sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grupo terrorista Al Qaeda confirma morte de Bin Laden


 
Empresa de monitoramento dos EUA encontrou comunicado em fóruns na Internet




AFP
Bin Laden
Líder terrorista morreu quase dez anos após os atentados de 11 de setembro



A rede terrorista Al Qaeda confirmou nesta sexta-feira (6) a morte de seu líder Osama Bin Laden, em um comunicado publicado em fóruns na Internet jihadista (que incitam a guerra santa islâmica), informam a agência de notícias Reuters e a rede de TV americana Sky News.

O grupo de monitoramento SITE Intelligence Estados Unidos relatou o comunicado, que ocorre cinco dias após a invasão do esconderijo do terrorista no Paquistão.

No comunicado, o grupo advertiu que o "sangue (de Bin Laden) não será desperdiçado" e que os ataques contra americanos e seus aliados vão continuar, prometendo vingança e apelando à revolta no Paquistão.

"A morte de Bin Laden é uma maldição para os EUA".

Al Qaeda também disse que difundirá uma mensagem de Bin Laden gravada uma semana antes de sua morte.

Mais cedo, foi informado o recebimento de um vídeo no qual combatentes do grupo extremista islâmico Taleban, fortemente armados, disseram que a morte de Bin Laden os inspirará a continuar a luta até que todas as tropas estrangeiras tenham deixado o país. A autenticidade do vídeo não pôde ser confirmada.

Autor do 11 de Setembro foi executado por tropas americanas

Bin Laden foi morto por soldados norte-americanos no último domingo (1º) e, na madrugada de segunda-feira (2), o presidente Barack Obama veio a público e anunciou a morte do inimigo número 1 dos EUA - autor dos atentados de 11 de setembro de 2001.

O terrorista mais procurado do mundo se escondeu durante anos em uma casa na localidade paquistanesa de Abbottabad.

Seu corpo foi levado para um porta-aviões dos EUA no mar da Arábia e atirado ao mar horas depois, o que levou alguns muçulmanos a dizerem que isso contraria a prática islâmica.

As autoridades dos EUA garantem que o corpo de Bin Laden foi lavado, e que preces islâmicas foram recitadas, conforme prevê a religião. Elas afirmam ainda que a decisão de jogar o corpo no mar foi tomada para que o túmulo do militante não se tornasse um local de peregrinação para seus seguidores.

Sem foto

Obama decidiu não divulgar as fotos do corpo do saudita, alegando que isso poderia incitar à violência e ser usado pela Al Qaeda como instrumento de propaganda. Por conta disso, vários questionaram a veracidade da morte.

Com base nos horários marcados nas fotos, a primeira foi tirada na segunda-feira às 2h30 (hora local), cerca de uma hora depois do final da ação americana.

Outras imagens foram feitas às 5h21 e 6h43, locais, e mostram o exterior da casa, bastante danificada na operação, e destroços de um helicóptero americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário