sexta-feira, 20 de maio de 2011

Anastasia defende fortalecimento da Federação e profissionalização da gestão pública


 

PDFImprimirEmail
Fábio Queiroz
Governador Antonio Anastasia em pronunciamento no evento em Florianópolis
Governador Antonio Anastasia em pronunciamento no evento em Florianópolis
FLORIANÓPOLIS (19/05/11) - O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, defendeu, nesta quinta-feira (19), em Florianópolis (SC), uma discussão nacional ampla em torno do fortalecimento dos entes federados e da profissionalização da gestão pública no Brasil. Ele foi o palestrante convidado da XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), que reuniu deputados de todos os estados brasileiros na capital catarinense.
“O fortalecimento da Federação e a melhoria da gestão pública são pressupostos básicos, são a pedra fundamental para a construção das verdadeiras políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do país, que são saúde, educação, segurança, infraestrutura e emprego”, disse Antonio Anastasia.
Para o governador, o enfraquecimento de estados e municípios gera distorções na prestação de serviço à população e também na criação da infraestrutura necessária para atrair os investimentos da iniciativa privada. “O Brasil avançado não é um país centralizado. Ele deve ser descentralizado”, completou.
Gestão eficiente
A profissionalização da gestão pública no país foi outro pressuposto destacado pelo governador Antonio Anastasia. Ele afirmou que existe uma necessidade, cada vez maior, de se apostar na profissionalização da gestão pública. “No serviço público, é preciso ter metas e meritocracia. É preciso avaliar e prestigiar”, afirmou.
Antonio Anastasia lembrou que, a partir do modelo de gestão implementado em Minas Gerais pelo ex-governador Aécio Neves, em 2003, o tema da gestão pública passou a integrar a agenda nacional. Segundo o governador, a boa governança é fundamental para que os investidores se sintam seguros para se tornarem parceiros do Estado nas políticas públicas.
“No momento em que o novo modelo de gestão pública foi implantado em Minas Gerais pelo ex-governador Aécio Neves, o tema passou a integrar a agenda nacional. Em razão do crescimento e da percepção de que o desenvolvimento econômico necessita estar atrelado a uma gestão eficiente. Uma rede eficiente de serviços públicos é fundamental para solidificarmos o crescimento do país”, destacou o governador.
Parcerias
Durante sua palestra, Antonio Anastasia defendeu as parcerias entre o Estado e a iniciativa privada, como o caminho para que se efetivem os investimentos necessários para diminuir os gargalos existentes na infraestrutura.
“As lacunas são seculares. Aeroportos, portos, estradas, energia e saneamento. Nenhum governo tem recursos para todos os investimentos necessários às demandas existentes. Hoje, o caminho é atrair os investimentos privados, mas para isso, é preciso a base, a gestão eficiente, a boa governança. É direito de alguns acharem que não pode ter investimentos privados nas políticas públicas. Mas se assim o for, não teremos os investimentos necessários”, disse o governador.
A conferência foi presidida pelo presidente da Unale, deputado estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT-MG). O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), também participou do evento, que contou com a presença de mais de mil participantes e delegações de nove países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário