segunda-feira, 2 de maio de 2011

EUA emitem alerta sobre risco de violência "anti-americana"


 

http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2011/05/02/interna_internacional,224858/eua-emitem-alerta-sobre-risco-de-violencia-anti-americana.shtml
Publicação: 02/05/2011 04:45 Atualização: 02/05/2011 08:02

Tropas americanas assistiram ao anúncio de Barack Obama sobre a morte do líder terrorista Osama Bin Laden. País agora vive o medo de ser novamente alvo de retaliações (AFP)
Tropas americanas assistiram ao anúncio de Barack Obama sobre a morte do líder terrorista Osama Bin Laden. País agora vive o medo de ser novamente alvo de retaliações
Logo após o anúncio da morte do líder da rede extremista Al-Qaeda, Osama bin Laden, o Departamento de Estado americano emitiu na noite deste domingo um alerta sobre o risco de violência “anti-americana”. “O Departamento de Estado alerta cidadãos dos Estados Unidos em viagem ou que residam no Exterior para o elevado potencial de violência anti-americana devido à recente atividade de contraterrorismo no Paquistão”, diz o alerta.




“Devido à incerteza e a volatilidade da atual situação, cidadãos americanos em áreas nas quais os eventos recentes possam causar violência anti-americana são instados fortemente a limitar saídas para fora de suas casas e hotéis e evitar aglomerações e protestos.”

Os Estados Unidos também colocaram suas embaixadas ao redor do mundo em alerta. “Instalações do governo dos Estados Unidos em todo o mundo permanecem em um estado de alerta elevado”, diz o comunicado.
Confira a galeria de imagens do clamor das ruas após a notícia da morte de Bin Laden


Segundo o Departamento de Estado, as operações das embaixadas nas áreas afetadas irão continuar “na medida do possível”, dentro dos limites de qualquer evolução na situação de segurança. O comunicado afirma que, caso seja necessário, essas instalações poderão ser fechadas temporariamente ou suspender serviços ao público.
Anúncio
Milhares de americanos comemoraram a morte do Bin Laden (REUTERS/Eric Thayer )
Milhares de americanos comemoraram a morte do Bin Laden
Bin Laden foi morto neste domingo, em uma operação dos Estados Unidos no Paquistão. A morte do líder da Al-Qaeda foi anunciada pelo presidente Barack Obama às 23h35 de domingo (0h35 de segunda-feira no Brasil), em um pronunciamento transmitido ao vivo pela TV.

Logo após o anúncio, multidões foram às ruas em Washington e Nova York – cidades atingidas pelos ataques de 11 de setembro de 2001, no qual cerca de 3 mil pessoas morreram – para festejar a morte de Bin Laden.

Além de ter sido o principal mentor dos atentados de 11 de setembro, Bin Laden é também acusado de vários outros ataques, entre eles as explosões em duas embaixadas americanas no Leste da África em 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário