acordo com o texto da proposta, uma lei federal irá definir o valor do piso salarial, em forma de subsídio, disciplinando também um fundo contábil constituído para esse fim.
A PEC 534/2002 dispõe sobre as competências da guarda municipal e criação da guarda nacional. Já a PEC 549/06 determina que o salário inicial de delegado de polícia não seja inferior ao limite fixado para o integrante do Ministério Público com atribuição de participar das diligências na fase de investigação criminal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CSPCCO
MINAS GERAIS ESTARÁ PRESENTE, JUNTAMENTE COM OS LÍDERES DE OUTROS ESTADOS!

ESTAMOS JUNTOS!

Cidades da periferia do DF estão entre as mais violentas do mundo


 

O Fantástico fez uma investigação detalhada na região que vive índices de violência de tempos de guerra. E descobriu que lá funerárias chegam aos locais dos crimes antes mesmo da polícia.

Depoimentos e flagrantes que poderiam ser de uma guerra, em algum lugar perdido, isolado no restante do Brasil, foram registrados em quatro cidades da periferia da capital do país: Novo Gama, Luziânia, Águas Lindas de Goiás e Valparaíso de Goiás.

A região do entorno de Brasília é considerada hoje uma das mais violentas do Brasil. Com a chegada do fim de semana, aumentam o medo e a tensão dos moradores, que vivem a 40 quilômetros de distância da capital do país. Poder e segurança de um lado; realidade sombria do outro.

É madrugada em Novo Gama. As ruas parecem tranqüilas, mas o perigo pode estar em qualquer lugar.

“Onde é escuro não é bom ficar passando não”, explica um homem.



“Estava todo mundo aqui na porta: eu, a mãe dela, outra amiga nossa, uma menininha pequeninha e os meninos. Ele chegou e começou a atirar”, conta uma menina.

“Todo mundo entrou correndo, mas o tiro acertou meu irmão”, lamenta outra menina.

O rapaz baleado já está no hospital. A polícia tenta encontrar o bandido e descobrir o porquê dos tiros. E um morador desabafa: “Isso é normal, corriqueiro. Todo dia”.

Em Luziânia, perto dali, mais violência. Três menores de idade roubaram todo o faturamento de um ônibus: R$ 400.

“Mais que meu salário. É complicado”, comenta um homem.

Cobradores e motoristas conseguiram deter um dos menores. Um outro foi capturado pela polícia. O terceiro assaltante fugiu.

De volta a Novo Gama, perto da casa em que um rapaz foi baleado, a polícia encontrou um suspeito armado. Ele está dentro do carro da Polícia Militar. A irmã da vítima e as testemunhas não concordam se ele é o criminoso.

O rapaz baleado passa bem. O homem detido portava uma arma ilegalmente, mas não foi reconhecido pelas testemunhas.

Em Luziânia, onde o cobrador de ônibus foi assaltado, a polícia encontra o terceiro ladrão.

“Tem um terreno baldio no fundo de uma casa. Ele passou por cima do telhado, e conseguimos pegá-lo do outro lado”, conta um policial.

“O cara estava andando em cima das telhas. Não sei como que ele não caiu dentro da cozinha”, comenta um morador.

“Infelizmente, acontece”, lamenta um policial. “E hoje nós demos sorte de pegá-los em flagrante”.

Nas noites de quinta, sexta, sábado e domingo, a polícia intensifica as rondas nas quatro cidades. Homens da Força Nacional de Segurança ajudam a Polícia Militar.

“As estatísticas mostram que estamos com um índice de homicídio alto”, avalia um policial.

No Brasil, o índice de mortos por homicídios é de 24,5 vítimas para cada cem mil habitantes. No entorno de Brasília, as cidades de Novo Gama e Águas Lindas têm mais que o dobro desse índice.

“Os homicídios vão continuar ocorrendo. Nós vamos tentar baixar esse índice”, garante o tenente-coronel Wellington, da PM de Goiânia.


Em Luziânia, o índice é de 71,04 vítimas fatais. E em Valparaíso é a mais violenta de todas, 75,97 vítimas para cada cem mil habitantes. Com esses números, a região do entorno de Brasília só tem menos gente assassinada que Honduras, que no ano passado se tornou o país mais violento do mundo.

Um comerciante quase morreu, na sexta vez em que foi assaltado. “Levei dois tiros. Um deles acertou a minha boca. Estou com uma deficiência no maxilar, não posso fazer força, não posso pegar peso, não posso pegar sol. Não me sinto seguro em sair mais. Não tenho segurança. Toda hora que encosta um veículo do meu lado, eu fico assustado”, diz.

“São mais de dez mil inquéritos inconclusos merecendo uma preocupação nossa já”, revela Edson Costa Araújo, do gabinete de Gestão de Segurança do Entorno do Distrito Federal.

São dez mil investigações ainda em aberto.

“As pessoas morrem e polícia vai acumulando os inquéritos, e as pessoas vão virando pasta”, constata Marlúcia de Matos, mãe de uma vítima.

Centro de Operações de Segurança foi fechado
Muitos desses inquéritos estão jogados no Centro Integrado de Operações de Segurança, inaugurado em 2002, em Águas Lindas de Goiás. O local reunia as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Funcionava 24 horas por dia, sete dias por semana. Apenas um ano depois, foi fechado e abandonado.

O responsável pela segurança da região diz que não adianta ter delegacia se faltam policiais.

“Se você não tem pessoal, não tem como ocupar. São questões que devem ser resolvidas como todo”, alega Edson Costa Araújo.

E não só delegacias estão abandonadas. Novo Gama tem 95 mil habitantes e nenhum atendimento médico. Quando um morador fica doente, só vai encontrar socorro a 40 quilômetros de distância. O prédio que era para ser o único hospital municipal da cidade está abandonado, e virou esconderijo de traficantes e consumidores de crack.

Quando cai a noite, o tráfico do entorno chega perto de Brasília. Na divisa com Goiás, um traficante usa bicicleta para vender droga a um casal. Um grupo consome droga livremente.

“Esses crimes são mais de rixa e também pelo consumo de drogas”, explica Otemar Maia Bianchini, da Força Nacional de Segurança.

“Meu filho saiu à tarde para ir para quadra de esporte e nunca mais voltou”, conta Marlúcia, mãe do rapaz Diego.

O menino desapareceu em novembro de 2008, quando tinha 13 anos. Três rapazes são acusados pela polícia de terem matado Diego. Mas o corpo ainda não foi encontrado.

“A minha esperança é que ele esteja vivo. Mãe sempre tem esperança de achar seu filho. Enquanto eles não acharem nada e não me provarem que é meu, para mim, meu filho está vivo”, diz Marlúcia.

Quando o Fantástico falou pela primeira vez com a mãe de Diego, um dos envolvidos estava preso, e os outros dois, foragidos. A polícia acha que Diego morreu porque devia dinheiro, possivelmente a traficantes.

“Quando a pessoa se envolve com droga, ela começa a pegar as coisas em casa. O meu nunca mexeu em nada. E não tinha passagem pela polícia”, afirma a mãe do adolescente.

Os colegas de Juliete Oliveira, que tinha 17 anos, pedem justiça. Maria Soares de Lima é mais uma mãe que perdeu sua filha no entorno de Brasília.

“Ela foi para o colégio e até as 11h30 ela não havia chegado. Às 19h, eu pensei que ela tinha sido morta”, conta.

Depois de acionar a polícia, a própria família começou a procurar Juliete.

“O meu filho mais velho e meu cunhado foram caçá-la e acharam [o corpo]. Estava
bem pertinho de casa, na BR, dentro do matagal”, conta Maria Soares.

O caso ainda não foi solucionado. É um dos dez mil inquéritos sem conclusão.

A rotina de violência e morte na região criou uma competição sinistra. A escuta das comunicações da polícia é proibida, mas as funerárias usam rádio ilegalmente para ver quem chega primeiro ao local do crime. O agente funerário Igor Candido da Silva conta que às vezes chegam até cinco funerárias a um mesmo local.

Há pouco mais de um mês, o policiamento da região foi reforçado por 107 agentes da Força Nacional de Segurança. E o próprio governo do Distrito Federal pretende ajudar o estado de Goiás.

Mas será que o secretário de Segurança Pública do DF se incomoda de morar em uma região tranqüila que tem a 40 quilômetros de distância uma das regiões mais violentas do mundo?

“Nós temos que tomar todas as iniciativas para evitar que isso aconteça. Temos que fazer realmente um esforço integrado para ajudar na segurança do entorno”, admite o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Torres Avelar.

Professor de jiu-jitsu tenta tirar jovens das ruas

Novo Gama, Valparaíso e Águas Lindas vivem do pequeno comércio e da prestação de serviços. Em Luziânia, a principal atividade é a agricultura. Mas é em Brasília que a população vai procurar emprego. As autoridades reconhecem que todas as cidades do entorno precisam de investimentos.

“Na educação, na segurança publica”, avalia Edson Costa Araújo.

Enquanto o dinheiro público não chega, iniciativas como a do professor de jiu-jítsu Fladimir França de Souza tentam tirar os jovens das ruas. “A gente tinha que trabalhar a cabeça dessas crianças para elas serem alguém, para estudarem”, diz.

“Eu cheguei a traficar, a usar cocaína e maconha. Hoje, graças a Deus, eu sou um homem casado, eu tenho sonhos de construir minha família”, revela o aluno Januário Lopes Silva.

Os sonhos de dona Marlúcia foram interrompidos pelo desaparecimento do filho Diego. Mas enquanto o Fantástico preparava esta reportagem, a polícia de Goiás prendeu um dos dois acusados pela morte que estavam foragidos. “Eu me sinto aliviada, mas quero que a polícia me dê conta do corpo. Porque não adianta só prendê-los”, comenta.

A prefeitura de Novo Gama informa que um novo projeto está sendo elaborado no mesmo local do hospital que foi abandonado antes de ficar pronto.

Por e-mail, a Polícia Militar de Goiás informou que o Centro de Integração das Polícias que foi desativado em Águas Lindas vai ser ocupado por bombeiros e pela Polícia Civil em um prazo de 30 dias. A nota diz que isso é consequência da reportagem do Fantástico.

A equipe de reportagem do programa esteve lá na sexta-feira (27), duas semanas depois da primeira gravação e de quando recebeu a nota da Polícia Militar. O centro continua abandonado. E a população continua exigindo um direito que é de todos: justiça.

Acompanhe o Fantástico também no Twitter e no Facebook

Tahiane Stochero e Lucas Frasão
Do G1, em São Paulo



Nada de câmeras de segurança espalhadas pelos corredores, guardas armados, detectores de metal, grades em todos os lugares e presos algemados. O Presídio Militar Romão Gomes (PMRG), que abriga policiais militares presos em São Paulo e está localizado na Zona Norte da capital paulista, mais parece um quartel do que uma penitenciária. Com certificado de qualidade ISO 9001, o presídio conta com 20 empresas que utilizam o trabalho tercerizado dos detentos, segundo o comandante, tenente-coronel Abaré Vaz Lima.

ATENÇÃO MILITARES DE MINAS





 

* DIA 06/06/2011 - ÁS 10 HS - REUNIÃO DE REPRESENTANTES COM GOVERNO DE MINAS, SABEREMOS O ÍNDICE DO REAJUSTE

* DIA 08/06/2011 - MANIFESTAÇÃO AS 14 HS NO COPM COM MILITARES DE MG, ONDE SERÁ APRESENTADO O ÍNDICE CONCEDIDO PELO GOVERNO.

PARTICIPE, JUNTOS SOMOS MUITO MAIS FORTES!

Debate sobre PEC: 308/04, em Brasília


 



Durante a audiência de 31 de maio da Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300/08, haverá debate sobre outras três PECs: 534/02, que amplia as competências das guardas municipais; 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais; e 549/06, que determina que o salário inicial de delegado de polícia não seja inferior ao de integrante do Ministério Público com atribuição de participar das diligências na fase de investigação criminal.

CHAPA “RENOVAÇÃO, HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA”


segunda-feira, 30 de maio de 2011


 
















Acredito na capacidade dos AMIGOS da chapa “RENOVAÇÃO, HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIIA” e Deus estará sempre iluminando e abençoando os projetos e sonhos de toda clase, trazendo dias felizes e prósperos para a categoria com conquistas, realizações,alegrias e até mesmo os desafios que farão crescer a categoria dos Agentes Penitenciários.Essa chapa está repleta de pessoas competentes que demonstram possibilidades de novos caminhos, de novos sonhos; e que nos enche de fé e esperança de mudanças e valorização!
Temos muitos motivos para comemorar e ter a certeza de que a nossa categoria não está perdida e que o futuro já está acontecendo hoje com a formação da chapa “RENOVAÇÃO, HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA”, que tem força saudável e entusiasta capaz de resgatar a confiança dos agentes penitenciários no sindicato.
“prepara sua vitória de acordo com o inimigo que está enfrentando.” Sun Tzu em “A Arte da Guerra”

Policial é assassinado após discutir com "loira"em festa


 
Briga aconteceu na porta do banheiro; suspeito pode ser namorado da mulher com quem a vítima discutiu
Publicado no Super Notícia em 30/05/2011
TÂMARA TEIXEIRA
falesuper@supernoticia.com.br

FOTO: ALISSON GONTIJO
Crime aconteceu em evento num sítio, no bairro Estância Imperial, em Contagem
ALISSON GONTIJO
Crime aconteceu em evento num sítio, no bairro Estância Imperial, em Contagem
Um policial militar foi assassinado com três tiros à queima-roupa na madrugada de ontem, durante uma festa em um sítio no bairro Estância Imperial, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo do crime seria uma discussão entre o soldado Henrique Augusto Pereira Santos, de 27 anos, e uma mulher que também estava no local. A polícia suspeita que o atirador seja um policial que estaria trabalhando como segurança da festa.
O militar estava com sua arma de uso pessoal, mas não teve tempo de se defender. Durante a confusão, um quarto tiro atingiu um amigo de Santos, Marcos Paulo da Cruz, de 31 anos, na barriga. Ele foi operado e seu quadro é estável.
De acordo com uma amiga de Santos, que preferiu não ter o nome revelado, o crime aconteceu depois que ele e "uma mulher loira", ainda não identificada pela polícia, brigaram na fila do banheiro. O companheiro dela seria o autor dos disparos.
"O Henrique estava na fila e a loira perguntou se o banheiro era unissex. Depois disso, eles começaram a discutir. Ela deu dois socos nele e ele revidou com um tapa na cara dela", contou a amiga do militar, que ficou com a roupa toda suja de sangue, por tentar socorrer o amigo.
Segundo testemunhas, depois da briga, a loira teria saído dizendo que o militar não sabia com quem estava falando, porque o namorado dela também era policial.
Conforme a mesma versão, a loira teria retornado depois de alguns minutos, acompanhada de "um homem branco, alto e de cabelos cacheados". Ele surpreendeu Santos com dois tiros à queima-roupa no rosto e um terceiro no coração. A arma, um revólver calibre 38, não foi localizada. Segundo o sargento Livingstone Ribeiro, do 18º batalhão, depois dos disparos, o homem e a loira fugiram em um Siena de placa não identificada. Nenhum suspeito havia sido preso até a noite de ontem.
Revolta
O irmão de Henrique Augusto Santos, o também policial militar Clayton Augusto, estava inconsolável no Instituto Médico Legal (IML). Ele contou que o irmão, lotado na 188ª Companhia do 33º Batalhão, em Contagem, região metropolitana, era muito tranquilo.
Suspeitas recaem sobre segurança
O organizador da festa, Sérgio Freitas, de 29 anos, disse que não presenciou o crime porque, no momento, estava dentro da casa contando os ingressos. Ele garantiu que todos os cerca de cem convidados foram revistados na entrada. "O Henrique sempre vai a minhas festas. Ele deu carteirada e disse que estava armado porque era policial. Contratei oito seguranças. Não sei se algum era policial", disse.
Como teria tido uma revista, a polícia suspeita que o autor seja um policial à paisana que estaria trabalhando como chefe da segurança. Ele foi identificado apenas como Vagner. Segundo Freitas, logo depois do crime, todas as pessoas foram embora às pressas, inclusive os seguranças.
Freitas foi detido sob a acusação de omissão de socorro. Ao deixar a delegacia, mancando, ele disse que foi espancado pelos militares e alegou ser vítima de homofobia. "Fui levado para a Várzea das Flores. Me disseram que iam me afogar se eu não dissesse quem atirou, mas eu não sei quem foi. Eu não estava lá fora na hora", contou. Ele seguiu para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. O sargento Livingstone Ribeiro negou qualquer abuso por parte da polícia. (TT)

1ª REUNIÃO DA CHAPA RENOVAÇÃO - A TÃO ESPERADA CHAPA DE OPOSIÇÃO


segunda-feira, 30 de maio de 2011

 

A CHAPA QUE IRÁ RENOVAR COM HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA


Ocorreu neste domingo, 29 de maio, o primeiro encontro da CHAPA que irá moralizar o sindicato e lutar verdadeiramente pelo interesse da classe, buscando alternativas para melhorar o ambiente de trabalho dos agentes e amparar os servidores prisionais, pois atualmente os agentes reclamam que foram abandonados diretoria do Sinndasp, além do modelo ultrapassado e não transparente desta gestão.









Estiveram presentes na Sede do Sindpol, os seguintes Agentes Penitenciários:

LUIZ VIEIRA - COPE
DANIEL BOI - ALBERGUE
RONDINELLI - PJAMA
CLAUDIO COSTA - PNH
STEFANIA - BICAS II
JEAN CARLO - CERESP BETIM
GILVAN - CERESP BETIM
LUIS ALMEIDA - COPE

ANDRÉ DIAS - DUTRA LADEIRA
EDSON (DIMDIM) - CERESP BETIM
TONINHO CASCALHO - CERESP BETIM
COSTINHA - DRUMOND
HENRIQUE CORLEONE - DRUMOND
XAS1000 - COPE


Os agentes presentes expressaram a indignação quanto à inércia do sindicato e decidiram formar esta chapa para recuperar o prestígio desta entidade de classe, filiar os servidores e representar todos os interesses, lutar por melhorias e acompanhar importantes projetos de lei que foram abandonados pela gestão atual, além disto se comprometeram a agir com transparência e ética, fazendo balancete mensal sobre os gastos provenientes da manutenção da Sede e financiamento das Lutas.



Após tomarem um café fornecido pelos nossos parceiros do Sindpol, a Diretoria se reuniu e discutiu as próximas atividades e alguns projetos importantes. Os agentes foram unânimes em afirmar que deve haver uma reforma geral e uma mudança de postura, sendo assim, os servidores de todas as unidades devem ser ouvidos através de métodos que facilitem a interlocução com a Diretoria.

A formação da Chapa levou em conta que as Unidades Prisionais de grande porte devem ser representadas por pessoas que têm apoio unânime entre os Agentes Penitenciários, de forma que o grupo seja heterogêneo e espalhado por várias unidades, facilitando assim a comunicação entre a Diretoria Executiva e os Agentes Penitenciários. Denilson Martins, Presidente da Polícia Civil disse que uma entidade só é forte e reconhecida quando tem um sindicato respeitado, portanto se falha a representatividade, os trabalhadores ficam desamparados. Já o Presidente do Sindicato, Daniel Boi alertou que a atual diretoria tem muitas falhas que prejudicam a busca por benefícios e que os Diretores atualmente não se comunicam entre sí, de tal forma que acaba dificultado a execução dos trabalhos sindicais. O Agente Romus de Bicas II disse que está disposto a mobilizar todos os Agentes para que esta eleição seja decidida rapidamente.


Rondinelli orientou que existem diversas demandas como, aposentadoria especial, auxilio periculosidade e outros benefícios na ALMG que o Sindicato a muito tempo sequer consulta e que a nova chapa deve dar atenção para estas questões. Já o Agente Cláudio orientou que o estatuto deve ser reformado e a atual estrutura é antiga e não representa os anseios da categoria. Jean Carlo afirmou que o site não tem informações claras e precisas, e, portanto deve haver uma série de modificações para atender a demanda de busca por informação por parte dos Agentes.




XAS1000 disse que tinha diversos projetos importantes para a categoria, como por exemplo a cartilha, mas que não foram colocados em prática pela atual gestão, mas que deseja apresentar para a nova chapa, além do jornal informativo semestral. O Agente do COPE, Luizinho afirmou que o sindicato deve ser renovado, muitas coisas mudadas e a luta em busca de melhorias deve ser retomada, luta esta que já parou faz bastante tempo.


Após a confraternização, a nova Chapa decidiu rever todos os aspectos do Estatuto para que possam promover uma reforma geral e também se comprometeram em difundir as informações para que todos os servidores tenham ciência do nascimento desta Importante Chapa de OPOSIÇÃO.






BLOG DA CHAPA RENOVAÇÃO: www.sindaspmg.blogspot.com

domingo, 29 de maio de 2011

Grande BH tem 15º ônibus incendiado


 
Ataques já duram um mês; último alvo foi um veículo da linha 3501A, que liga os bairros São Marcos e Alvorada
Publicado no Super Notícia em 29/05/2011
RAFAEL ROCHA
falesuper@supernoticia.com.br

FOTO: GUSTAVO ANDRADE
As chamas atingiram uma mercearia ao lado do ponto final, onde o ônibus foi incendiado, no bairro São Marcos
GUSTAVO ANDRADE
As chamas atingiram uma mercearia ao lado do ponto final, onde o ônibus foi incendiado, no bairro São Marcos
A audácia dos criminosos resultou no 15° ônibus queimado em Belo Horizonte em apenas um mês. Dessa vez o alvo foi um veículo da linha 3501A (São Marcos/Alvorada). Pouco antes da meia-noite de sábado, dois jovens que passavam pelo bairro São Marcos, Nordeste da capital, abordaram a motorista do ônibus enquanto ela fazia uma manobra. Um dos homens estava armado e, segundo testemunhas, eles pareciam ser menores de idade.
De acordo com a Polícia Militar, os jovens ordenaram que a funcionária saísse do ônibus. Em seguida, eles espalharam um líquido inflamável no interior do veículo e atearam fogo. A ação foi rápida e a dupla fugiu em uma moto. Ninguém foi preso.
Com as chamas, o ônibus ficou completamente destruído. As labaredas atingiram também uma Kombi que estava próxima, a rede elétrica e dois imóveis - uma casa e um estabelecimento comercial. Ninguém ficou ferido.
ConfusãoO incêndio causou tumulto no bairro, que ficou sem energia elétrica até a manhã de ontem. "Podia ter acontecido algo muito pior. Foi um ato de terrorismo", disse o operador de telemarketing Hudson Eduardo Marques.
A Polícia Civil informou que investiga se o caso tem ligação com os outros ataques a ônibus na capital e região. Suspeito de comandar os incêndios, Cleverson Silva de Oliveira, de 27 anos, está preso.
Além de suspeitar que o incêndio tenha ligação com os ataques a ônibus anteriores, a polícia trabalha ainda com a hipótese de que o crime seja uma retaliação por uma ação policial no bairro São Marcos, na última quinta-feira.
Depois de abastecer sua moto, ameaçar o frentista do posto e fugir sem pagar, Saulo Jonathan Pereira de Jesus, de 22 anos, foi perseguido por policiais. Ele teria sacado uma arma e os militares teriam revidado. Atingindo no pescoço, el está internado, em estado grave. No mesmo dia, amigos e familiares dele queimaram pneus.
Ontem, moradores planejavam um novo protesto, mas disseram que foram intimidados por policiais militares, que ficaram de plantão no bairro - eles alegaram que estavam lá para dar tranquilidade. (Com Karina Alves e Joana Suarez)
Prevenção
A Subsecretaria de Administração Prisional (Suape) deverá realizar testes para bloqueio do uso de celulares dentro da penitenciária Nelson Hungria em Contagem, na região metropolitana. O objetivo da instalação de bloqueadores é inibir o uso do aparelho, que já é proibido nas unidades