sábado, 21 de maio de 2011

Detentos revelam seu talento musical no IV Festipen


PDF Imprimir E-mail

festipen.jpgBELO HORIZONTE (20/05/11) - A quarta edição do Festival de Música do Sistema Penitenciário (IV Festipen), que foi realizado na tarde desta sexta-feira (20), no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), levou ao público o talento de 14 presos mineiros. Promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o Festipen é uma iniciativa criada para promover a ressocialização dos detentos por meio da música. O primeiro lugar ficou com Moisés Araújo Cristino, que cumpre pena na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (Ipaba). Ele apresentou a canção “Voa passarinho”.
A coordenadora do evento, Ana Paula Bertolini Costa, abriu o festival fazendo uma homenagem a Estadeu Costa, seu pai, que foi o idealizador do projeto e que faleceu há um ano. Ela destacou que 2 mil cópias do CD “Vozes das Celas IV” foram produzidas nesta edição do festival para serem distribuídas gratuitamente. A apresentação das canções compostas e interpretadas pelos finalistas do Festipen teve início em seguida.
Vencedores
festipen3.jpgUma comissão julgadora composta por três músicos avaliou cada apresentação, escolhendo os três vencedores. A vitória de Moisés Araújo Cristino, com a canção “Voa passarinho”, teve como principal concorrente a “Só Falta Você”, de Priscila de Souza Rocha, interpretada por Glayston da Silva Rodrigues, interno do Presídio de Cataguazes. Eles conquistaram o segundo lugar. Já a música “A Libertação”, de autoria de Leonardo de Amorim Andrade, da Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior (Muriaé), ficou com o terceiro lugar.
festipen2.jpgCada participante recebeu um kit com 50 CDs “Vozes das Celas IV”, com suas gravações, para serem distribuídos entre amigos e familiares. Ao final das apresentações, detentos de várias unidades prisionais apresentaram uma peça teatral em homenagem a Estadeu Costa, contando a sua história. O preso Claiton Schmidt explicou que a inspiração para sua canção “O Sonho não Acabou” veio exatamente das dificuldades que ele já passou na vida e revela sua perspectiva de viver uma vida melhor.
Talentos
O superintendente de Atendimento ao Preso, Guilherme Augusto de Faria Soares, classificou o Festipen como uma iniciativa fundamental no sentido de mostrar à população que os presos são indivíduos capazes de desenvolver seus talentos artísticos e sair da atividade criminosa. “Somente nesta edição foram cerca de 500 candidatos inscritos”, conta.
Para o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, é de extrema importância humanizar o sistema prisional. Ele reforçou a homenagem ao idealizador do festival. “Os homens passam, mas as suas obras permanecem e eles nelas. Os participantes devem utilizar este talento musical como forma de reflexão sobre o que estão vivendo hoje e o que poderão viver amanhã, construindo um futuro melhor”.
Presenças
festipen1.jpgEstiveram presentes no IV Festipen a secretária de Estado de Cultura, Eliane Denise Parreiras Oliveira, o colaborador da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB – MG, Luiz Alberto Miranda Júnior, a diretora de Ensino e Profissionalização da Suapi, Sandra Regina Lobo Madureira, entre outros diretores da subsecretaria. A plateia foi formada por familiares dos presos, visitantes e diretores das unidades. O evento contou com a participação especial do músico Cláudio Fraga (voz e violão) e da Banda Macadâmia.
O Festipen é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que tem por objetivo incentivar e revelar talentos musicais dentro das penitenciárias e promover a humanização do sistema prisional no Estado. A experiência demonstrou que a música tem melhorado o comportamento dos detentos, facilitando sua convivência com outros internos e as relações com os funcionários dos presídios onde o festival é realizado.
Este é o quarto CD Vozes das Celas, com a participação de várias unidades prisionais de todo o Estado. O primeiro foi lançado em 2006, o segundo em 2007 e o terceiro em 2009. O projeto é promovido pela Seds, com patrocínio da Cemig através da Lei Rouanet, e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e do Ministério da Cultura.
Crédito foto: arquivo Seds

Nenhum comentário:

Postar um comentário