quarta-feira, 11 de maio de 2011

Filhos de Bin Laden ameaçam processar Barack Obama


 
Família classifica como "humilhante" o funeral e fala em violação do direito internacional


Arquivo Hoje em Dia
Osama Bin Laden
O corpo do líder da Al Quaeda, Osama Bin Laden, teria sido jogado no mar pelos norte-americanos

Os filhos de Osama bin Laden ameaçaram, nesta terça-feira (10), processar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por sua decisão de "sepultar" o corpo do líder terrorista no mar. A família considerou “inaceitável” e “humilhante” que o corpo do líder da Al Qaeda, morto na última semana, tenha sido lançado ao oceano sem um funeral apropriado, dizendo que o ato violou o direito internacional.

Em mensagem publicada nesta terça-feira (10) pelo Site (centro americano de vigilância de sites islamitas, na sigla em inglês), Omar bin Laden assina em nome dos irmãos as acusações feitas ao presidente americano.

"Consideramos o presidente Obama, em pessoa, legalmente responsável pelo destino de nosso pai, Osama bin Laden", acusou Omar.

A nota diz que "o direito internacional foi descaradamente violado", citando que outros líderes polêmicos, como o iraquiano Saddam Hussein e o sérvio Slobodan Milosevic, foram presos e julgados, e não simplesmente mortos.

Fontes do governo americano disseram que enterrar o corpo do terrorista poderia transformar a sepultura em um local de culto ao terrorista. A decisão de não entregar o corpo de Bin Laden a parentes ou realizar um enterro em terra firme foi classificada como “humilhante” pela família.

"É humana e religiosamente inaceitável ver uma pessoa desse nível e dessa importância para seus parentes ter seu corpo lançado ao mar de uma forma humilhante para sua família e seus adeptos, o que fere os sentimentos de centenas de milhões de muçulmanos", acrescentou o filho de Bin Laden.

Bin Laden se escondia no Paquistão

Inimigo público número um dos Estados Unidos desde os atentados de 11 de Setembro, em 2001, Osama bin Laden foi morto em uma operação das Forças Armadas americanas, que atacaram a casa onde ele se escondia em Abbottabad, no norte do Paquistão, na semana passada.

No comunicado, os filhos de Bin Laden disseram que irão levar as autoridades envolvidas no episódio à Justiça internacional para prestar esclarecimentos sobre o paradeiro dos restos mortais do ex-terrorista.

"Como filhos de Osama Bin Laden, nós nos reservamos o direito de levar os responsáveis por esse crime à Justiça americana e internacional para esclarecer a respeito do destino de nosso pai desaparecido", contou Omar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário