quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comissão da Assembleia Legislativa apura denúncias de agressões contra detentos homossexuais em presídio de São Joaquim de Bicas


 
18/05/2011 09h41
DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (18) uma audiência pública para debater as denúncias de agressões contra detentos no Presídio de São Joaquim de Bicas II, na região metropolitana de Belo Horizonte.
As violações teriam sido cometidas pelo Grupo de Intervenção Tática (GIT), uma espécie de tropa de choque dos agentes penitenciários, e teriam resultado na morte de um detento.
O presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), pediu a realização da audiência após tomar conhecimento do relatório produzido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh), que confirma as denúncias de que vários presos teriam sido espancados. As agressões teriam ocorrido na Ala I do presídio, conhecida como "Ala dos homossexuais".
Foram convidados para a audiência o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Defesa Social, Genilson Zeferino; o diretor do Presídio Bicas II, Ronaldo Mendes Campelo; o promotor de Justiça Rodrigo Filgueiras; o subsecretário de Administração Prisional da Secretária de Estado de Defesa Social, Murilo Andrade de Oliveira; Anyky Lima, vice-presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos); e Adriana K, presidente da Associação de Travestis e Transexuais de Minas Gerais (Asstrav).

Nenhum comentário:

Postar um comentário