terça-feira, 17 de maio de 2011

Pilotos do Legacy são condenados por acidente aéreo


 
Tragédia aconteceu em 2006 e deixou 154 ocupantes do avião da Gol mortos
Publicado no Jornal OTEMPO em 17/05/2011

FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR
Videoconferência. Piloto norte-americano do Legacy, Joseph Lepore, depõe sobre acidente de 2006
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR
Videoconferência. Piloto norte-americano do Legacy, Joseph Lepore, depõe sobre acidente de 2006
SÃO PAULO.Os pilotos norte- americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que estavam no jato Legacy que se chocou contra um avião da Gol, foram condenados ontem a quatro anos e quatro meses de prisão pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo.
O acidente aconteceu em 2006 e causou a morte dos 154 ocupantes do avião da Gol.
A decisão foi proferida pelo juiz federal Murilo Mendes, da Justiça Federal em Sinop (MT). De acordo com a sentença, eles devem cumprir a pena no regime semiaberto (na qual o preso apenas dorme no presídio).
Atualmente, Paladino trabalha na companhia American Airlines, e Lepore continua na empresa de táxi aéreo ExcelAire, proprietária do Legacy. Os dois moram nos Estados Unidos.

A reportagem não conseguiu contato com os advogados que representam os pilotos no Brasil.

Na denúncia (acusação formal) contra os pilotos, o Ministério Público Federal alega, baseado em relatório da Aeronáutica, que eles desligaram o transponder (equipamento anticolisão) momentos antes do acidente e só religaram depois. Em depoimento feito nos EUA à Justiça brasileira, por videoconferência, os dois negaram que o equipamento estivesse desligado.

O processo. No final do ano passado, o processo que apura o acidente foi dividido em dois: um sobre os pilotos de "atentado contra a segurança do transporte aéreo", e outro dos controladores de voo -acusados por erros que contribuíram para a colisão das aeronaves.

O Boeing da Gol que fazia o vôo 1907 ia de Manaus (AM) para o Rio com previsão de fazer uma escala em Brasília. Ao sobrevoar a região Norte do país, foi atingido pelo Legacy da empresa americana ExcelAire.
Os destroços do Boeing caíram em uma mata fechada, a cerca de 200 km do município de Peixoto de Azevedo (MT). Mesmo avariado, o Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar em segurança em uma base na serra do Cachimbo (PA).

O acidente expôs a fragilidade do controle aéreo brasileiro. O assunto deflagrou ainda aberturas de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquéritos) e investigações da Polícia Federal e da Aeronáutica, que concluiu que o equipamento anticolisão do jato foi desligado durante o voo.
Controladores
A sequência de erros que causou o acidente passou também por uma falha de comunicação entre controladores e pilotos do jato, que teriam posto a aeronave na mesma altitude do voo da Gol.

Em 2008, os controladores de voo Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos dos Reis foram absolvidos pela Justiça Federal.

Jomarcelo dos Santos e Lucivando de Alencar continuam respondendo por conduta culposa por imperícia e negligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário