domingo, 1 de maio de 2011

Eleição no Sindicato - Urgente - Mudar é preciso!!! Divulguem.


 

Eleição do sindicato SINDASP:

Mês de novembro


Congresso para discutir critérios para votação e reforma do Estatuto:

Dias: 17 e 18 de setembro

Comissão eleita para dirigir a reforma do Estatuto do Sindicato:

Henrique Corleone

Daniel BOI ( Albergue São Francisco)

Marcos Terrinha (COPE)

Comissão eleita neste sábado, dia 30 de abril de 2011 através de voto expresso e aberto pelos agentes que participaram da assembléia. Os candidatos à reforma estatutária foram em número de dez.

Obs.: Vencemos por que conseguimos evitar que “remendassem a chapa” colocando soldados deles, ou elegessem lá à comissão eleitoral que fiscalizará a eleição. Tentaram fazer a reunião na calada, não divulgaram nas unidades, mas não foi por falta de cola e durex, tenho certeza, inclusive meus caros, pasmem! Nem no site apareceu sequer um link, por menor que fosse. Os nossos não-heróis tentaram reduzir o diálogo à meia dúzia deles, porém estamos atentos a todos os passos, os companheiros do COPE que não concordavam com estes acontecimentos estiveram presentes e se posicionaram ao nosso lado. Conseguimos fazer cessar ainda que temporariamente toda esta jogatina. Entendemos que isto seria mais uma tática no intuito desta chapa permanecer no poder ad eternum. Parece que não há mais respeito com a opinião dos Agentes, as mentiras de antes eram menores, mas parece que agora não há mais respeito nem com as mentiras.



Sindicato é como o garçom, depois que você escolhe o garçom, é ele que monta o seu prato, se você escolhe um mau garçom, certamente você irá comer comida fria e azeda por quatro anos. Isto sem falar que existe o garçom mau e o mau garçom. O bom é que o mau garçom pode aprender a ser um bom garçom. O difícil é fazer o garçom mau se tornar um garçom do bem. Isto foi um exemplo esdruxulo para que tenhamos uma ideia do que é uma má escolha. Ideia agora é sem acento segundo a nova norma ortográfica. Mas com uma boa escolha dos representantes, certamente as boas ideias sempre terão acento nas mesas de deliberação. Deixando o português de lado, vamos para o que interessa, aliás, tudo aqui nos interessa, porém, deixe de preguiça e leia todo o conteúdo. Ler é preciso, se abster de informações é im-preciso.

Hoje experimentamos uma importante vitória para a classe dos Agentes Penitenciários, Diretores Prisionais e Servidores técnicos e administrativos. Esta vitória é de fato vitória com V maiúsculo e não simplesmente um blefe, como a categoria tem visto.

Eu me refiro à projeção que este acontecimento trará daqui para frente, a significativa influencia que terá no nosso, e quando eu digo futuro, eu falo de um, dois anos ou até décadas. Hoje temos a ligeira percepção de que o sindicato não está trabalhando para a maioria, mas sim para meia dúzia, inclusive, hoje estivera lá esta meia dúzia de agentes, além de outros bravos agentes e diretores prisionais que lá estavam.



É reprovável este apoio que eles (a meia dúzia) dão para o continuísmo, pois é sabido que 99% dos agentes não estão satisfeito com a categoria, seja nas unidades prisionais, seja pela internet, nos sites de relacionamento, dá para se fazer uma ideia da insatisfação geral contra a atuação desta diretoria. Vou fazer aqui um juízo de valores sobre esta situação, ora, pois bem, ou a maioria esmagadora está errada, ou está errada a meia dúzia. Tudo bem que existe até certo coleguismo, uma amizade, mas acho que amizades, amizades, sindicato à parte. Também acho o Adeilton simpático, inclusive até, acho que ele é muito inteligente e capaz, só que ele perdeu a vontade de lutar pela categoria, ou se ainda ele tem esta vontade, talvez ele não a expresse da maneira que a classe anseia. Este é o meu entendimento, também é o entendimento da maioria, desafio a todos da meia dúzia que façam uma pesquisa e apurem os resultados pra comprovarem esta minha fala.

Eu tenho ciência de que o Barrabás foi libertado por que naquela época a multidão errou na escolha, porém, não se pode generalizar e dizer que o povo está errado, que a categoria está errada e meia dúzia é que está certa. Vou explicar aqui por A + B que é igual a C por que é que eu estou dizendo que a maioria está certa.

1- * O sindicato não presta um atendimento de qualidade para quem leva até a eles as demandas de categoria.

2- * A diretoria não coloca no site informações sobre prestação de contas, estatuto e demais informações de caráter necessário para aqueles que desejam conhecer a transparência e probidade da atuação do sindicato, afinal de contas, o nosso dinheiro não cai do céu e queremos saber como é que está sendo aplicado.

3- *Os agentes estão sem fé com a diretoria sindical, prova disto é a falta de presteza como ocorreu em casos em que foi necessária a intervenção do sindicato por causa da arbitrariedade da polícia militar. Conforme segue o link de reportagem de um destes fatos.



Reportagem que fala sobre os agentes que foram torturados http://www.henriquecorleone.com/2011/02/dois-agentes-penitenciarios-sao.html

Foto da tortura que os agentes sofreram de policiais militares

http://www.policiapenalmg.com/2011/02/fotos-cedidas-por-benito-urbina.html



4- * O sindicato não é claro quando se trata de informações a respeito de concurso e isto é um assunto que nos interessa muito, pois todos nós estamos esperançosos que haja mais concursos para reestruturar a nossa carreira, inclusive isto também é assunto de interesse dos agentes penitenciários contratados, pois eles estão estudando, e inclusive, nosso concurso teve muitos agentes que eram contratados, hoje são efetivos.

5- * O sindicato não propõe algum evento, nenhum trabalho social, sequer tem um convênio para agraciar os seus filiados. Ninguém faz nada pra conseguir nenhum convênio e nem vão às unidades filiar os agentes.

6- * Qual a vitória do Sindicato atualmente? Ter conseguido estacionamento para os servidores que trabalham na Cidade Administrativa. Sim, grande vitória. Como é que iriamos esquecer?

7- * O Sindicato que não venha paternalizar o “Concurso para Coordenador”, pois até onde sabemos, este projeto não é órfão não, este projeto foi/está sendo montado pelo Superintendente Hamilton e o Coronel Odilon da EFAP.

Então eu me pergunto, pode um sindicato deste ainda ter gente querendo o continuísmo? Ora, será que a maioria está errada? Novamente eu pergunto. Então por que é que estes agentes estão apoiando ainda, esta meia dúzia, e ainda cogitam haver uma chapa na próxima eleição que contenham elementos desta diretoria atual. Tem certas coisas que a gente vai viver a vida inteira e vai morrer sem entender. Mas eu faço aqui uma afirmação que será novidade para toda a humanidade. Agentes Penitenciários trabalham 12 horas no plantão atentos para não serem ludibriados, passados para trás pelos reclusos, portanto é a categoria de pessoas mais ligadas e astutas do que o “homo medius”. Puxa! Que informação relevante, não é mesmo? Todos já estão cansados de saber disto. Logo, chega-se a conclusão que a maioria está ciente de tudo e a voz da maioria é a pura verdade.

Bem, meus correligionários, hoje nós saímos vencedores de uma batalha que não foi fácil, mas na persistência, travamos todas as pautas deles, conseguimos evitar que fossem eleitos para remendar a chapa e também que deliberassem sobre algum fato referente à eleição, pois a vontade deles nós sabemos, querem continuar no poder. Muito me admira tudo isto acontecendo e eles ainda apoiando o sindicato, eu estou abismado. Estou assombrado no abismo com a meia dúzia. Tentaram fazer o diálogo reduzido para eles, porém lá apareceram os nossos companheiros Agentes e Diretores Prisionais para decidir de maneira coerente e necessária.

Nós tínhamos poucas pessoas na reunião, pois eu só fui ter a confirmação deste evento ontem quando já era quase noite. Julgo que tenha sido uma falha de comunicação entre nós e a nossa equipe de informantes, lembrando também que foi uma semana tumultuada devido a estes eventos que ocorreram nos ônibus.

De qualquer forma, nós tivemos pessoas o suficiente para ser obstáculos na hora desta diretoria querer votar coisas que prejudicam os nossos interesses, além disto, tivemos falas importantes que deixaram explícito a necessidade de melhorias por parte do sindicato.

O nosso companheiro Daniel (BOI) interviu diversas vezes em prol dos interesses da categoria tratando de questões importantes como o ofício enviado à Renata Vilhena que continha falhas grandes e outros assuntos de grande importância para o coletivo, assunto que também foi levantado e questionado por Marcos do COPE.

Também foram importantes as falas dos Diretores Prisionais que lá estiveram presentes, não posso deixar de reconhecer a importância da opinião deles, eles reconheceram também que é imprescindível que haja reformas no sindicato, inclusive levantando a importância da luta pela PEC 308 e a ida de alguns destes diretores nos gabinetes de deputados federais para pedir encaminhamento do projeto no Congresso Nacional, falaram também sobre a modificação da PEC estadual que incluem os Agentes Penitenciários no artigo que trata das instituições de Segurança Pública. O agente Romus orientou que é o momento de quebrar paradigmas, está na hora de começar a entender que a renovação do sindicato só acontecerá quando houver ações adequadas à atual realidade que estamos vivendo. O Rondinelly da PJAMA também colocou que este evento não foi divulgado nas unidades. Já a meia dúzia, estes não trouxeram nada de novo, pois no entendimento deles, as coisas estão bem do jeito que se encontram, os amigos da SITUATION.

Por fim, temos que reunir forças de todas as unidades, de todas as cidades, para que possamos lotar aquele congresso e mostrar em número de pessoas o tamanho da indignação da categoria frente a estes acontecimentos absurdos do sindicato.

Temos que convocar todos, este momento é o mais importante de todos que já se passaram ou dos que se passarão, pois agora será o divisor de águas. Todos aqueles agentes que desejam melhorar a carreira, conseguir benefícios devem ter ciência da importância neste evento que será o congresso. Aconselho a todos os agentes que estejam presentes lá, que não contem com a ida do outro agente, pois se não tivermos um consciente coletivo, vá lá e tome sua decisão, vote, não deixe que façam a escolha para você. Não deixe que escolham qual o seu prato no self-service, não perca a oportunidade de fazer uma boa escolha.

Estamos convocando todos os agentes da área Central e dos Interiores para comparecerem neste congresso que será em setembro para definir sobre o que de mais importante nos acontecerá, que é discutir os requisitos para votação que será em novembro.

Quero também orientar aos agentes da importância de que a categoria monte apenas uma chapa, pois a situação já terá a chapa dela, não podemos nos dividir, tipo, montar três chapas para concorrer às eleições. Temos que unir os elementos e decidir uma chapa apenas para nós que queremos a mudança. Se eles conseguirem preencher a chapa deles, com a meia dúzia ou não, num importa, o que importa é que nós vamos pela nossa unificação, várias unidades, um só sentimento.

Também quero deixar aqui um agradecimento para os Agentes e Diretores Prisionais que acreditaram em mim, depositando o seu voto de confiança na minha pessoa para eu possa conduzir o junto a outros dois companheiros, a direção da reforma estatutária, também lembro aos agentes que esta minha função não me dá poderes de sindicato e, portanto os encaminhamentos devem continuar sendo repassados a esta diretoria, até que a nova chapa assuma. Agradeço ao Cláudio PNH que conseguiu mobilizar alguns companheiros, mobilização importantíssima para aquele momento. Lembro também que não tenho como prioridade participar do processo eleitoral, mas sim, mudar a diretoria atual. Trazer ideias novas e gente creditada e disposta a trabalhar.

Finalmente, oriento aos companheiros que; tenham como prioridade para este ano, participar do congresso. Planeje tudo, o agente da área central, planeje a folga, o agente do interior planeje a caravana, será um dia muito especial, iremos rever todos os nossos companheiros de longe e também tirar fotos e confraternizar este momento que é para nós, um momento histórico. Agentes penitenciários, diretores prisionais e servidores técnicos e administrativos, participem conosco deste momento muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário