segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estados Unidos anunciam a morte de Osama Bin Laden.



Os Estados Unidos confirmaram na noite deste domingo a morte do terrorista Osama Bin Laden. O corpo do saudita estaria em poder do exército dos Estados Unidos. Pouco depois das redes de TV norte-americanas darem a notícia, centenas de pessoas se reuniram em frente à Casa Branca e saíram às ruas em várias cidades do país com bandeiras dos EUA para comemorar a morte de Bin Laden.


Pouco depois das 23h30 (0h30 em Brasíilia), o presidente Barack Obama fez um pronuciamento oficial, onde confirmou a morte do saudita em um ataque do exército dos EUA a uma mansão nos arredores de Islamabad, no Paquistão, onde ele estava escondido. Obama afirmou que independente do tempo que levou, “foi feita justiça” e a ação só foi possível com a colaboração do governo do Paquistão. O presidente norte-americano disse ainda ter consciência que a Al Qaeda continuará atacando o país, mas que eles estão prontos para se defender.


Obama informou que desde a semana passada, já havia informações suficientes para lançar uma operação contra o esconderijo do terrorista no lugarejo de Abbottabad, perto de Islamabad. Segundo o presidente, “um pequeno grupo de soldados deu sequência à ação. Houve um tiroteio, Bin Laden foi morto e seu corpo, capturado”, afirmou. Barack Obama disse ainda que nenhum dos soldados e nenhum civil foi ferido na troca de tiros.


Inimigo público.



Considerado o inimigo número 1 dos norte-americanos desde o dia 11 de setembro de 2001, quando assumiu a autoria dos ataques às torres gêmeas do World Trade Center. Ele era o fundador e líder da organização terrorista Al Qaeda. Desde o ataque, Bin Laden estava no topo da lista de procurados do FBI e havia uma determinação de que ele deveria ser capturado “vivo ou morto”.


Depois dos ataques às torres gêmeas, a organização de Bin Laden chegou a organizar e executar diversos outros atentados a alvos públicos, localizados preferencialmente em países aliados dos Estados Unidos. Em sua última aparição, em janeiro deste ano, Bin Laden ameaçou o presidente da França, Nicolas Sarkozy, caso os franceses não retirassem suas tropas do Afeganistão. O governo Francês disse que manteria a ação no país árabe. Na gravação de áudio divulgada pela rede de TV Al-Jazeera, Bin Laden ameaçou matar oito reféns franceses que estão em poder da Al-Qaeda e afirmou que a posição de Sarkozy "custaria caro para ele e a vocês (os franceses) em diferentes frentes, dentro e fora da França".


Quem foi Bin Laden.


Nascido em 10 de março de 1957, em Riad, o saudita Osama Bin Laden é o filho único da décima esposa do imigrante Muhammed Bin Laden, que chegou a ser considerado um dos homens mais ricos e poderosos da Arábia Saudita. Osama funcou a Al Qaeda na década de 80, inicialmente com o objetivo de combater e destituir a família real saudita.

Os principais ataques atribuídos à organização de Osama Bin Laden são:

2005 – Contra o então presidente do Egito, Hosni Mubarak. O ataque fez com que Osama fosse expulso do Sudão, onde estava radicado há 15 anos.

1998 – Do Afeganistão, coordenou ataques às embaixadas norte-americanas do Quênia e da Tanzânia.

2000 – Ataque ao navio de guerra US Cole, entrando definitivamente para a lista de procurados dos EUA.

2001 – Atentados às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, em Washington, resultando na morte de cerca de 3 mil pessoas.

FONTE: O TEMPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário