quarta-feira, 4 de maio de 2011

Seds apresenta indicadores e ações de combate à criminalidade em Patos de Minas


PDF Imprimir E-mail

patos.jpgA 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, apresentou redução de 16% nos crimes violentos entre os anos de 2009 e 2010. Na categoria específica dos crimes violentos contra o patrimônio a queda foi de 15,5%. Os números foram apresentados na manhã desta segunda-feira (dia 2), na própria cidade, durante uma solenidade que contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, da prefeita local Maria Beatriz Savassi, do deputado estadual Ely Tarquínio e do deputado federal José Humberto Soares.
Na companhia de representantes da chefia das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, o secretário divulgou a um público composto de lideranças policiais locais, membros da Defensoria Pública, do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Poder Executivo municipal e da sociedade civil organizada o diagnóstico da situação verificada na 10ª Risp. A ocasião permitiu também discutir de forma regionalizada ações de enfrentamento à criminalidade. “A alta cúpula da segurança pública vai às regiões para receber as reclamações, ver a realidade e conhecer as dificuldades de cada local. Os obstáculos devem ser vistos como desafios a serem superados. A política de segurança pública em Minas Gerais é marcada pela transparência, revelando indicadores reais”, destacou Andrada.
Integração
Os crimes violentos baixaram de 1.244 ocorrências, em 2009, para 1.043, em 2010. A maior parte dos registros corresponde a roubo consumado a transeunte, com 23,3% do total. A modalidade do homicídio tentado equivale a 14,3% dos casos, seguido pelo roubo a mão armada consumado a transeunte, com 12,2%. Já os crimes violentos contra o patrimônio passaram de 931 para 787 ocorrências entre os anos de 2009 e 2010.
A queda nos indicadores é atribuída pelo secretário Lafayette Andrada à integração das forças de segurança implementada no Estado, que tem servido inclusive de exemplo para todo o país. “Somente nos últimos quatro meses, mais de seis delegações já vieram a Minas nos visitar na tentativa de conhecer de perto e compreender como é a nossa política. Percentualmente somos o Estado que mais investe em segurança pública e o que tem conseguido os melhores resultados na área”, declara.
O chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Márcio Martins Sant´anna, acrescenta que o decréscimo da incidência criminal em Minas Gerais tem sido recorrente, transcorrendo de forma sustentável. “É uma política desenvolvida de maneira séria, planejada, sem improvisações”, define.
Ações
O comandante da 10ª Região de Polícia Militar, coronel Marco Aurélio do Valle, e o chefe do 10º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Márcio Siqueira, apresentaram ações realizadas naquela área durante o decorrer do ano de 2010. No período houve a apreensão de mais de 160 kg de drogas, sendo desenvolvidos também vários projetos de interação comunitária para prevenção criminal, como a Rede de Comércio Protegido, Rede de Vizinhos Protegidos, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e Jovens Construindo a Cidadania (JCC), entre outros.
Para combater os homicídios, que mantiveram estabilidade, registrando aumento de duas ocorrências entre 2009 e 2010, passando de 68 para 70, foram elaboradas estratégias preventivas de policiamento ostensivo, como o estreitamento dos laços com a comunidade e a incrementação de projetos de polícia comunitária para redução da sensação de medo nas zonas quentes de criminalidade. A priorização na identificação e prisão dos autores, a intensificação de operações visando o desarmamento, a análise constante dos homicídios – a partir da apuração da autoria, motivação e forma com que o crime ocorreu, bem como o aumento das operações conjuntas, com apoio do Ministério Público e Poder Judiciário, também foram destacadas.
Qualidade
Durante o encontro, o diretor de Avaliação do Sistema de Defesa Social, Edmilson Pereira Júnior, apresentou o resultado de duas pesquisas realizadas pela Seds. Uma delas mostra que o Índice de Qualidade de Vida Relativo à Defesa Social aumentou em Patos de Minas entre os anos de 2009 e 2010 e está em patamares superiores à média estadual.
A pesquisa de Satisfação do Cidadão com o Atendimento do Sistema de Defesa Social também aponta um aumento do indicador geral naquela região entre os anos de 2007 e 2009. “Patos de Minas está entre as regiões com a maior satisfação com o atendimento do Sistema de Defesa Social”, afirmou Edmilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário