quarta-feira, 25 de maio de 2011

Correção: Parentes de detentos organizam manifestação na Penitenciária Nelson Hugria


 
25/05/2011 09h20
FELIPE REZENDE
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

Cerca de 50 pessoas programaram uma manifestação para a manhã desta quarta-feira (25) na porta da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo do protesto é a forma com que os detentos estão sendo tratados e as dificuldades que os familiares estão enfrentando para conseguir visitar os presos.
Os manifestantes avisaram que irão levar cartazes e usarão toucas ninjas iguais as dos agentes penitenciários como forma de protesto.
Denúncias
Familiares que foram visitar os presos denunciaram no início deste mês que os detentos estão sendo vítima de tortura no presídio. O problema teria ocorrido após uma varredura realizada nas 1.300 celas, no final de abril.

De acordo com informação dos familiares, os presos estão com ferimentos no rosto e nas costas. Balas de borracha teriam sido achadas próximo às celas. Outra reclamação é que roupas e alimentos levados durante as visitas não estão sendo repassados aos detentos.

A Secretaria de Estado de Defesa Social informou que, na operação, foi utilizado equipamento não-letal e que possíveis abusos de agentes penitenciários devem ser denunciados à Ouvidoria Geral do Estado.
Ataques
A operação teria motivado os recorrentes ataques a ônibus na Grande Belo Horizonte no último mês. O detento Cleverson Silva de Oliveira, 27, foi apontado pela Polícia Civil como o responsável por pelo menos cinco casos de incêndio a coletivos
Cleverson estaria insatisfeito com a operação pente-fino feita no presídio. Um dia depois, os ataques aos ônibus tiveram início. Ele orquestrou os crimes de dentro da penitenciária e estaria planejando um atentado ainda mais grave: destruir, com o uso de dinamites, pelo menos quatro grandes viadutos da cidade. Um deles seria o da Lagoinha, um dos mais movimentados da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário