segunda-feira, 9 de maio de 2011

Minas Gerais tem cinco mil homicídios sem solução


 






Em Minas, inquéritos para apurar 5.419 assassinatos entre 1997 e 2007 estão em aberto, sem apontar suspeitos


Para cada dez assassinatos em Minas Gerais, a Polícia Civil não consegue descobrir a autoria em quatro. Se a demora para elucidar o caso chegar a 20 anos, o crime prescreve e o assassino não pode ser punido. No Brasil, quase 90 mil inquéritos de homicídios registrados entre 1997 e 31 de dezembro de 2007 estão parados nas delegacias. Em Minas, são 5.419 mortes ocorridas neste período e que permanecem sem solução.

Por determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), todos os estados do país terão que concluir os inquéritos até o fim de julho. Para fiscalizar o trabalho da Polícia Civil, a partir de segunda-feira começa a funcionar o “Inqueritômetro”. Essa ferramenta vai permitir que os delegados responsáveis pelos casos informem quais foram concluídos.

Delegados da Divisão de Crimes Contra a Vida, em Belo Horizonte, não quiseram comentar os números de crimes sem solução em Minas Gerais.


DHPPDepartamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa, na Lagoinha: autoria é identificada em apenas 60% dos casos (Foto: Luiz Costa)


Entretanto, Hoje em Dia conversou com um investigador da unidade, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, os assassinatos sem solução no Estado podem chegar a 8 mil. O motivo é que algumas delegacias da Região Metropolitana e do interior ainda não concluíram o balanço de inquéritos em aberto.

Na capital, um dos casos em que a Polícia Civil não conseguiu apurar a autoria é o da bancária Daniela Cardoso, desaparecida desde 31 de julho de 2001. Ela foi vista pela última vez em um estacionamento na Avenida Augusto de Lima, esquina com Rua Espírito Santo, no Centro.

As imagens do circuito interno de segurança do local mostraram que ela deixou a garagem de carro, na companhia de um homem. A Polícia Civil acredita que ela foi assassinada, mas não conseguiu apontar os criminosos e nem onde o corpo foi enterrado.

“A maioria dos homicídios sem solução em Minas Gerais é relacionada ao tráfico de drogas, o que dificulta a conclusão do inquérito. Há casos que os assassinos jogam o corpo em locais de desova”, afirma o promotor Joaquim Miranda, coordenador da área criminal do Ministério Público Estadual.

O promotor também cogita que em Minas Gerais o número de inquéritos sem solução seja superior a 5.419. Ele lembra que pessoas que estão na lista de desaparecidos podem ter sido assassinadas. Mas como o corpo não foi localizado, o caso não é considerado homicídio. “Vamos fiscalizar e ao mesmo tempo dar suporte à Polícia Civil de Minas para cumprir a meta do Conselho Nacional do Ministério Público”, afirma.

Os crimes ocorridos em 1991 prescrevem no final deste ano. A diarista Ana Margarida Aguiar, 59 anos, diz que já perdeu a esperança de ver o assassino do filho na prisão. José Carlos de Aguiar foi morto com dois tiros em 2 de janeiro de 1991 no Bairro PTB, em Betim, na Região Metropolitana, por causa de uma dívida de drogas.

A meta de apuração dos assassinatos até o final deste ano foi estabelecida pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp,) que tem a participação dos tribunais de Justiça, Conselho Nacional de Justiça e Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário